O Palmeiras não dependia exclusivamente de si para se qualificar às quartas do Campeonato Paulista. Além de vencer o Mirassol fora de lar, precisava de um tropeço da Ponte Preta diante do Red Bull Bragantino, em Campinas (SP), neste domingo (23).
A prelecção de lar e a torcida deram perceptível: com a vitória por 3 a 2 do alviverde e o 2 a 0 para o Bragantino no estádio Moisés Lucarelli, a equipe de Abel Ferreira chegou aos 23 pontos e garantiu a vaga no mata-mata contra o São Bernardo, que será o mandante da partida.
Também nas quartas, o Corinthians pega o Mirassol em Itaquera e, por ter a melhor campanha até cá, de 27 pontos, terá a vantagem de também sentenciar em lar caso avance à semi e à final. Nos demais confrontos, o Santos enfrenta o Bragantino, na Vila Belmiro, e o São Paulo recebe o Novorizontino, no Morumbis.
É a primeira vez desde 2020 que os quatro grandes avançam à período mata-mata. Em 2021, 2022 e 2023, o Santos ficou fora; no ano pretérito, o Corinthians foi eliminado com uma rodada de antecedência.
Inter de Limeira e Chuva Santa, ambos com sete pontos, fizeram as piores campanhas da competição e foram rebaixados.
O sufoco para a classificação do Palmeiras se deu em um concorrido grupo D, que terminou com três times somando mais de 20 pontos —o São Bernardo teve 23, e a Ponte Preta acabou eliminada, com 22. Nos outros grupos, com exceção do Corinthians, nenhum time alcançou essa pontuação; quem mais chegou perto foi o São Paulo, com 19.
Na coletiva pós-jogo, Abel Ferreira criticou o regulamento do campeonato, em que times de um mesmo grupo não se enfrentam, e avançam as duas melhores de cada grupo.
“Deve-se pensar seriamente nos moldes de qualificação [da competição]. Porque não é justo uma equipe com 22 pontos [a Ponte Preta] permanecer fora”, disse. “A Federação Paulista de Futebol vai ter tempo para pensar e realmente ajustar; sugiro que repense.”
A rodada começou com a equipe alviverde dois pontos detrás da Ponte, motivo pelo qual estaria eliminada caso não vencesse o Mirassol no estádio José Maria de Campos Maia, em Mirassol (SP).
O clube do interno, que vinha de três derrotas seguidas e teve o técnico Eduardo Barroca despedido nesta sexta-feira (21), entrou melhor na partida. Mas aos 33 minutos o Palmeiras marcou em uma jogada de Estêvão e Raphael Veiga, que terminou com Flaco López aproveitando o rebote.
Aos 43, Iury Castilho empatou para o Mirassol, que ainda teve uma esfera no travessão nos acréscimos.
No início do segundo tempo, Veiga bateu de primeira em seguida cobrança de escanteio e recolocou o Palmeiras adiante do placar. Também na esfera paragem, Léo Gamalho voltou a igualar o marcador ao subir sozinho na superfície e toscanejar no quina esquerdo de Weverton, aos 35 minutos.
Sem Estêvão e Flaco López, substituídos aos 21 e aos 29, respectivamente, coube aos garotos Luighi, Vanderlan e Allan a jogada que culminou no gol da vitória. Allan fez de cabeça aos 41.
“Agradecer o Abel pela oportunidade. A gente vem trabalhando bastante e sabe o que tem que ser feito. Hoje é relaxar e comemorar, e amanhã o foco já é nas quartas”, disse o meia-atacante de 20 anos em seguida a partida.
Em Campinas, o Bragantino abriu o placar logo no primeiro minuto de jogo, com chuto de Jhon Jhon que desviou na zaga. O segundo foi de pênalti, aos 30, derrotado pelo meia Lucas Evangelista.
O clube do Palestra Itália agora vai em procura do tetracampeonato contínuo no torneio. Com 11 títulos de competições nacionais e internacionais acumulados nos últimos cinco anos, a equipe comandada por Abel Ferreira tem enfrentado maior pressão da torcida desde o final do ano pretérito.
A demanda é principalmente por mais reforços e desembaraço no mercado, já que o time tem sofrido sucessivas baixas por lesões de jogadores importantes, uma vez que o atacante Maurício, que passou por cirurgia no ombro na última semana, e o lateral-esquerdo Piquerez, falcatrua neste domingo em seguida lesão muscular na coxa.
Do outro lado, a presidente Leila Pereira afirmou que segue em negociações por mais reforços. Até cá, foram anunciadas cinco contratações para 2025: os zagueiros Bruno Fuchs e Micael, esta divulgada neste sábado (22), o volante Emiliano Martínez e os atacantes Paulinho e Loquaz Torres.
Os uruguaios Martínez e Torres já compõem o time titular. Vindo do Atlético-MG, Paulinho ainda se recupera de uma fratura na perna.
As quartas de final do Paulista estão previstas para ocorrer já no próximo termo de semana, em dias e horários a confirmar.