Switch 2: Veja Detalhes Escondidos No Anúncio Da Nintendo

Switch 2: Veja detalhes escondidos no anúncio da Nintendo – 22/01/2025 – Tec

Tecnologia

Esta é a edição da Combo, a newsletter de games da Folha. Quer recebê-la todas as terças no seu email? Inscreva-se inferior.

Depois muita especulação e vazamentos, a Nintendo finalmente anunciou seu novo console, agora batizado oficialmente de Switch 2.

O vídeo do proclamação —quase um teaser—, não foi escoltado de muitas informações. Sabemos que o aparelho chega ainda em 2025 e que será patível com os jogos do Switch 1.

Outros detalhes não tão pequenos, uma vez que dia do lançamento, potência do console e jogos em desenvolvimento, só devem ser revelados em um evento online marcado para o dia 2 de abril.

Ainda assim, para olhos atentos, foi verosímil perceber minúcias reveladoras sobre os planos da Nintendo para o próximo console.

Igual, mas maior

Confirmando alguns dos rumores em circulação, o Switch 2 terá uma rostro muito similar à do seu predecessor, mas com uma tela e controles maiores.

Não há uma confirmação da Nintendo, mas, analisando os aparelhos expostos lado a lado no vídeo, é verosímil inferir que o Switch 2 terá uma tela de aproximadamente 8 polegadas, muro de 30% maior que a do Switch original (6,2 polegadas) —a versão OLED tem tela de 7 polegadas.

Aliás, o console aparenta ter um visual mais elegante, com bordas arredondadas e cores mais sóbrias. O que dá ao aparelho um visual menos parecido com o de um brinquedo e mais próximo àquele que deve ser seu principal concorrente no mercado de videogames portáteis, o Steam Deck.

Novidade porta USB-C

No corpo do Switch 2, a novidade mais intrigante foi a inclusão de uma porta USB-C na secção superior do aparelho. O Switch já tem uma porta dessas na secção subalterno, utilizada para conectar o carregador, que se mantém no novo aparelho.

Não se sabe para que a novidade ingresso servirá. Pode ser somente uma segunda opção para carregar o console ou uma forma de conectar um secundário não revelado. Só a Nintendo tem a resposta.

No controle

Os controles do Switch, batizados pela Nintendo de joy-cons (agora joy-cons 2, talvez?), também apresentam algumas novidades intrigantes.

Eles estão um pouco maiores e mantêm o layout essencial, exceto por uma pequena novidade: um botão quadrilátero foi incluído logo inferior do botão “Home” no joy-con recta.

Não há informações sobre para que ele serve, mas é verosímil que esteja associado a uma segunda novidade. Na lateral interna dos joy-cons (aquela que fica junto à tela) é verosímil identificar um sensor óptico, similar aos utilizados em mouses.

Isso, junto com um trecho da apresentação que mostra os joy-cons se movimentando uma vez que dois ratinhos, parecem indicar que o controle poderá funcionar uma vez que um mouse, por exemplo, para jogos de tiro em primeira pessoa.

Talvez o novo botão sirva para vincular ou calibrar essa novidade forma de utilizar os joy-cons? Especulação minha.

Aliás, os controles não mais são acoplados ao console deslizando nas laterais. Agora eles parecem permanecer presos por um imã, uma vez que alguns vazamentos já indicavam. Botões posicionados perto dos gatilhos ZL e ZR foram incluídos para desacoplar os controles do aparelho.

Novo Mario Kart

Nenhum jogo foi apresentado oficialmente, mas o vídeo de apresentação mostra imagens de um “Mario Kart” dissemelhante de tudo o que a Nintendo já lançou, indicando que o console pode ser lançado junto com um novo game de corrida do encanador bigodudo.

As imagens revelam uma pista chamada “Mario Bros. Circuit”, inédita em jogos da série “Mario Kart”. Nela, aparecem 24 lugares no grid de largada, o que levou a especulações de que a novidade contará com o duplo de karts na pista —em “Mario Kart 8” o supremo é 12.

Lançamento no Brasil?

Juntamente com o Switch 2, a Nintendo anunciou uma série de eventos para mostrar o novo console para o público. Começando em abril, a Nintendo Switch 2 Experience vai até o início de junho, o que leva a crer que o lançamento do aparelho deve ocorrer somente no meio do ano.

Europa, Ásia, EUA e Austrália foram contemplados, mas o Brasil ficou de fora da sarau. A escassez deu início a especulações de que o console poderia não ser lançado no Brasil em um primeiro momento.

Por outro lado, todo o material de proclamação do aparelho está disponível nos canais brasileiros da Nintendo em bom português, inclusive o trecho que destaca “lançamento em 2025”.

Aliás, Doug Bowser, presidente da Nintendo of America —subdivisão responsável pela marca em todo o continente—, fez uma postagem em português no X sobre o aparelho, dando a entender que o país não será esquecido pela marca.

Indicativos de que, mesmo que atrase um pouco, o console não deve demorar muito para ser lançado no Brasil. Com certeza muito menos que os três anos para a chegada do primeiro Switch.


Play

dica de game, novo ou macróbio, para você testar

Mika and the Witch’s Mountain

(PC, PlayStation 4/5, Xbox One/X/S, Switch)

Hoje a dica é dupla. Se você ainda não viu, assista à animação “O Serviço de Entregas da Kiki”, do Studio Ghibli. Depois, vá jogar “Mika and the Witch’s Mountain”, desenvolvido pelo estúdio independente espanhol Chibig. O game (assim uma vez que o filme) conta a história de uma jovem bruxinha que começa a trabalhar uma vez que entregadora em uma graciosa cidade litorânea. Entre uma entrega e outra, deslizando prazerosamente pelo firmamento, o jogador conhece os moradores da cidade e os ajuda a edificar uma comunidade em que todos são bem-vindos. É extremamente relaxante e otimista, mas não cede ao escapismo, com mensagens sobre ecologia, trabalho e companheirismo. O jogo, que está em chegada antecipado no PC e Switch, será lançado oficialmente na quarta (22) também nos consoles PlayStation e Xbox.

O repórter recebeu uma imitação do jogo para teste.


Update

novidades, lançamentos, negócios e o que mais importa

  • As ações da Nintendo caíram muro de 7% na bolsa de Tóquio logo depois o proclamação do Switch 2. O índice, porém, se recuperou ligeiramente e fechou o dia com queda de 5%. Entre os motivos apontados para o mau desempenho está a escassez de grandes novidades na apresentação, que somente confirmou alguns dos últimos vazamentos.

  • A remasterização de “Donkey Kong Coutry Returns HD” não dá créditos para os profissionais do Retro Studios, desenvolvedor do jogo original. É a segunda vez que o estúdio é esquecido pela Nintendo em um relançamento, o mesmo acontece com “Metroid Prime Remastered”.

  • O jogo de cartas online “Marvel Snap” saiu do ar nos EUA junto com o TikTok. Desenvolvido pelo estúdio americano Second Dinner, o game é publicado pela Nuverse, subsidiária da ByteDance, dona do TikTok. Em mensagem nas redes sociais, a Second Dinner disse que o expatriação não era previsto e que trabalha para o retorno do resultado.

  • Depois o sinistro de “Concord”, a Sony cancelou dois jogos uma vez que serviço não anunciados, afirmou a Bloomberg. Entre os títulos cancelados está um jogo multiplayer da série “God of War”, que era desenvolvido pela Bluepoint (do remake de “Demon’s Souls”). O outro projeto era da Bend Studio (de “Days Gone”).

  • Corinne Busche, diretora de “Dragon Age: The Veilguard”, está de saída da Bioware, afirmou o site Eurogamer. Segundo a publicação, ela disse que está deixando a Eletronic Arts depois 18 anos devido a uma “proposta irrecusável” de outra empresa para produzir um novo RPG.

  • A Microsoft realizou mais uma rodada de demissões em sua unidade de games, afirmou o site Business Insider. Segundo a publicação, somente um pequeno número de funcionários foi dispensado. No ano pretérito, muro de 2.500 empregados da subdivisão que cuida de jogos foram mandados embora pela empresa.

Download

games que serão lançados nos próximos dias e promoções que valem a pena

22.jan

“Ender Magnolia: Bloom in the Mist” (PC, PS 4/5, Xbox One/X/S, Switch)

“Mika and the Witch’s Mountain” (PC, PS 4/5, Xbox One/X/S, Switch)

23.jan

“Star Wars: Episode I: Jedi Power Battles” (PC, PS 4/5, Xbox X/S, Switch)

“Final Fantasy 7: Rebirth” (PC)

“Synduality: Echo of Ada” (PC, PS 5, Xbox X/S)

24.jan

“Mark of the Deep” (PC, PS 4/5, Xbox X/S, Switch)

27.jan

“Virtua Fighter 5 R.E.V.O.” (PC)

28.jan

“Carmen Sandiego” (Android, iOS)

“Cuisineer” (PS 5, Xbox X/S, Switch)

“Eternal Strands” (PC, PS 5, Xbox X/S)

“Orcs Must Die! Deathtrap” (PC, Xbox X/S)

“Tails of Iron 2: Whiskers of Winter” (PC, PS 4/5, Xbox X/S, Switch)

“The Stone of Madness” (PC, PS 5, Xbox X/S, Switch)

“Warside” (PC)

Promoção da semana

  • No último dia 14, voltou ao ar a plataforma Compare Games, que fez sucesso nos anos 2010 e havia interrompido suas atividades em 2021. Uma vez que o nome diz, a plataforma conta com um sistema de verificação de preços de jogos físicos e digitais. Ótima opção para encontrar games originais com preço reduzido.

Folha

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *