A comida vegana pode ser apetitosa assim uma vez que qualquer outra repasto. Esse é o mote do segundo programa da série documental Quero Ser Veg, produção independente apresentada pela atriz Mayana Neiva, neste sábado (1º), às 12h30, na telinha da TV Brasil.
Durante esta edição inédita do seriado, o chef Dani Lima define um cardápio com Mayana Neiva para três receitas gostosas. A apresentadora percorre uma feira para sentir o odor das frutas e vegetais, além de escolher os ingredientes dessa lista montada para o almoço.
Dani Lima ensina receitas caprichadas. Mayana Neiva o ajuda a fazer antepasto uma vez que ingresso, estrogonofe de cogumelos com grão de ponta para o prato principal e mousse de maracujá uma vez que sobremesa. Ela ainda visitante um restaurante para degustar doces veganos com textura suave e repletos de sabor. Também apura o paladar ao provar os picolés veganos do estabelecimento.
Com o título É Gostoso, o novo incidente da série traz o prova de pessoas comuns e especialistas que falam sobre as iguarias veganas. Participam do programa a professora e antropóloga Carmen Rial, o empresário Alex Fernandes, a confeitaria Crux e Prince Oliveira, que trabalha com alimento avito. Os convidados relatam suas experiências e destacam os benefícios da dieta com essas delícias.
No ar às 12h30, a série Quero Ser Veg abre a novidade filete de programação da emissora pública com atrações culinárias. Logo depois, às 13h, o destaque é o Xodó de Cozinha, formato original da emissora apresentado pela chef Regina Tchelly. O programa recebe convidados para preparar receitas e conversar sobre alimento saudável e sustentável, com uso integral dos mantimentos.
Sobre a novidade série documental
Em cinco episódios de 26 minutos sobre o veganismo, Quero Ser Veg destaca mitos a reverência da alimento baseada totalmente em vegetais. A obra independente é a primeira série sobre veganismo a ser exibida em ducto cândido na televisão brasileira.
Criada e produzida em Florianópolis pela Novelo Filmes, a atração dirigida por Cíntia Domit Bittar leva o público para um passeio por feiras e estabelecimentos de alimento vegana junto com a apresentadora Mayana Neiva. A proposta é mostrar as possibilidades e os sabores que enriquecem a cozinha vegana. A série que tem janela semanal na telinha da TV Brasil foi realizada por meio do edital Prodav TVs Públicas.
Sustento vegana com bom humor e informação
De forma ligeiro e divertida, o seriado aborda os principais motivos alegados por quem evita aderir ao veganismo, mas flerta com a teoria. “Cada incidente fala sobre uma razão pela qual as pessoas não se tornam veganas. Vou submergir nessas desculpas”, revela Mayana Neiva.
As edições do programa Quero Ser Ver descomplicam a cozinha ao esclarecer dúvidas de pessoas que não fazem refeições veganas por motivos diversos: valor salso para manducar muito, dificuldade para fazer as receitas, falta de sabor; pouco nutritiva e teoria de que é unicamente um modismo.
A atração oferece a oportunidade para desvendar outras formas de se relacionar com a comida e entender uma vez que é provável evitar o consumo de proteínas animais. “Acho que será uma experiência novidade para uma parcela da população presenciar à série muito na hora do almoço. Espero que as pessoas se sintam provocadas no bom sentido, a mudar um tanto”, sugere a apresentadora.
Mayana Neiva explica que a proposta é produzir uma identificação com o público. “Muitas das pessoas que vão ver o programa talvez estejam num lugar parecido com o meu. Porque eu não sou vegana e me sinto nesse questionamento. Quero botar cá o meu processo”, pontua a atriz e cantora, que completa. “Estou tentando substituir. Estou me desconstruindo lentamente. Eu quero ser veg”, diz.
A apresentadora aprende a cozinhar receitas e prepara os pratos com o chef Dani Lima. Nos episódios, Mayana Neiva visitante feiras para selecionar ingredientes e vai até restaurantes para apurar o paladar e testar iguarias. Com depoimentos de especialistas, a produção documental procura quebrar tabus ao trazer as visões e as práticas sobre o veganismo no relato de pessoas comuns.
Valorização do teor independente
A série Quero Ser Veg é um dos conteúdos audiovisuais selecionados pela traço de fomento do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), através do Prodav TVs Públicas.
A TV Brasil é um dos canais que mais exibem teor independente vernáculo. Além de ser uma grande apoiadora da produção de atrações dessa natureza no mercado audiovisual do país, a emissora estimula novos realizadores.
Sobre o Prodav
O Prodav é uma parceria entre a Escritório Pátrio do Cinema (Ancine), o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a Empresa Brasil de Informação (EBC) para incentivar a produção regional e independente.
A proposta é ofertar esse teor para as emissoras públicas de televisão. A EBC distribui o material ao disponibilizar as obras para todos os canais de televisão do campo público que aderirem ao projeto.
Ao vivo e on demand
Acompanhe a programação da TV Brasil pelo ducto cândido, TV por assinatura e parabólica. Sintonize:
Seus programas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site ou por aplicativo no smartphone. O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV:
Serviço
Quero Ser Veg – sábados, às 12h30, na TV Brasil