Caso alguém tivesse esperado o resultado do Oscar para só logo estrear a buscar os filmes indicados no cinema, o Reag Belas Artes poderia ser um primícias auspicioso. Na quinta seguinte à premiação, o cinema de rua ainda exibia oito filmes premiados na cerimônia (e mais alguns indicados), incluindo o melhor filme “Anora”, o documentário “Sem Pavimento”, a animação “Flow” e, evidente, o Oscar de filme internacional, “Ainda Estou Cá”.
Praticamente na esquina da rua da Consolação com a avenida Paulista, a frontaria do cinema —que teve a programação eleita uma vez que a melhor pelo júri do Guia— já mostrava a torcida pelo drama de Walter Salles, incluindo a filete “Você viu a Fernanda Torres? Totalmente indicada”.
“Faço pessoalmente a programação regular do cinema, vejo que filme fica, o horário”, conta André Sturm, que comanda o multíplice enquanto acumula o função de diretor-geral do MIS.
Uma das características da programação do Belas, distribuída em seis salas, é a de prolongar a vida útil de filmes que deixaram o resto do rodeio. “Tem um zelo para dar uma novidade chance, é uma valorização do filme. O último cinema a exibir ‘Pobres Criaturas’ éramos nós, ‘O Quarto ao Lado’, do Almodóvar, éramos nós.”
Um caso icônico do cinema foi a exibição do galicismo “Medos Privados em Lugares Públicos”, de Alain Resnais, que chegou ao Brasil em 2007 e ficou três anos e meio em edital no Belas.
Habitualmente avesso aos blockbusters, o cinema abre espaço para o que classifica uma vez que “evento cultural”. Foi o caso de “Barbie” (2023). E talvez seja o de “Mickey 17”, filme de US$ 100 milhões, mas com a assinatura do sul-coreano Bong Joon-ho.
A ficção, aliás, inspirou o último Noitão, uma maratona que invade a madrugada, mesclando novidades e clássicos do cinema, e incluindo sempre um filme-surpresa. Realizado no dia 7 de março, resgatou “Blade Runner” (1982) e “Os 12 Macacos” (1995).
“[O Noitão] Foi uma invenção minha”, lembra Sturm, contando sobre a primeira edição, em 2008, dedicada ao diretor Woody Allen. “Mas tenho uma equipe maravilhosa e participativa. Hoje o Noitão tem que ser reconhecido pelo Léo [Mendes, gerente de inteligência], ele que faz a apresentação, a gente labareda ele de MC Noitão”, brinca.
Léo também batiza uma das salas do cinema, assim uma vez que Leon Cakoff, Carmen Miranda e Rubens Ewald Rebento.
Nos últimos anos, o Reag Belas Artes extrapolou o Noitão, criando várias sessões especiais. O Porão do Belas, por exemplo, traz uma programação semanal dedicada ao terror. Com o tema Lar, Guloseima Lar – Minha Morada Mal-Assombrada, apresenta nesta quarta (19) o longa “A Morada de Noite Eterna” (1973), de John Hough.
Já o Belas Sonoriza executa ao vivo a trilha sonora de um filme. A próxima atração será o clássico “Tubarão” (1975), com a icônica trilha de John Williams, no dia 30 de março, sonorizado pelo duo Caranguejo-Escorpião.
Também tem o Cineclube Lacan, nesta sexta (14), com “Nós que Nos Amávamos Tanto”, de Ettore Scola, seguido de debate com uma psicanalista; o Ciência no Cinema, nesta terça (18), com uma versão da ficção “A Máquina do Tempo” (2022), com bate-papo com uma física; e o que mais a turma do Belas inventar.
Reag Belas Artes
R. Consolação, 2.423, Consolação, região médio. Ing.: R$40. Seis salas, @reagbelasartes
CONHEÇA OS CINEMAS VENCEDORES
Melhor multíplice de cinema: Cinépolis JK Iguatemi
Melhor projeção: Cinépolis JK Iguatemi – Sala Imax
Melhor som: Cine Marquise 1- Dolby Atmos
Melhor da região leste/shopping da região leste: UCI Anália Franco
Melhor da região setentrião/shopping da região setentrião: Lar Center Cinemark
Melhor da região sul/shopping da região sul: Cinépolis JK Iguatemi
Melhor da região oeste/shopping da região oeste: Cinesala e Cinemark Eldorado
Melhor da região médio/shopping da região médio: Espaço Petrobras de Cinema — Augusta e Cinesystem Frei Caneca
Melhor sala: Cinesesc
Melhor sala privativo ou cineclube: Cinemateca e Cinesesc
Mais confortável: Cinesystem Morumbi Town
Melhor sala VIP: Cinépolis JK Iguatemi
Melhor cinema de rua: Espaço Petrobras de Cinema — Augusta
Melhor programação: Reag Belas Artes
Melhor bombonnière: Moca Fellini (Espaço Petrobras — Augusta)
Melhor pipoca: Rede Cinemark
Acessibilidade: Kinoplex Itaim
Melhor app: Ingresso.com
Participaram os jornalistas Beatriz Izumino, Guilherme Genestresi, Hanuska Bertoia, Leonardo Sanchez, Marilia Miragaia, Nathalia Durval, Priscila Camazano, Roberto de Oliveira e Sandro Macedo