Esta é a edição da Maratonar, a newsletter da Folha que ajuda você a se encontrar no meio de tantas opções de séries e filmes no streaming. Quer recebê-la todas as sextas no seu email? Inscreva-se aquém:
É Carnaval. Você sai de manhã pensando em ir a um conjunto, quem sabe a um bar depois, e aí voltar para resfolgar.
Corta para: você chegando em vivenda no dia seguinte, tendo vivido uma vida inteira nessas 24 horas.
Pensando nas aventuras noturnas que a sarau mais enxurro de ziriguidum proporciona, separei seis filmes de “uma noite muito louca” para você ver enquanto se recupera de tanto confete.
“Sonho de Uma Noite de Verão”
Faz sentido iniciar por Shakespeare, não é mesmo? Ainda que esta adaptação de 1999 seja um pouco sem sal para o elenco que tem, há poucas noites mais loucas que a de Tonico Novelo (Kevin Kline, edaz de cenas), Demétrio (Christian Bale), Helena (Pedicuro Flockhart), Hérmia (Anna Friel) e Lisandro (Dominic West).
Todos os cinco entram na floresta em Monte Atena por diferentes motivos, invadindo o reino fantástico de Oberon (Rupert Everett) e Titânia (Michelle Pfeiffer) e se tornando objeto das brincadeiras e traquinagens das fadas e de Puck (Stanley Tucci).
Star+, 116 min.
“Mulheres à Cercadura de Um Ataque de Nervos”
Iván (Fernando Guillén) decide terminar o namoro com Pepa Marcos (Carmen Maura) sem explicação. Inconformada, a atriz decide tentar desenredar o motivo do término do relacionamento, mas encontra em seu caminho toda sorte de conhecidos e desconhecidos que atrapalham sua missão —entre eles Candela, sua melhor amiga, que está fugindo de um grupo terrorista, e Carlos (Antonio Banderas), rebento de Iván.
Netflix, Prime Video e PlutoTV, 89 min.
“Depois de Horas”
Posteriormente um dia entediante no trabalho, Paul Hackett (Griffin Dunne) tenta voltar para vivenda, mas a cada passo se depara com um novo tropeço: seu verba voa da janela do táxi, os trocados que tem no bolso não bastam para uma passagem de metrô, cada novidade mulher que surge em seu caminho o leva mais para longe de seu objetivo.
Elogiado pela sátira quando foi lançado, em 1985, o filme de Martin Scorsese não fez quase nenhum verba nas bilheterias, mas tem tido seu status de clássico cult renovado.
Looke, NetMovies, 97 min.
“Antes do Amanhecer”
A francesa Céline (Julie Delpy) e o americano Jesse (Ethan Hawke) se conhecem num trem de Budapeste a Viena. Depois de sentenciar descer juntos na capital austríaca, os dois passam a noite conversando sobre assuntos dos mais rasos aos mais profundos.
HBOMax, 101 min.
“Uma Façanha de Babás”
Chris Parker (Elisabeth Shue), 17, fica encarregada de cuidar dos Andersons, seus vizinhos. Quando ela precisa resgatar a amiga Brenda (Penelope Ann Miller) na rodoviária, é obrigada a carregar Sarah (Maia Brewton), 8, o irmão dela, Brad (Keith Coogan), 15, e o camarada dele, Daryl (Anthony Rapp), consigo numa proeza que os leva dos subúrbios a Chicago.
Disney+, 99 min.
“Fuga de Novidade York”
Num horizonte em que a ilhota de Manhattan foi convertida na única prisão de segurança máxima dos Estados Unidos, um grupo de insurgentes joga o avião presidencial contra o presídio. Snake Plissken (Kurt Russell), um detento e ex-soldado, recebe a missão de resgatar o presidente de dentro da perigosa fortaleza em 24 horas.
Prime Video, Telecine, Mubi, 99 min.
O QUE ESTÁ CHEGANDO
As novidades nas principais plataformas de streaming
“Suíte Magnólia”
Já estão disponíveis via Globoplay todos os episódios desta série sobre os donos de um casarão no Rio de Janeiro, em 1985, e seus herdeiros, em 2018. Com Chandelly Braz, Álamo Facó, Lena Brito, George Sauma, Carla Salle e Luiza Lemmertz.
Conduto Brasil no Globoplay, oito episódios.
“O Sequestro do Voo 375”
Fundamentado na história real do sequestro de um voo mercantil de Belo Horizonte ao Rio de Janeiro, em 1988. Raimundo Nonato Alves da Conceição (Jorge Tranquilidade), inconformado com a situação política do país, decide tomar controle da avião e jogá-la contra o Palácio do Planalto, em Brasília, para matar o presidente, José Sarney.
Star+, 107 min.
“As Marvels”
Mais recente capítulo cinematográfico do Universo Marvel, em que uma fissura espacial entrelaça os poderes da Capitã Marvel, Carol Danvers (Brie Larson), da Ms. Marvel (Iman Vellani) e da sobrinha de Danvers, capitã Monica Rambeau (Teyonah Parris).
Disney+, 105 min.
“Um Dia”
Drama romântico fundamentado no livro de mesmo nome de David Nicholls, sobre Emma Morley (Ambika Mod) e Dexter Mayhew (Leo Woodall), que depois de se saber na noite de formatura, em 15 de julho de 1988, seguem seus caminhos separados. O tempo, porém, os reunirá e afastará, com cada capítulo visitando o par em um 15 de julho. Já foi um filme com Anne Hathaway, mas a série parece ser melhor.
Netflix, 14 episódios.
“A Killer Paradox”
Depois de cometer um assassínio, um varão aparentemente geral se torna um serial killer e começa a ser perseguido por um policial implacável.
Netflix, oito episódios.
ATENÇÃO! “True Detective: Terreno Noturna”
Excepcionalmente, o quinto incidente da temporada vai ao ar nesta sexta (9), na HBOMax, por culpa do Super Bowl, que acontece no domingo (11).
HBOMax, hoje, às 23h.
VEJA ANTES QUE SEJA TARDE
Uma dica de filme ou série que sairá em breve das plataformas de streaming
“Sicario”
Uma agente do FBI (Emily Blunt) se junta a uma força-tarefa para derrubar um chefão do posse de Sonora, no México. Dirigido por Denis Villeneuve (“Duna”).
Na HBOMax até 29 de fevereiro. 121 min.