Primeiro Jogo Com Zelda Como Protagonista Tem Mulher Como Diretora

Primeiro jogo com Zelda como protagonista tem mulher como diretora – 02/10/2024 – Ilustrada

Celebridades Cultura

Esta é a edição da Combo, a newsletter de games da Folha. Quer recebê-la todas as terças no seu email? Inscreva-se inferior.

Lançado no último dia 26, “The Legend of Zelda: Echoes of Wisdom” não é unicamente o primeiro jogo protagonizado pela princesa Zelda. Ele é também o primeiro título da série dirigido por uma mulher.

Em uma entrevista com os desenvolvedores publicada pela Nintendo, a empresa revelou que Tomomi Sano assina a direção do jogo ao lado de Satoshi Terada, diretor do estúdio Grezzo, responsável pelo game.

Com formação em design, Sano começou a trabalhar na indústria de games no termo dos anos 1990, uma vez que editora de texturas das fases de “Tekken 3”, lançado em 1998 para PlayStation. Ao chegar à Nintendo, em 2003, ela passou a trabalhar uma vez que coordenadora de projetos realizados com estúdios externos.

Foi com essas atribuições que ela ajudou a gerar jogos uma vez que a série “Mario & Luigi”, com a AlphaDream, “Mario Tennis Open” e “Mario Golf World Tour” com a Camelot, e os remakes “The Legend of Zelda: Ocarina of Time 3D”, “The Legend of Zelda: Majora’s Mask 3D” e “The Legend of Zelda: Link’s Awakening”, todos com a Grezzo.

“Eu quase sempre peço para ela se envolver nos remakes de ‘The Legend of Zelda’ que a Grezzo faz”, afirmou Eiji Aonuma, produtor da série, na entrevista.

A presença de uma mulher no comando do projeto poderia indicar que a escolha da princesa Zelda uma vez que protagonista tenha sido considerada desde o início do desenvolvimento. No entanto, Aonuma afirma que as coisas não foram muito assim.

“Inicialmente estávamos pensando que Link seria o protagonista. Mas, quando focamos na jogabilidade usando cópias e fizemos Link reproduzir e grudar coisas no campo de jogo, a punhal e o escudo atrapalharam”, diz.

O produtor reconhece na entrevista que um jogo com a princesa Zelda uma vez que protagonista era um pedido vetusto dos fãs, mas que isso só poderia ocorrer se fizesse sentido para o próprio game.

“Quando vi a equipe tendo dificuldades para encontrar o protagonista ideal, pensei: levante é exatamente o jogo para ela.”

Ainda que por coincidência, a estreia de Zelda uma vez que personagem principal acontece em um momento em que a própria Nintendo parece querer perfurar mais espaço para as mulheres.

Depois nomear Asa Shinkawa uma vez que a primeira mulher para seu recomendação administrativo em 2020, a empresa aprovou em junho mais três mulheres para o órgão, constituído por dez membros.

Em 2021, a Nintendo também atualizou seus documentos de governança corporativa para incluir o compromisso de aumentar a proporção de mulheres em posições de gerência. Na idade, ela revelou que unicamente 23,7% de suas gestoras eram mulheres. Se fossem considerados unicamente os escritórios baseados no Japão, o número caía para 4,2%.

“Porquê uma empresa global envolvida no setor de entretenimento, caracterizado por necessidades e preferências de clientes cada vez mais diversificadas, é forçoso que aproveitemos os talentos de uma força de trabalho diversificada”, afirmava o documento.

Tanto nos games quanto nos bastidores, as mulheres estão conquistando espaços na indústria de games. O que só ajuda o setor a se tornar verdadeiramente global.


Play

dica de game, novo ou vetusto, para você testar

The Legend of Zelda: Echoes of Wisdom

(Switch)

O novo jogo da franquia “The Legend of Zelda” traz mais novidades do que unicamente a protagonista. Com mecânicas novas, uma vez que a de reproduzir e grudar objetos dispostos no cenário, o game faz uma ótima mistura entre os jogos clássicos 2D da série e a liberdade e originalidade que “Breath of the Wild” e “Tears of the Kindom” introduziram. Além de tudo, trata-se do primeiro Zelda totalmente traduzido para o português brasílio. Imperdível tanto para fãs quanto para quem ainda está conhecendo a série.

O repórter recebeu uma traslado do jogo com aproximação antecipado para teste.


Update

novidades, lançamentos, negócios e o que mais importa

  • A Ubisoft adiou o lançamento de “Assassin’s Creed Shadows”, seu principal lançamento do ano. O jogo, que deveria chegar às lojas em novembro, agora está previsto para fevereiro de 2025. A publicadora afirmou que o tempo extra está sendo oferecido devido às “lições aprendidas com ‘Star Wars Outlaws’”.

  • O sindicato que representa desenvolvedores de jogos na França convocou uma greve no país contra a Ubisoft posteriormente a empresa impor uma regra de retorno ao trabalho presencial. Segundo a novidade política, os trabalhadores da publicadora precisariam ir aos seus escritórios pelo menos três dias por semana.

  • Um estudo da Universidade de Oxford em parceria com o estúdio FuturLab, desenvolvedor de “PowerWash Simulator”, afirmou que 72% dos jogadores ficam com melhor humor quando estão jogando. A pesquisa analisou dados de 8.695 jogadores de 39 países.

  • Uma lei da Califórnia obrigará que vendedores de jogos alertem consumidores que comprarem games online que eles podem não poder usufruir o título para sempre. A legislação, que passa a valer em 1º de janeiro de 2025, quer evitar que jogadores se sintam enganados ao comprar games que podem ser tirados do ar.

  • A Sony anunciou o game “Ghost of Yōtei”, sequência do RPG de samurai “Ghost of Tsushima”. O novo título de façanha tem lançamento previsto para 2025, se passará 300 anos depois do primeiro game e contará com uma mulher uma vez que protagonista.

  • A empresa também anunciou que uma versão remasterizada de “Horizon Zero Dawn” será lançada em 31 de outubro para PlayStation 5 e PC. Quem já tiver a versão do jogo para PlayStation 4 terá a opção de fazer upgrade por preço reduzido.

  • Em comemoração aos 30 anos da PlayStation, o jogo “The Last of Us Part I” foi incluído no catálogo da PlayStation Plus. O game pode ser acessado por jogadores que possuem os planos Extra e Deluxe.

  • A Meta anunciou que seu novo dispositivo de veras virtual, o Meta Quest 3S, será lançado em 15 de outubro. O novo hardware será vendido em versões de 128 GB (US$ 300) e 512 GB (US$ 400), com o jogo “Batman: Arkham Shadow” incluso. Não há previsão de lançamento solene do equipamento no Brasil.

Download

games que serão lançados nos próximos dias e promoções que valem a pena

2.out

“The Strongest Tofu” (PC)

3.out

“I*chu: Chibi Edition” (Switch)

“Kill Knight” (PC, PS 4/5, Xbox One/X/S, Switch)

“Kvark” (PC)

“MechWarrior 5: Clans” (PC, PS 4/5, Xbox One/X/S)

“Victory Heat Rally” (PC)

3.out

“Warhammer 40,000: Warpforge” (PC, Android, iOS)

4.out

“Grunn” (PC)

“SpongeBob Squarepants: The Patrick Star Game” (PC, PS 4/5, Xbox One/X/S, Switch)

“Until Dawn” (PC, PS5)

7.out

“Phoenix Springs” (PC)

8.out

“Dead Season” (PC)

“Diablo IV: Vessel of Hatred”* (PC, PS 4/5, Xbox One/X/S)

“Silent Hill 2 Remake” (PC, PS 5)

*Expansão

Folha

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *