Saiba Onde Ver James Earl Jones, A Voz De 'darth

Saiba onde ver James Earl Jones, a voz de ‘Darth Vader’ – 15/09/2024 – Baú do Cinema

Celebridades Cultura

“Luke, eu sou seu pai.” Esta frase impactante tanto para Luke Skywalker quanto para quem assiste a “O Predomínio Contra-Ataca”, da saga “Star Wars”, pela primeira vez precisava de uma voz tão marcante quanto. E foi o que James Earl Jones, morto no último dia 9 aos 93 anos, deu a Darth Vader.

Evidente que a curso do ator não se resumiu à voz de um dos maiores vilões da história do cinema. Foram seis décadas dedicadas à sétima arte, tanto nos microfones quanto em frente às câmeras. A seguir, o blog traz uma pequena seleção do talento de Earl Jones em filmes disponíveis nos serviços de streaming.

DOUTOR FANTÁSTICO (1964)

Earl Jones interpreta um personagem coadjuvante nesta comédia ácida de Stanley Kubrick sobre a guerra fria e o risco de uma hecatombe nuclear. O ator é o tenente Zogg, um dos tripulantes do B-52 munido de bombas atômicas enviados para lutar a União Soviética. A ordem partiu de um general, cego pelo que considera uma ameaço comunista, sem respaldo no comando do Tropa. A partir de logo, em uma sala, o presidente norte-americano, generais, estrategistas e políticos passam a discutir uma vez que resolver o impasse.

ONDE VER

Max: para assinantes

Amazon, Apple TV e Microsoft Store: para aluguel ou compra

JARDINS DE PEDRA (1987)

No longa dirigido por Francis Ford Coppola, Earl Jones é Goody Nelson e James Caan interpreta Cleell Hazard, dois sargentos encostados no departamento do Tropa americano responsável pelos funerais de soldados mortos no Vietnã, em pleno ano de 1968. O recruta Willow, rebento de um ex-colega, cai nas graças dos dois. Voluntarioso, o rapaz quer ir para a guerra, mas os dois militares experientes sabem que a guerra do Vietnã é impiedosa, dissemelhante de tudo o que já se viu.r.

ONDE VER

Oldflix: para assinantes

Amazon e Apple TV: para aluguel ou compra

CAMPOS DOS SONHOS (1989)

“Se você erigir, ele virá”, diz a voz que o quinteiro Ray (Kevin Costner) escuta no meio de sua plantação. Com o pedestal da mulher, ele constrói um campo de beisebol em pleno milharal, achando que um jogador injustiçado, já morto, surgirá de alguma forma no lugar. O esporte é o que liga os personagens do filme. Entre eles o de Earl Jones, o jornalista recluso Terence Mann , que teria sido inspirado em J.D.Salinger.

ONDE VER

Amazon e Apple TV: para aluguel ou compra

UM PRÍNCIPE EM NOVA YORK (1988) E UM PRÍNCIPE EM NOVA YORK 2 (2021)

Neste sucesso dos anos 1980, Eddie Murphy é o príncipe Akeem, herdeiro da grinalda em um país hipotético da África. É seu obrigação se matrimoniar, mas ele deseja saber sua futura mulher longe do reino, especificamente no Queens, em Novidade York. Para isso, propõe ao pai, o rei Jaffe Joffer, interpretado por Earl Jones, uma viagem aos EUA. Lá, o príncipe tenta viver uma vez que um varão geral. Em 2021, a comédia teve uma prolongação em que Akeem volta aos EUA detrás de um rebento que não sabia ter.

ONDE VER

Longa de 1988: Amazon, Apple TV e Microsoft Store: para aluguel ou compra

Filme de 2021: Prime Video e Telecine, para assinantes

CAÇADA AO OUTUBRO VERMELHO (1990), JOGOS PATRIÓTICOS (1992) E PERIGO REAL E IMEDIATO (1994)

Earl James interpreta o mesmo personagem, almirante Greer, director da lucidez dos EUA, nos três filmes, baseados em obras do jornalista Tom Clancy. No primeiro, Greer tem de mourejar, ao lado do agente Jack Ryan, com um submarino soviético comandado por Markus Ramius (Sean Connery) que se desloca em direção aos Estados Unidos. No segundo, um atentado terrorista gorado por Ryan o coloca novamente ao lado de Greer. E no último, o inimigo é um privilégio de drogas que opera na Colômbia.

ONDE VER

Amazon e Apple TV: aluguel ou compra

SAGA STAR WARS e O REI LEÃO (versões de 1994 e 2019)

Os longas que deixaram a voz de Earl Jones marcada na memória de gerações não poderiam faltar na seleção do blog. Na saga galáctica, o ator deu voz a Darth Vader pela última vez em “Star Wars – Incidente 9”, de 2019. Depois, em 2022, segundo a revista Vanity Fair permitiu que a Lucasfilm replicasse seu vozeirão por meio de lucidez sintético.

ONDE VER

Disney+: para assinantes


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul inferior.

Folha

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *