'split fiction' quer semear a amizade em mundo dividido

‘Split Fiction’ quer semear a amizade em mundo dividido – 12/03/2025 – Ilustrada

Celebridades Cultura

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Ir ao cinema, jantar em um restaurante, fazer um picnic… Não há incerteza de que algumas experiências são melhores compartilhadas. Para Josef Fares, fundador do estúdio sueco Hazelight, jogar videogames é uma delas.

Instituidor de jogos de sucesso uma vez que “Brothers: A Tale of Two Sons”, “A Way Out” e “It Takes Two” —levante último, ganhador do prêmio de Jogo do Ano de 2021 no The Game Awards— , ele lançou no último dia 6 “Split Fiction”, seu novo game cooperativo de proeza.

“Para cada jogo, há uma termo associada. Em ‘Two Brothers’, era a tristeza. Em ‘A Way Out’, crédito. ‘It Takes Two’, colaboração. Neste cá é, literalmente, sobre a amizade”, resume Fares, em entrevista à Folha.

“Split Fiction” conta a história de Mio e Zoe, duas aspirantes a escritora que se conhecem pouco antes de uma reunião com uma grande editora. Desesperadas para ocupar seu primeiro contrato, elas aceitam entrar em uma estranha máquina que promete dar vida às suas histórias —na verdade, roubar suas histórias, uma referência à perceptibilidade sintético generativa. Posteriormente um incidente, as duas acabam juntas dentro do aparelho e começam a viver aventuras nos mundos que elas imaginaram.

Uma vez que Fares destaca, porém, esse é somente o tecido de fundo para uma história sobre uma vez que grandes amizades podem nascer mesmo em condições totalmente adversas. Enquanto a introvertida e compenetrada Mio cria histórias sombrias de ficção científica, a extrovertida e amalucada Zoe escreve contos de fadas cheios de cores e magia. Duas personalidades quase opostas, mas que encontram pontos em generalidade para erigir uma relação única.

Assim uma vez que em “A Way Out” e “It Takes Two”, o título precisa ser jogado obrigatoriamente em duas pessoas. Enquanto um jogador controla Mio, o outro controla Zoe.

O jogo em si é formado por uma série de experiências curtas únicas, de tapume de meia hora cada, intercaladas por sequências cinematográficas que ajudam a amarrar o enredo. Essas experiências podem ocorrer paralelamente, com cada jogador resolvendo seus próprios problemas, ou em conjunto, quando os dois precisam agir em coordenação para compreender seu objetivo.

O mais impressionante, porém, é a imensa variedade dessas experiências. Em um momento, o jogador é uma espécie de ninja cibernético destroçando vilões com sua gládio laser. No seguinte, embarca em um sege voante e precisa atirar nos inimigos que o perseguem. Mais a frente, está surfando em vermes gigantes por desertos de areia ao estilo de “Duna”. Pouco depois, se transforma em um porco mágico que voa soltando puns de arco-íris.

Mesmo com tantos tipos diferentes de gameplay, controles e recursos gráficos, o game não toma atalhos e consegue manter um superior nível de qualidade. Segundo Fares, essa foi a maior dificuldade na hora de desenvolver o novo jogo.

“É fácil prototipar várias mecânicas, mas prometer que elas sejam agradáveis, polidas e precisas exige muito, muito tempo. Ainda assim, com a equipe experiente que nos tornamos, melhoramos muito nesse paisagem”, afirma.

Desde 2014 avante do estúdio Hazelight, Fares começou a fazer jogos cooperativos devido ao libido de levar aos videogames a experiência de compartilhar histórias. “Eu queria jogar alguma coisa que não fosse só entrar, jogar e transpor. Queria alguma coisa com personagens com quem você pudesse se identificar, sabe? Não somente um shooter onde você só atira, mas uma história que você pudesse viver junto com alguém”, conta.

A partir disso, desenvolveu quase um subgênero próprio: jogos exclusivamente cooperativos onde é provável narrar uma história e testar alguma coisa que não é provável em jogos para um jogador. “É uma vez que se o design não estivesse somente na tela, mas também no sofá”, resume.

Nascido em Beirute, Fares chegou na Suécia aos 10 anos uma vez que refugiado da Guerra Social Libanesa, conflito ocorrido de 1975 a 1990. Ao falar sobre a subida da extrema-direita na Europa e o sentimento anti-imigração que a alimenta, Fares diz esperar que “tudo isso passe logo” e destaca a pertinência da mensagem meão de “Split Fiction”.

“É disso que ‘Split Fiction’ trata: espalhar a amizade. Para que todos possam se tornar amigos. No termo das contas, somos todos um, rostro. Não vamos perder tempo. A vida é tão curta. Não a desperdice com besteira, desperdice com paixão.”

O repórter recebeu uma reprodução do jogo com chegada antecipado para teste.


Play

dica de game, novo ou velho, para você testar

Wanderstop

(PC, PlayStation 5, Xbox Series X/S)

Desenvolvido pelo estúdio Ivy Road, de Davey Wreden (fundador de “The Stanley Parable”), “Wanderstop” é um game para relaxar que coloca o jogador no lugar de uma lutadora que perdeu a capacidade de lutar. No lugar disso, ela precisa cultivar ervas e fazer chá para os visitantes de sua novidade vivenda de chás. Apesar do envelope idílico, o jogo aborda temas bastante sérios uma vez que depressão, “burnout”, esquecimento e ratificação. Supra de tudo, é um jogo sobre reencetar e se reinventar. Bom para quem quer espairecer, mas sem tirar o pé da veras.

O repórter recebeu uma reprodução do jogo com chegada antecipado para teste.


Update

novidades, lançamentos, negócios e o que mais importa

  • A Activision Blizzard está utilizando imagens feitas por IA em anúncios nas redes sociais de jogos que não existem, uma vez que “Guitar Hero Mobile”, “Crash Bandicoot Brawl” e “Call of Duty: Zombie Tutelar”, afirmou o site VGC. Segundo a publicação, as publicidades levam a uma pesquisa sobre a possibilidade de lançamento desses títulos.

  • LocalThunk, desenvolvedor solo da sensação “Balatro”, publicou um quotidiano contando os bastidores do desenvolvimento do game. O documento tem passagens bastante interessantes tanto para fãs do título quanto para quem gostaria de um dia desenvolver um jogo por conta própria.

  • A medalhista olímpica brasileira no skate street Rayssa Leal fará sua estreia na tradicional série de jogos de skate “Tony Hawk’s Pro Skater”. Ela estará ao lado de Letícia Bufoni e Bob Burnquist uma vez que personagem jogável no remake “Tony Hawk’s Pro Skater 3+4”, com lançamento previsto para 11 de julho nos consoles e PCs.

  • A Epic Games anunciou que o jogo “Fortnite” e a Epic Games Store estarão disponíveis no Brasil em dispositivos iOS a partir de julho. A medida é consequência da vitória da empresa em reclamação contra a Apple no Cade (Parecer Administrativo de Resguardo Econômica).

  • A Acclaim, famosa publisher de games dos anos 1990, está sendo reaberta. Segundo o site GamesIndustry.biz, o renascimento da empresa responsável por levar séries uma vez que “Mortal Kombat”, “Turok” e “NBA Jam” para os consoles, está sob o comando de Alex Josef, fundador da Graffiti Games, que atuará uma vez que CEO.

  • São Paulo voltará a receber uma exposição do Museu do Videogame Itinerante. A mostra gratuita, que resgata 53 anos de história dos videogames, inclui consoles raros antigos e equipamentos modernos, uma vez que o PlayStation VR2. O museu ficará instalado no Shopping SP Market, de 22 de março a 6 de abril.

  • Em comemoração ao Dia do Mario (10.mar), a Nintendo voltou a realizar o Nintendo Switch Shopping Tour no Brasil. No evento gratuito, é provável testar o Nintendo Switch e alguns dos principais jogos do console. O tour começa em São Paulo (Tietê Plaza Shopping) e Curitiba (Shopping Estação), de 7 a 30 de março, e passará ainda por outras três capitais, incluindo Rio de Janeiro.

  • Também em comemoração ao Dia do Mario, a Lego lançou novos kits de montagem inspirados no mascote da Nintendo. Há vários novos kits para montar karts de corrida, um trem do Bowser e, para os fãs mais velhos, uma peça interativa do Mario montado no Yoshi ao estilo do jogo “Super Mario World”, do Super Nintendo.

  • Os ingressos para a BGS (Brazil Game Show) de 2025 estão com preço promocional no mês de março. Até o dia 15, quem utilizar o cupom SEMANADOCONSUMIDOR tem 10% de desconto nas entradas. Já do dia 16 ao 31, o cupom MESDOCONSUMIDOR dará recta a desconto de 5%. O evento será realizado em São Paulo de 9 a 12 de outubro.

Download

games que serão lançados nos próximos dias e promoções que valem a pena

12.mar

“Expelled!” (PC, iOS, Switch)

“FATE: Reawakened” (PC, PS 4/5, Xbox One/X/S, Switch)

“Metal Bringer” (PC, PS 5)

13.mar

“Beyond the Ice Palace II” (PC, PS 4/5, Xbox One/X/S, Switch)

“Midnight Murder Club” (PC)

“Mullet MadJack”* (Xbox One/X/S)

14.mar

“DC: Dark Legion” (PC, Android, iOS)

“Out of the Park Baseball 26” (PC)

18.mar

“33 Immortals”* (PC, Xbox X/S)

“Reignbreaker” (PC)

“MLB The Show 25” (PS5, Xbox X/S, Switch)

*Disponível no Xbox Game Pass

Promoção da semana

Uma série de jogos do Mario para o Switch estão em promoção na loja virtual da Nintendo em comemoração do Dia do Mario. Entre os destaques está o magnífico “Super Mario Bros. Wonder” por R$ 244,30 (-30%), o remake “Super Mario RPG” por R$ 244,30 (-30%) e o menosprezado “Mario + Rabbids Sparks of Hope” por R$ 74,99 (-75%). As ofertas vão até a madrugada de 17 de março.

Folha

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