A rede social Xiaohongshu tornou-se a plataforma com prolongamento mais rápido da China e despertou interesse da empresa de capital de risco DST Global, em um vasqueiro exemplo de investidores estrangeiros colocando verba em uma empresa de tecnologia que costumava ser evitada em virtude da repressão do governo chinês.
A rede de compartilhamento de fotos e vídeos, extremamente popular entre as moradoras das cidades, organizou vendas de participações de ações existentes nas últimas semanas para investidores atuais e novos, que avaliaram a empresa em US$ 17 bilhões (R$ 91,77 bilhões), de entendimento com três pessoas com conhecimento do matéria.
A DST foi criada por Yuri Milner, um russo radicado em Israel, e um macróbio investidor no Facebook. A empresa participou da rodada junto com a HongShan, que tem sede em Hong Kong e era chamada de Sequoia China, que aumentou sua participação existente.
Além da DST Global, as empresa chinesas de private equity Hillhouse Investment, Boyu Capital e Citic Capital também investiram na Xiaohongshu. O tamanho do investimento da DST não pôde ser determinado.
Xiaohongshu, DST, HongShan e Citic se recusaram a comentar. Hillhouse e Boyu não responderam aos pedidos de glosa.
O investimento do DST Global ocorre em seguida a Xiaohongshu, que pode ser traduzido porquê “pequeno livro vermelho”, ter se tornada lucrativa em 2023. A rede social obteve lucro líquido de US$ 500 milhões no ano pretérito, com receitas de US$ 3,7 bilhões, informou anteriormente o Financial Times. Em 2022, a empresa havia tido uma perda de US$ 200 milhões em receitas, que chegavam a US$ 2 bilhões.
Além do DST, Xiaohongshu tem outros investidores porquê o grupo de capital de risco GSR Ventures, o grupo Temasek (ligado a uma estatal de Singapura) e os gigantes da internet Tencent e Alibaba.
O esteio pouco usual de dois grandes grupos chineses indica que é improvável que a rede social seja um claro de compra para qualquer um dos grupos, já que há um veto que o grupo seja vendido para um rival, de entendimento com pessoas familiarizadas com o matéria.
Os investidores estão apostando que Xiaohongshu é um dos poucos unicórnios de tecnologia chinesa que podem esperar uma oferta pública inicial de grande sucesso em seguida apresentar um possante prolongamento.
Xiaohongshu alcançou 312 milhões de usuários ativos mensais em 2023, um aumento de 20% em relação ao ano anterior, tornando-se a rede social de grande porte de prolongamento mais rápido na China no ano pretérito, com base em cálculos do Financial Times.
No auge das avaliações de startups de internet chinesas em 2021, a Xiaohongshu foi avaliada em US$ 20 bilhões em uma rodada de captação de recursos que incluiu a Temasek.
O valor de mercado caiu para US$ 14 bilhões no final do ano pretérito, em dois negócios separados onde a VC Gaorong Capital, com sede em Pequim, e a HongShan compraram participações da Genesis Capital, com sede na China, e da Granite Asia, anteriormente conhecida porquê GGV, respectivamente, de entendimento com pessoas com conhecimento do matéria.
Genesis Capital, Gaorong Capital e Granite Asia não responderam aos pedidos de glosa.
A crédito dos investidores em Xiaohongshu foi reforçada por seu possante desempenho financeiro e esperanças renovadas de que Pequim possa novamente olhar favoravelmente para investimentos estrangeiros em grandes empresas de tecnologia.
Já se passaram três anos desde o desastroso IPO em Novidade York do grupo de transporte por aplicativo DiDi, que mais tarde foi retirado da lista de oferta ao se tornar uma das vítimas de uma repressão mais ampla de Pequim aos gigantes da tecnologia do país.
Um investidor alertou que a riqueza de informações do consumidor de Xiaohongshu poderia complicar quaisquer planos prospectivos de lançar um IPO no exterior, dadas as restrições de Pequim sobre o compartilhamento de dados entre países.
Xiaohongshu é usado porquê um manual de referência para viajantes chineses internacionais em procura de dicas de restaurantes e compras. A empresa tem expandido sua equipe de desenvolvimento de negócios no exterior para explorar mercados populares entre turistas chineses e trazer mais anunciantes para a plataforma, de entendimento com uma pessoa com conhecimento do matéria.
Xiaohongshu também se tornou importante para os varejistas que procuram aumentar seu público e tem promovido startups de perceptibilidade sintético em sua plataforma em troca de participação acionária, informou anteriormente o FT.