As produções nacionais já estiveram na lista de indicados ao Oscar treze vezes. A primeira vez foi em 1960 com o filme “Orfeu Preto” e a última foi em 2020 com o documentário “Democracia em Vertigem”. Lista de indicados ao Oscar será divulgada nesta quinta (23)
O pregão solene dos indicados ao Oscar deste ano será feito nesta quinta-feira (23). No Brasil, a torcida para que o filme “Ainda estou cá” e a atriz Fernanda Torres estejam na corrida ao prêmio é grande. No início do mês, a brasileira ganhou o Mundo de Ouro de melhor atriz em filme de drama por sua atuação em “Ainda estou cá”.
No Mundo de Ouro 2025, o filme de Walter Salles também concorria na categoria de melhor filme em língua não inglesa, mas o prêmio foi para o gálico “Emilia Pérez”, maior indicado da noite, com dez nomeações no totalidade.
A vitória de Fernanda Torres é inédita para o país na categoria. Fernanda concorria com Nicole Kidman (“Babygirl”), Angelina Jolie (“Maria Callas”), Kate Winslet (“Lee”), Tilda Swinton (“O quarto ao lado”) e Pamela Anderson (“The last showgirl”).
🎬 Essa é a primeira vitória do país no Mundo de Ouro desde 1999, quando “Médio do Brasil” venceu uma vez que melhor filme em língua estrangeira. O longa de 1998 é protagonizado pela mãe de Fernanda Torres, Fernanda Montenegro, que também atua em “Ainda estou cá”. Leia cá a sátira do filme.
APCA premia ‘Ainda Estou Cá’ e ‘Kubrusly – Mistério Sempre Há de Pintar por Aí’, duas produções do Globoplay
Reprodução/TV Mundo
O longa também levou o prêmio de melhor roteiro no Festival de Veneza e diversos elogios da prelo estrangeira.🏆 Veja as premiações internacionais que o filme “Ainda estou cá” já concorreu e quais ainda pode lucrar:
Já concorreu
➡️ Festival de Veneza
Melhor roteiro (vencedor)
Green Drop Award
➡️ Vancouver International Film Festival
Prêmio do público (vencedor)
➡️ Mill Valley Film Festival
Filme Predilecto do Público (vencedor)
➡️ Miami Film Festival GEMS
Filme Predilecto do Público (vencedor)
➡️ Festival de Pessac, na França
Prêmio do público (vencedor)
Prêmio Danielle Le Roy (vencedor)
➡️ Astra Film Awards
Melhor Filme Internacional
➡️ Mundo de Ouro
Fernanda Torres – Melhor Atriz de Drama (vencedora)
Melhor Filme de Língua Não-Inglesa
Ainda pode vencer
Critics Choice – 26 de janeiro
Na premiação, que acontece no dia 26 de janeiro, o longa foi indicado a Melhor Filme de Língua Não-Inglesa. Fernanda Torres não foi indicada, mas ganhou uma homenagem na “Latino Celebration” feita pela associação em outubro.
Satellite Awards – 26 de janeiro
Nos Satellite Awards, “Ainda Estou Cá” e Fernanda Torres foram indicados nas categorias de Melhor Filme Internacional e de Melhor Atriz em Filme de Drama, respectivamente.
Premios Goya – 8 de fevereiro
O longa foi indicado ao Goya 2025, principal premiação do cinema espanhol, uma vez que um dos melhores filmes íbero-americanos.
BAFTA – 16 de fevereiro
O prêmio, considerado o “Oscar britânico”, anunciou a pré-lista de indicados no dia 3. “Ainda Estou Cá” está entre os selecionados para Melhor Filme de Língua Não-Inglesa, mas Fernanda Torres não entrou para a categoria de Melhor Atriz.
A lista de indicados será divulgada no dia 15 de janeiro.
Oscar – 2 de março
As indicações ao Oscar serão anunciadas no dia 23 de janeiro. Na lista de pré-indicados, divulgada no dia 17 de dezembro, “Ainda estou cá” estava entre os 15 selecionados para o Oscar de melhor filme internacional. Essa lista prévia não existe para a categoria de Melhor atriz, portanto ainda não se sabe se Fernanda Torres segue na corrida para o prêmio.
Filmes brasileiros indicados ao Oscar
O Brasil já esteve na lista de produções indicadas ao Oscar treze vezes. A primeira vez foi em 1960 com o filme “Orfeu Preto”. Na lista, também estão:
“O Pagador de Promessas” (1963)
“Raoni” (1979)
“O Ósculo da Mulher-Aranha” (1986)
“O Quatrilho” (1996)
“O Que é isso, Companheiro?” (1998)
“Médio do Brasil” (1999)
“Uma História de Futebol” (2001)
“Cidade de Deus” (2004)
“Lixo Imprevisto” (2011)
“Sal da Terreno” (2015)
“O Menino e o Mundo” (2016)
“Democracia em Vertigem” (2020)
Filmes brasileiros indicados ao Oscar
Reprodução/ GloboNews
Oscar: Cineasta Emílio Domingos explica uma vez que são escolhidos os indicados ao prêmio
Fonte G1
