A seção Novos Diretores da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo exibe longas de cineastas de primeira ou, no supremo, de segunda viagem. A categoria inclui 131 obras, entre as quais estão títulos já premiados uma vez que “Dahomey”, de Mati Diop, que venceu o Urso de Ouro no Festival de Berlim. Mas mesmo reconhecido pela sátira, o documentário não ficou entre os preferidos do público.
Por meio da já tradicional votação entre cinéfilos que frequentam as sessões da Mostra, elegeu-se os 16 filmes da seção de novos cineastas que mais agradaram os espectadores.
Eles serão submetidos ao Júri do evento, que conta com nomes uma vez que a atriz Camila Pitanga e o diretor iraniano Mohsen Makhmalbaf, entre outros. O grupo escolherá quem ganha o Troféu Bandeira Paulista, uma geração da artista plástica Tomie Ohtake.
Os vencedores desta e de outras categorias serão anunciados na próxima quarta-feira (30), último dia da 48ª Mostra. Enquanto a data não chega, ainda é verosímil conferir grande secção das obras favoritas.
Da lista, 13 títulos ainda têm sessões agendadas na reta final do evento. Ficam de fora somente “Balomania”, documentário de Sissel Morell Dargis, “Familiar Touch”, de Sarah Friedland, e “Pequena Por um Dia”, de Jean-Claude Monod.
A seguir, veja lista com os 16 filmes e os horários daqueles que ainda serão exibidos na última semana da Mostra.
O Ano Novo que Nunca Veio
Romênia/Sérvia, 2024. Dir.: Bogdan Muresanu. Com: Adrian Văncică, Nicoleta Hâncu e Emilia Dobrin. 16 anos. 138 min
Ambientado em um único dia antes da Revolução de 1989, em 20 de dezembro, o longa mostra personagens em procura de segurança e paixão em um mundo escravizado pelo susto. Melhor filme da seção Horizontes em Veneza.
Dias 25, às 15h15 (Suplente Cultural 1), 29, às 17h (Cine Satyros Bijou)
Balomania
Dinamarca, Espanha, 2024. Dir.: Sissel Morell Dargis. 93 min. 16 anos
Retrata uma sociedade secreta que existe nas favelas do Brasil e, clandestinamente, constrói balões de ar quente.
Não há mais exibições do filme na Mostra
Bicho Monstro
Brasil, 2024. Dir.: Germano de Oliveira. Com: Kamilly Wagner, Araci Esteves e Décio Worst. 75 min. 10 anos
Thiltapes é um perigoso bicho que vive na mata, mas cuja forma real ninguém conhece. O filme cruza as histórias de Ana, uma moçoila curiosa sobre a história do bicho, e um botanista que escreve sobre a região em que o suposto bicho vive.
Dia 27, às 16h10 (Cinesystem Frei Caneca 4)
Boong
Índia, 2024. Dir.: Lakshmipriya Devi. Com: Gugun Kipgen, Bela Hijam Ningthoujam e Angom Sanamatum. 93 min. 12 anos
O estudante Boong enfrenta tensões raciais e desafios de fronteira em Manipur, na Índia. O rapaz é movido pela regra de reunir a família dividida. O filme também integra a seção da Mostrinha, voltada ao público infantil.
Dias 26, às 15h (Spcine CCSP – Paulo Emílio) e 28, às 14h (Cinemateca – Espaço Petrobras)
O Caso dos Estrangeiros
The Strangers’ Case. Jordânia, 2024 . Dir.: Brandt Andersen. Com: Omar Sy, Yasmine Al Massri e Yahya Mahayni. 97 min. 12 anos
Depois de uma tragédia na cidade síria de Aleppo, cinco famílias de quatro países diferentes têm suas vidas impactadas. O filme cruza histórias de uma médica, um poeta, um soldado, um contrabandista e um capitão da guarda costeira grega.
Dia 25, às 17h (Spcine CCSP – Paulo Emilio)
Corações Jovens
Young Hearts. Bélgica/Holanda, 2024. Dir.: Anthony Schatteman. Com: Lou Goossens, Marius de Saeger e Emilie de Roo. 98 min. 12 anos
Garoto de 14 anos se sente cada vez mais deslocado na pequena vila em que mora. Ao saber seu novo vizinho, da mesma idade, ele se depara com o despertar de sua sexualidade. Menção honrosa no Festival de Berlim. O filme também integra a seção da Mostrinha, voltada ao público infantil. Será exibido com legendas em português.
Dia 29, às 18h30 (Kinoplex Itaim 1)
Exibindo o Perdão
Exhibiting Forgiveness. EUA, 2024. Dir.: Titus Kaphar. Com: André Holland, John Earl Jelks, Andra Day. 122 min. 14 anos
Artista plástico tem sua curso interrompida com o retorno de seu pai, um ex-viciado em recuperação que procura seu perdão.
Dias 25, às 18h (Espaço Augusta 1) e 27, às 16h (Cinemateca – Espaço Petrobras)
Familiar Touch
Estados Unidos, 2024. Dir.: Sarah Friedland. Com: Kathleen Chalfant, Carolyn Michelle e Andy Mcqueen. 14 anos. 91 min
Uma idosa na morada dos 80 anos, com demência, se muda para uma residência assistida. Lá, ela enfrenta novos rostos e rotinas e resiste a se conectar com vizinhos, mas se aproxima dos cuidadores e confunde seu fruto com um pretendente. Melhor direção e atriz (Chalfant) na seção Horizontes do Festival de Veneza.
Não há mais exibições do filme na Mostra
Filhos
Vogter. Dinamarca/Suécia, 2024. Dir.: Gustav Möller. Com: Sidse Babett Knudsen, Sebastian Bull e Dar Salim. 100 min. 16 anos
Thriller psicológico em que uma agente penitenciária pede para cuidar do conjunto mais violento do presídio em que trabalha depois de deslindar que um jovem do seu pretérito foi transferido para lá.
Dias 26, às 13h (Suplente Cultural 1) e 27, às 20h10 (Cinesystem Frei Caneca 3)
Pequena Por um Dia
Un Jour Fille. França, 2024. Dir.: Jean-Claude Monod. Com: Marie Toscan, Thibault de Montalembert e Iris Bry. 93 min. 16 anos
No século 18, na França, a jovem Anne se vê obrigada a se vestir uma vez que varão e mudar seu nome devido à sua atração por mulheres. Fundamentado na história real de Anne Grandjean.
Não há mais exibições do filme na Mostra
Hanami
Suíça, Portugal, Cabo Verdejante 2024. Dir.: Denise Fernandes. Com: Sanaya Andrade, Daílma Mendes e Alice Da Luz. 96 min. 14 anos
Abandonada pela mãe quando gaiato, Nana vai aos pés de um vulcão para se sanar de uma febre subida. Lá, sonho e veras se misturam e o mundo é transformado.
Dias 28, às 21h50 (Cinesystem Frei Caneca 3) e 29, às 13h30 (Cinesystem Frei Caneca 2)
Mediação
Brasil, 2024. Dir.: Gustavo Ribeiro. 96 min. Livre
O documentário acompanha o movimento espargido uma vez que “Não no meu quintal”, em que moradores de uma região valorizada da zona oeste de São Paulo resistem à urbanização de uma comunidade formada por duas favelas.
Dia 29, às 19h30 (Cineclube Cortinado)
Memórias de um Caracol
Memoir of a snail. Austrália, 2024. Dir.: Adam Elliot. 94 min. 16 anos
A animação conta a história de uma pequena solitária que coleciona caracóis ornamentais. A jovem foi separada do irmão gêmeo, mas encontra inspiração para viver em uma idosa excêntrica com quem faz amizade. Sarah Snook, conhecida por seu papel em “Succession”, é uma das vozes do filme.
Dia 27, às 14h (Cinemateca – Espaço Petrobras)
No Other Land
Palestina/Noruega, 2024. Dir.: Basel Adra, Rachel Szor, Hamdan Ballal, Yuval Abraham. 96 min
Retrata a devastação de Masafer Yatta, na Cisjordânia, e a amizade entre o ativista palestino Basel Adra e a jornalista israelense, Yuval. Eles se unem em uma luta de cinco anos contra a transferência forçada. Melhor documentário e prêmio do público da seção Quadro no Festival de Berlim.
Dia 27, às 22h (Cinesystem Frei Caneca 3)
Sinfonia da Sobrevivência
Brasil, 2024. Dir.: Michel Coeli. 72 min. Livre
O documentário registra os esforços de sobrevivência dos animais afetados pelas queimadas do Pantanal ao mesmo tempo em que acompanha a atuação de voluntários e bombeiros no combate às chamas.
Dia 25, às 15h15 (Cinesystem Frei Caneca 1)
A Vila Perto do Paraíso
The Village Next to Paradise. Áustria/França/Alemanha/Somália, 2024. Dir.: Mo Harawe. Com: Ahmed Ali Farah e Ahmed Mohamud Saleban. 133 min. 14 anos
Uma pequena família vive em um vilarejo remoto na Somália, devastado por ventos frequentes e ataques de drones. Nesse cenário inóspito, um pai, seu fruto e a tia da gaiato tentam encontrar o estabilidade entre levar uma vida normal e sempre pensar em estratégias de sobrevivência. O título foi selecionado para o recente Festival de Cannes e é o primeiro longa-metragem do diretor.
Dia 25, às 20h30 (Cinesystem Frei Caneca)