Esta é a edição da Maratonar, a newsletter da Folha que ajuda você a se descobrir no meio de tantas opções de séries e filmes no streaming. Quer recebê-la todas as sextas no seu email? Inscreva-se inferior:
Na semana passada a AppleTV+ levou ao ar o sexto incidente da série noir “Sugar”, que tem Colin Farrell porquê um detetive pessoal em Los Angeles investigando a morte de uma jovem.
O capítulo finalmente revela um sigilo importante sobre o protagonista, que eu não vou racontar cá porque não paladar quando gritam comigo. Digamos que “Sugar” sofre de síndrome de “Surf Dracula”, e a temporada inteira até ali é só processo do tabuleiro para chegar aonde a série deveria estrear.
A história do cinema é enxurrada de twists chocantes porquê o de “Sugar”, para o muito e para o mal. Em nome da diversão, escolhi cinco filmes mais recentes (zero de “Psicose”, “O Sexto Sentido” ou “O Poderio Contra-Ataca” cá) com surpresas que vão te fazer gritar —nem sempre de alegria.
Prometo não entregar a reviravolta de nenhum deles!
“Lembranças” (2010)
Tyler (Robert Pattinson) e sua irmãzinha Caroline (Ruby Jerins) têm uma relação complicada com o pai, Charles (Pierce Brosnan). Um dia o rapaz é recluso posteriormente se envolver numa pugna e descobre que Ally (Emilie de Ravin), a filha do sargento que o deteve, é sua colega de sala. Decide portanto usá-la para se vingar do policial, mas logo acaba se apaixonando.
“Remember Me”. Telecine e Prime Video, 108 min.
“Calmaria” (2019)
Baker Dill (Matthew McConaughey) tem sua vida pacata porquê um pescador obcecado com um atum chamado Justiça interrompida por um pedido de sua ex-mulher, Karen (Anne Hathaway): por US$ 10 milhões, será que ele não aceitaria matar o novo marido dela, um varão poderoso e violento? Se não por ela, pelo fruto que compartilham, Patrick (Rafael Sayegh)?
“Serenity”. Evidente Video, Amazon, iTunes, YouTube, 106 min.
“Além das Montanhas” (2020)
Escrito e dirigido por John Patrick Shanley (“Incerteza”), a partir de uma de suas peças. Rosemary (Emily Blunt) e Anthony (Jamie Dornan) cresceram juntos em fazendas vizinhas no interno da Irlanda, mas apesar das expectativas dela, de parentes e conhecidos, nunca ficaram juntos. Quando o pai dele, Tony (Christopher Walken), ameaço deserdar o fruto e vender a herdade para um primo americano, Adam (Jon Hamm), por descobrir que leste tem mais chances de se matrimoniar, ter filhos e dar perenidade à família, Anthony precisa tomar uma decisão difícil.
“Wild Mountain Thyme”. Telecine, 102 min.
“Um Caso de Detetive” (2020)
Quando rapaz, Abe Applebaum (Jesse Noah Gruman) era sabido na cidade porquê Garoto Detetive, por resolver uma série de pequenos crimes. Vinte anos depois, Abe (Adam Brody) insiste na curso investigador, mas o sumiço de sua amiga Gracie quando tinham 12 anos, ainda um mistério, o atordoa, e sua reputação já não é a mesma. Até que a juvenil Caroline (Sophie Nélisse) pede sua ajuda para desvendar o assassínio violento de seu namorado. Pelo pôster pode parecer, mas NÃO É para crianças.
“The Kid Detective”. Netflix, 100 min.
“Meu Nome Era Eileen” (2023)
Fundamentado no livro de Ottessa Moshfegh, conta a história de Eileen Dunlop (Thomasin McKenzie) uma jovem tímida que trabalha num meio de restauração para jovens infratores em Massachusetts, nos anos 1960. Rebecca (Anne Hathaway), a novidade e glamorosa psicóloga do meio de restauração, encanta a jovem, que faria de tudo por essa misteriosa recém-chegada.
“Eileen”. Telecine, 98 min.
Bônus:
Pensando no Rio Grande do Sul, que sofre há quase duas semanas com um sinistro climatológico, recomendo o meu filme vernáculo predilecto do século 21: “Saneamento Vital: O Filme” (2007).
Para custear a encanamento de um arroio fedido numa pequena vila no interno gaúcho com uma verba federalista, um grupo de moradores produz um filme no lugar, de modo a justificar o uso dos recursos. O roupa de não saberem porquê se faz um filme é só um pormenor. Com Wagner Moura, Fernanda Torres, Camila Pitanga, Paulo José e Bruno Garcia.
Veja porquê ajudar os atingidos pelas enchentes cá.
Globoplay, 112 min.
O QUE ESTÁ CHEGANDO
As novidades nas principais plataformas de streaming
“Material Escura”
Mais um thriller sci-fi da AppleTV+. Neste, Jason Dessen (Joel Edgerton), um professor de física e pai de família casado com Daniela (Jennifer Connelly), é sequestrado e levado para uma outra versão de sua própria vida. Com a ajuda de Amanda (Alice Braga), namorada do Jason 2, Jason 1 tentará voltar para sua verdade.
“Dark Matter”. AppleTV+, nove episódios com estreia às quartas (dois já disponíveis).
“Let It Be”
Documentário sobre os Beatles dirigido por Michael Lindsay-Hogg e lançado inicialmente em 1970. O filme agora volta às telas posteriormente ser restaurado por Peter Jackson e companhia, mesmo grupo responsável pelo megadocumentário “The Beatles: Get Back”.
Disney+, 89 min.
“Feud: Capote vs. The Swans”
O plumitivo Truman Capote (Tom Hollander) se torna confidente de um grupo de damas da subida sociedade nova-iorquina de meados do século 20 (a quem apelida de Cisnes), mas usa os segredos em suas histórias. Quando uma de suas crônicas chega às páginas da revista Esquire, Capote é ostracizado. Produzida por Ryan Murphy e dirigida por Gus Van Sant, tem ainda Diane Lane, Naomi Watts, Chloë Sevigny, Pedicuro Flockhart, Demi Moore e Molly Ringwald.
Star+, oito episódios.
“Bodkin”
Três podcasters investigam desaparecimentos estranhos ocorridos 25 anos detrás numa cidadezinha costeira na Irlanda. Com Will Possante, Siobhán Cullen e Robyn Faceta.
Netflix. Uma temporada, sete episódios.
“Pretty Little Liars: Curso de Verão”
Segunda temporada de “Pretty Little Liars: Um Novo Perversão”, segmento da franquia de mistério juvenil “Pretty Little Liars”. As mentirosas da vez têm que passar o verão na escola, entre namoricos, lições de vivenda, empregos temporários e um novo vilão.
“Pretty Little Liars: Summer School”. Max. Uma temporada, oito episódios com estreia às quintas (dois já disponíveis).
“O Deserto dos Tártaros” (1976)
O tenente Drogo (Jacques Perrin) recebe porquê sua primeira missão zelar uma fortaleza na fronteira de um deserto e evitar a ingresso dos tártaros —se é que eles estão vindo.
“Deserto Dei Tartari”. À La Carte, 140 min.
“Maxton Hall: O Mundo Entre Nós”
Ruby (Harriet Herbig-Matten), uma estudante bolsista de um prestigioso escola pessoal, descobre um sigilo e entra na mira do ricaço James (Damian Hardung), que quer silenciá-la a todo dispêndio. No entanto, faíscas voam quando os dois se encontran.
Prime Video. Uma temporada, seis episódios.
“Filhas do Vento” (2004)
Duas irmãs partem para seguir seus sonhos, a contragosto do pai. Quarenta anos depois, se reencontram para o enterro dele. Com Ruth de Souza, que faria 103 anos neste domingo (12) e Taís Araújo.
Itaú Cultural Play, a partir de domingo (12). 85 min.
VEJA ANTES QUE SEJA TARDE
Uma dica de filme ou série que sairá em breve das plataformas de streaming
“De Repente Uma Família”
Pressionados por suas famílias, Pete (Mark Wahlberg) e Ellie (Rose Byrne) decidem adotar uma rapaz. A juvenil Lizzie (Isabella Merced), 15, impressiona o par, mas com ela vêm os irmãos mais novos, Juan, 11, e Lita, 6.
“Instant Family”. Disponível na Netflix até 15.mai, 118 min.