Um grupo de visitantes ouviu atentamente seu guia na sexta-feira em um dos maiores museus de Marselha. Uma mulher examinou cartazes antigos com cores vivas e gráficos ousados. Outra estudou uma coleção de fotografias em preto e branco dispostas em uma mesa.
Todos estavam nus, exceto pelos sapatos.
Os espectadores despidos tinham vindo ao Museu das Civilizações da Europa e do Mediterrâneo, divulgado porquê Mucem, para uma exposição sobre nudez social, que os praticantes frequentemente chamam de naturismo. De concórdia com o museu, quase 100 milénio pessoas visitaram a mostra desde que foi ensejo em julho, e, em cinco exibições especiais, murado de 600 delas estavam nuas.
Alguns eram naturistas regulares, identificáveis por suas costas muitas vezes sem marcas de bronzeamento e frequentemente ressecadas.
Mas muitos nunca tinham ficado nus com estranhos antes, exceto por um mergulho ocasional. Para eles, a nudez compartilhada era principalmente confinada a vestiários ou quartos, para esportes ou para sexo. Esta era uma novidade maneira de se relacionar com a arte e com seus corpos. Roboração. Ou, talvez, neutralidade.
“Normalmente, os corpos são tão sexualizados”, disse Jule Baumann, 27, uma das visitantes na sexta-feira. “Gostei da teoria de estar em um lugar onde é normal estar nu.”
Uma exposição de museu nua em si não é novidade: museus em Paris; Viena; Montreal; Milão; Barcelona, Espanha; e a pequena cidade inglesa de Dorchester já hospedaram tais noites antes.
Mas o Mucem pode ser o primeiro grande museu a destinar uma grande exposição à história, cultura e iconografia do naturismo, que é semelhante ao nudismo, mas fundamentado em uma filosofia de autorrespeito, reverência pelos outros e reverência pelo mundo oriundo.
“Eu sempre digo que a nudez é uma utensílio — uma utensílio muito eficiente — para fazer as pessoas alcançarem a aprovação do corpo”, disse Stéphane Deschênes, presidente da Federação Internacional de Naturismo. “Mas não é o objetivo.”
A exposição, “Paraísos Naturistas”, traça o desenvolvimento do estilo de vida na Europa ao longo de um século. Começa com suas origens porquê um movimento social pioneiro de saúde e viaja por seu amplexo contemporâneo ao movimento de positividade corporal, apresentando capas de revistas antigas, fotografias granuladas em preto e branco, vídeos de registo, pinturas e textos.
Para alguns naturistas, a mostra é uma vindicação. Muitos sempre sentiram que seu estilo de vida foi desconsiderado porquê voyeurismo de turistas.
“Estamos continuamente tentando racionalizar, e justificar, e explicar isso”, disse Deschênes.
Na sexta-feira, o último evento nu antes do fecho da exposição em 9 de dezembro, os participantes chegaram logo posteriormente os visitantes vestidos terem saído.
Eles compraram ingressos, depois se despiram em um vestiário improvisado. Muitos se enrolaram em toalhas ou sarongs para transpor o saguão do museu até a galeria da exposição, que estava agradavelmente quente. (O Mucem se certificou disso, disse Amélie Lavin, uma curadora: “Estava muito insensível no primícias.”)
Xavier Cassagne, 49, um naturista de longa data que mora em Marselha, disse que não teria querido ver a exposição vestido. Isso teria sido estranho, disse ele. “Se posso vir cá nu, com outras pessoas nuas? Combina com o clima.”
Nu, no entanto, é relativo. Os visitantes tinham que usar sapatos. E logo havia os acessórios.
Alguns usavam bolsas transversais. (A maioria dos torsos não tem bolsos.) Um varão combinou um chapéu fedora com chinelos. Uma mulher brincava com um grudar statement que balançava entre seus seios. Sendo França, um varão mais velho até enrolou sua pequena toalha rosa gentilmente em torno de seu pescoço, porquê um lenço.
“Tantas vezes, vemos formas nuas em museus e não estamos frequentemente pensando em nós mesmos porquê um corpo”, disse Maggie Kurkoski, 34, historiadora de arte que veio com seu consorte.
Kurkoski refletiu sobre as dinâmicas de poder de estar vestida enquanto desenhava um protótipo nu ou analisava uma estátua nua, acrescentando que gostou de aprender sobre o naturismo enquanto estava tanto “observando corpos, mas também confortável com meu próprio corpo.”
O naturismo tem uma longa história no setentrião da Europa, principalmente na Alemanha, mas a França é o foco da exposição. O país é o principal fado mundial para turistas naturistas, disse Deschênes, presidente da federação internacional de naturismo. A Federação Francesa de Naturismo estima que haja murado de 2 milhões de turistas naturistas na França a cada ano, murado de metade franceses e a outra metade do exterior.
Parcialmente, isso se deve ao clima e praias da França, disse Stephen Harp, responsável de “Au Naturel: Naturismo, Nudismo e Turismo na França do Século 20”. A França era mais permissiva do que alguns de seus vizinhos: tolerava encontros naturistas desde os anos 1920, disse ele, e os permitiu formalmente posteriormente a Segunda Guerra Mundial.
“Também há essa noção de que a França é um lugar de liberdade, de que há liberdade”, disse Harp, professor de história na Universidade de Akron.
E embora a reputação libertina da França possa relembrar imagens de casos extraconjugais desenfreados, os naturistas insistem que sua prática é intrinsecamente não sexual. (Muitos disseram que essa era uma concepção equivocada generalidade entre os “tecidos”, que são os “trouxas” do mundo naturista.)
“Olhar para uma pequena totalmente nua não é excitante”, disse Éric Stéfanut, diretor de comunicações da Federação Naturista Francesa. Os naturistas, explicou ele, veem pessoas nuas o tempo todo.
“Portanto”, acrescentou, “é entediante.” O argumento tem valor. Quando todos em uma sala estão nus, ninguém se destaca — embora houvesse muitos tipos de corpos entre os visitantes na sexta-feira.
Havia tatuagens e mamilos perfurados, costelas e barrigas carnudas, manchas calvas e barbas ralas. Escrotos e seios balançavam livremente. Alguns tinham cicatrizes de cesariana. Uma mulher mais velha, nua da cintura para cima, olhava em volta do show em um scooter de mobilidade elétrica.
Lucca Linke, 31, disse que havia pensado em aparar os pelos do corpo. Mas por que se incomodar?
Sua amiga, Kaja Baumgart, 22, concordou. Ela havia se preocupado que outros convidados notassem o fio do seu esponjoso interno. Mas logo, disse ela, relaxou.
“Todo mundo está agindo normalmente”, disse ela. “Eu também posso agir normalmente.”
Posteriormente a visitante, alguns líderes do naturismo francesismo foram à morada de Stéfanut para comemorar. Eles deixaram seus sapatos na porta da frente e suas roupas na leito, suas roupas íntimas enfiadas sob seus casacos porquê cachecóis em uma sarau têxtil. Entre pizzas e vinho branco de caixa, perguntaram sobre a cirurgia de um, as férias de outro e a recente vitória da França sobre a Argentina no rugbi.
Eles estavam lá, conversando, confortáveis em suas próprias peles. Confortáveis também com a pele uns dos outros.