Sam Moore, Da Dupla De Soul Sam & Dave, Morre

Sam Moore, da dupla de soul Sam & Dave, morre aos 89 – 11/01/2025 – Ilustrada

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Sam Moore, a metade tenor da dupla soul Sam & Dave, conhecida por sucessos porquê “Soul Man”, “Hold On, I’m Comin’” e “I Thank You”, morreu na sexta-feira (10). Ele tinha 89 anos.

Sua morte, posteriormente uma cirurgia em um hospital em Coral Gables, Flórida, foi confirmada por sua esposa e empresária de longa data, Joyce. A culpa exata não estava clara, ela disse.

No auge, nos anos 1960, Sam & Dave produziam sucessos de R&B com uma regularidade rivalizada por poucos artistas. Quando “Soul Man” liderou as paradas de R&B e alcançou o segundo lugar nas paradas pop em 1967 (também ganhou um Grammy), seu sucesso ajudou a transfixar portas para outros artistas negros se conectarem com o público branco.

Os shows ao vivo de Sam & Dave eram tão energéticos —eles eram conhecidos porquê os Sultões do Suor e Dupla Dinamite— que até mesmo um performer carismático porquê Otis Redding hesitava em dividir o palco com eles, com terror de ser ofuscado. Moore uma vez falou sobre sua urgência de “liquefazer” o público antes de considerar um show um sucesso.

“A força de Sam & Dave”, disse ele, “era que faríamos qualquer coisa para aprazer o público.”

Moore e Dave Prater, um barítono, se conheceram em uma noite de amadores no King of Hearts, uma boate em Miami, no início dos anos 1960. Os dois jovens cantores inexperientes acabaram juntos no palco por acidente —Prater estava tendo dificuldade em lembrar a letra de uma música, e Moore as soprou para ele— mas eles imediatamente conquistaram o público.

Ambos começaram cantando na igreja, e desenvolveram um estilo emocionante, com toques de gospel, que se tornou sua marca registrada. Eles assinaram com uma gravadora sítio, Marlin, e depois se mudaram para a Roulette Records em Novidade York. Mas seus primeiros discos não chegaram às paradas, e eles voltaram para o King of Hearts.

Em 1964, Ahmet Ertegun, Jerry Wexler e Tom Dowd da Atlantic Records foram vê-los se apresentar. Impressionados, ofereceram à dupla um contrato. A empresa colocou o selo de soul de Memphis, Stax Records, no comando da produção de seus discos, que seriam logo lançados e distribuídos pela Atlantic.

Em Memphis, Tennessee, Sam & Dave se tornaram secção de uma família músico notável que era um contraponto mais cru à fábrica de sucessos de Berry Gordy na Motown.

Moore nasceu em Miami em 12 de outubro de 1935. Sua mãe, Louise Robinson, era professora, e ele descreveu seu pai, John Richard Hicks, porquê “um malandro de rua”, um mulherengo incansável do qual fruto logo seguiu seus passos. Quando sua mãe se casou com um varão chamado Charlie Moore, o menino adotou o sobrenome do padrasto.

Ainda no ensino médio, Sam foi baleado na perna pelo marido ciumento de uma mulher casada com quem ele estava saindo. Mais tarde, cumpriu 18 meses de prisão por incutir prostitutas. Mas a música o elevou. Ele cantou em uma igreja batista de Miami, depois com um grupo a cappella chamado The Majestics e um grupo gospel chamado The Mellonaires, antes de se juntar a Prater.

A primeira separação de Sam & Dave aconteceu em 1970, quando a popularidade da dupla diminuiu. Quando suas carreiras solo não decolaram, eles se reuniram e se separaram várias vezes. Os dois nunca foram pessoalmente próximos.

Moore e Prater se apresentaram juntos pela última vez na véspera de Ano Novo de 1981 em San Francisco. Depois de saírem do palco, nunca mais se falaram. Prater recrutou um novo parceiro, Sam Daniels, e eles trabalharam juntos, anunciados porquê Sam & Dave ou The New Sam & Dave Revue —contra as objeções de Moore— até Prater morrer em um acidente de carruagem em 1988.

Sam & Dave foram introduzidos no Rock & Roll Hall of Fame em 1992 e receberam um Grammy pelo conjunto da obra em 2019.

O álbum solo de Moore, “Plenty Good Lovin’” —que ele gravou em 1970, mas que a Atlantic, por uma variedade de razões, se recusou a lançar— finalmente chegou a críticas elogiosas em 2002. Ele se apresentou para presidentes e gravou com Bruce Springsteen, Conway Twitty, Lou Reed e outros cantores. Ele também trabalhou para ajudar a prometer os direitos autorais e royalties há muito devidos a outros artistas e compositores.

“Foi uma montanha-russa, mas uma boa montanha-russa “, disse Joyce Moore em uma entrevista em 2014. “A secção mais dolorosa foi perceber porquê Sam e seus colegas foram abusados e maltratados —e ainda são. A maioria deles nunca recebeu o devido reconhecimento. Mas fomos abençoados.”

Folha

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