'star Wars Outlaws' Tenta Superar Fadiga Da Franquia 17/07/2024

‘Star Wars Outlaws’ tenta superar fadiga da franquia – 17/07/2024 – Ilustrada

Celebridades Cultura

É preciso buscar muito tempo detrás, em uma galáxia muito, muito distante, para encontrar uma idade em que produtos de “Star Wars” eram uma raridade. Só nos últimos cinco anos foram lançados um filme longa-metragem, quatro séries de animação, seis seriados live action e dez games inéditos baseados no universo criado em 1977 por George Lucas.

Mesmo em um mundo saturado pela franquia, Julian Gerighty, diretor criativo de “Star Wars Outlaws”, acredita que ainda há um território a ser explorado pelo seu novo jogo. “Desde o início queríamos fazer um jogo de mundo franco de ‘Star Wars’. Isso nunca tinha sido feito. Colocar o jogador no meio de todas essas opções de exploração”, afirmou o desenvolvedor do Massive Entertainment, estúdio da Ubisoft que lidera o projeto do game, em entrevista à Folha durante o Summer Game Fest.

Há casos recentes, porém, em que ter um sistema de jogo inovador foi insuficiente para superar a fadiga de uma franquia superexplorada. Foi o que aconteceu, por exemplo, uma vez que “Marvel’s Avengers”.

Lançado em setembro de 2020, tapume de um ano depois de “Vingadores: Ultimato” —título que encerrou uma sequência de 17 filmes protagonizados pela trupe de heróis em sete anos—, o jogo de ação em terceira pessoa da Square Enix se tornou um dos maiores fracassos comerciais recentes do mundo dos games.

Apesar de ter um lançamento promissor, o jogo não caiu nas graças do público. Com um totalidade de 3 milhões de cópias vendidas, resultou em um prejuízo de US$ 63 milhões para a Square Enix e foi retirado das lojas depois de exclusivamente três anos.

“Star Wars Outlaws” espera traçar um caminho muito dissemelhante. A inaugurar pela aposta em uma protagonista totalmente novidade e com perfil pouco explorado por outros jogos da franquia, mas que também apela fortemente à nostalgia.

Kay Vess, interpretada pela atriz Humberly González, é uma malandra que tenta fazer glória e riqueza no submundo da Orla Exterior, uma espécie de Han Solo em prelúdios de curso em versão feminina. Sua história se passa entre os acontecimentos dos filmes “O Predomínio Contra-Ataca” e “O Retorno de Jedi”, trazendo, além da temática, uma experiência visual que remete à trilogia original de “Star Wars”.

“O filme ‘Rogue One’ foi muito importante para nós uma vez que exemplo, porque eles tiraram muita inspiração da trilogia original, mas aproveitando toda a tecnologia do século 21. Tentamos olhar através da mesma lente e fazer um pouco muito cinematográfico, com formato ultra widescreen e efeitos e tecnologia de lente replicando as câmeras dos anos 1970”, diz Gerighty.

O game também apresenta uma proposta muito mais clara do que “Marvel’s Avengers”, criticado por se perder entre ser uma experiência para um jogador ou um jogo uma vez que serviço com multiplayer cooperativo. Aliás, o título da Ubisoft apresenta muito mais flutuação em relação à jogabilidade do que o da Square Enix.

Em “Star Wars Outlaws”, o jogador poderá explorar cinco planetas diferentes (tanto a pé quanto com uma speeder bike) com desafios de exploração, infiltração em bases inimigas e combate, além de recontar com minigames e atividades opcionais.

Mas não para por aí. Em meio às aventuras nos desertos de areia de Tatooine ou no mundo gélido de Kijimi, entre outras localidades, o jogador ainda poderá entrar em sua nave e partir para batalhas espaciais nas órbitas dos planetas presentes no game.

“Isso sempre fez segmento da nossa teoria de mundo franco. Explorar as cidades a pé. Fora das cidades, você pode aumentar a dimensão de exploração com seu speeder. E quando você quer ir para outros planetas, pode entrar na sua nave, decolar para a atmosfera e estar em um tipo completamente dissemelhante de experiência”, afirma Gerighty.

Com tanta flutuação, os desenvolvedores da Massive Entertainment —responsáveis por games uma vez que “The Division 2” e “Avatar: Frontiers of Pandora”— tiveram que buscar a ajuda e experiência de outros estúdios da Ubisoft para complementar o jogo.

Os trechos de batalhas espaciais, por exemplo, ficaram a incumbência da Ubisoft Romênia, em Bucareste. O estúdio era o responsável pela série “Tom Clancy’s H.A.W.X” e, por isso, já tinha experiência no desenvolvimento de simuladores de voo arcade.

Já para gerar planetas e personagens inéditos para o jogo, o estúdio contou com a mentoria da Lucasfilm Games , de forma a manter todas as novas adições coerentes com o resto do universo de “Star Wars”.

“Mesmo que você pense que conhece ‘Star Wars’, você não conhece realmente ‘Star Wars’. Trabalhar com a Lucasfilm Games nos permitiu conseguir um nível de autenticidade na franquia que trabalhando sozinhos nunca conseguiríamos”, afirma Gerighty.

A Folha pôde testar o jogo por tapume de uma hora em uma mostra montada pela Ubisoft em Los Angeles. Não foi verosímil determinar aspectos da experiência em mundo franco, mas tanto o combate quanto a exploração se assemelham à experiência de jogar a série “Uncharted”, da Naughty Dog, com algumas diferenças óbvias por se tratar de um título de “Star Wars”.

Uma das principais é a presença da mascote Nix, uma espécie de gato estrangeiro com poderes especiais. Ele acompanhará Kay Vess em sua proeza, auxiliando a protagonista em diversos momentos. É verosímil, por exemplo, dar ordens para Nix distrair um guarda para que Vess passe despercebida por ele, pegar um item fora do alcance e até guerrear um inimigo que represente risco iminente para a protagonista.

Supra de tudo isso, porém, Gerighty aposta em dar aos fãs de “Star Wars” (uma vez que ele próprio) a possibilidade de realizar o sonho de puerícia de se aventurar por essa galáxia muito, muito distante.

“Eu cresci assistindo a ‘Star Wars’ e, desde pequeno, tinha a fantasia de poder trespassar de uma estação espacial do Predomínio, explorar os destroços de uma nave espacial ou invadir furtivamente o reduto de uma partido criminosa espacial”, conta o desenvolvedor. “Esse é um jogo que permite se conectar com o que amávamos sobre ‘Star Wars’ quando éramos crianças e levar isso além.”

“Star Wars Outlaws” tem lançamento previsto para 30 de agosto no PC e consoles PlayStation 5 e Xbox Series X/S.


Jogos da franquia ‘Star Wars’ lançados nos últimos cinco anos

2019

  • Star Wars Jedi: Fallen Order
  • Vader Immortal

2020

  • Star Wars Jedi Knight: Jedi Academy*
  • Star Wars: Squadrons
  • Star Wars: Tales from the Galaxy’s Edge

2021

  • Star Wars: Knights of the Old Republic*
  • Lego Star Wars: Battles**
  • Lego Star Wars: Castaways**

2022

  • Lego Star Wars: The Skywalker Saga
  • Star Wars: Knights of the Old Republic II: The Sith Lords*

2023

2024

  • Star Wars: Dark Forces Remaster*
  • Star Wars: Hunters
  • Star Wars Outlaws

*Relançamentos ou remasterizções

**Jogos exclusivos para dispositívos móveis

Folha

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