Scopely compra pokémon go por us$ 3,5 bilhões 12/03/2025

Scopely compra Pokémon Go por US$ 3,5 bilhões – 12/03/2025 – Tec

Tecnologia

A Scopely, desenvolvedora de propriedade saudita por trás do popular jogo de celular “Monopoly Go!”, fechou um convénio de US$ 3,5 bilhões para comprar “Pokémon Go” e uma série de outros aplicativos da criadora Niantic, que está mudando seu foco para lucidez sintético.

“Pokémon Go” se tornou uma sensação da noite para o dia quando foi lançado em 2016, emergindo porquê um dos games mobile mais populares e lucrativos, além de ser pioneiro em apps de “verdade aumentada”, que colocam personagens digitais sobre imagens do mundo real quando vistos através do smartphone.

O título continua sendo um dos jogos de maior faturamento hoje, com 30 milhões de jogadores mensais gastando mais de US$ 1 bilhão no ano pretérito em todo o negócio de jogos da Niantic.

O convénio dará à Scopely, que foi adquirida pelo Savvy Games Group, de propriedade saudita, em 2023 por US$ 4,9 bilhões, um público totalidade de mais de 500 milhões de jogadores, impulsionado pelo enorme sucesso de “Monopoly Go!”.

O aplicativo foi o segundo jogo para celular de maior faturamento do ano pretérito, de convénio com o AppMagic, com jogadores gastando murado de US$ 2,2 bilhões.

“Estamos extremamente inspirados pelo que a equipe [da Niantic] construiu na última dez, entregando experiências inovadoras que cativam um vasto e perdurável público global e levam as pessoas para o mundo real”, disse Tim O’Brien, diretor de receita da Scopely.

“Poucos jogos no mundo entregaram a graduação e longevidade de ‘Pokémon Go’, que alcançou mais de 100 milhões de jogadores somente no ano pretérito”, disse.

A Niantic, sediada em São Francisco, foi desmembrada da unidade de mapeamento do Google em 2015 e avaliada em US$ 9 bilhões em 2021.

Agora, está vendendo seu negócio de jogos para a Scopely ao mesmo tempo em que desmembra uma novidade unidade focada em “IA geoespacial”, para desenvolver seu “planta de próxima geração” do mundo formado a partir de imagens e dados de localização capturados por seus jogadores.

John Hanke, fundador e CEO da Niantic, disse que seu novo empreendimento, chamado Niantic Spatial, trabalha em mapas que tornam “o mundo inteligível para máquinas”, desde óculos inteligentes até robôs.

“A Niantic está construindo os modelos que ajudarão a IA a ir além da tela e entrar no mundo real”, disse.

A Scopely continuará compartilhando alguns dados do público de seus jogos porquê segmento de um convénio de licenciamento de tecnologia, juntamente com um investimento de US$ 50 milhões na Niantic Spatial, que também será capitalizada usando 200 milhões de euros do balanço patrimonial de sua antiga controladora.

Os investidores existentes da Niantic —que incluem Nintendo, Google, Coatue e IVP— receberão US$ 3,5 bilhões em receitas da venda, além de US$ 350 milhões anteriormente mantidos no balanço patrimonial da empresa, e também se tornarão acionistas na subdivisão de IA.

Para a Savvy, o convénio é o mais recente passo em um projecto do príncipe saudita Mohammed bin Salman para fazer da Arábia Saudita um meio global de jogos.

O projecto começou em 2022, quando o governo revelou uma estratégia pátrio de jogos e esports, com o fundo soberano do reino encarregado de depreender esse objetivo porquê segmento dos esforços do país para variar sua economia, afastando-se da subordinação das receitas do petróleo.

O Fundo de Investimento Público destinou quase US$ 40 bilhões para tornar o reino uma força nos jogos e erigir uma indústria lugar, com planos de estabelecer 250 empresas de jogos na Arábia Saudita e fabricar 39 milénio empregos até 2030.

A Savvy é vista porquê o principal veículo para essas ambições. Uma série de acordos se seguiram, incluindo a compra de participações na Nintendo, Electronic Arts, Activision Blizzard e Take-Two Interactive.

O país também sediou grandes torneios de videogames nos últimos anos. O mais recente desses eventos ocorreu no verão pretérito, quando Riad sediou a Despensa do Mundo de Esports, onde mais de 500 equipes competiram por um prêmio de mais de US$ 60 milhões.

Espera-se que o impulso saudita nos videogames continue, com o reino definido para sediar os primeiros Jogos Olímpicos de Esports em 2027, em seguida o país assinar um convénio de 12 anos com o Comitê Olímpico Internacional no ano pretérito.

Folha

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *