Ao reduzir os custos operacionais das instituições e aumentar a eficiência em processos diversos, a transformação do dedo pode impulsionar a inclusão de pessoas que ainda não têm chegada integral ao sistema financeiro, diz André Miceli, professor e coordenador do MBA de Marketing e Negócios Digitais da FGV (Instalação Getulio Vargas).
Ele exemplifica que, com uma maior adesão ao open finance —que permite que clientes compartilhem seus dados entre diferentes bancos—, a tendência é de aumento da concorrência entre instituições financeiras e de personalização de serviços, levando a condições melhores em empréstimos e outros produtos.
“Além de permitir que bancos incumbentes, ou seja, que dominam o mercado, criem soluções mais baratas para um público com renda menor, a digitalização abre espaço para a geração de novas empresas. Os bancos digitais nasceram nessa vaga, e o desdobramento originário disso é que mais pessoas se bancarizem.”
Assessoria de investimentos – XP Investimentos
Para crescer, corretora investe na oferta de planejamento financeiro
O Brasil conta com quase 26,6 milénio assessores de investimentos, segundo dados de outubro da Ancord (Associação Pátrio das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias). O número é 342% maior que o registrado em 2018, de 6.011 assessores.
São 18,4 milénio profissionais da superfície só na XP Investimentos, marca mais lembrada da categoria na pesquisa O Melhor da Internet, com 22% das menções. Thiago Maffra, CEO da XP Inc., considera que a empresa contribuiu para o prolongamento da profissão, que deve seguir relevante mesmo com o progresso da lucidez sintético.
“A tecnologia traz novas ferramentas, melhora a experiência do cliente e potencializa o papel do assessor de investimentos, mas não o substitui. Quando falamos de planejamento financeiro de forma ampla, o assessor é ainda mais fundamental.”
Na terceira vaga de prolongamento da XP, o foco é o serviço de planejamento financeiro —generalidade no private banking, que atende clientes de subida renda— para quem tem patrimônio supra de R$ 100 milénio, abordando temas porquê previdência, crédito, investimentos e sucessão.
“Entendemos toda a vida financeira do cliente para fazer recomendações e ajudá-lo a ter uma solução completa”, explica Maffra. “Com isso, reforçamos o posicionamento de ter um serviço muito supra do que os bancos entregam e de não ser só um vendedor de produtos.”
XP Investimentos
22% das menções
Instalação
2001
Sede
São Paulo
Canais digitais
Site, aplicativo e redes sociais
Usuários
4,6 milhões de clientes ativos (somando todas as marcas do grupo XP Inc.)
IA ajuda banco a aprimorar e personalizar serviços
Ferramentas de lucidez sintético têm ajudado instituições financeiras a examinar dados e propor produtos, serviços e orientações mais personalizados. A IA também é usada em análises de crédito, detecção de fraudes e assistentes virtuais que podem melhorar a experiência do cliente e reduzir os custos operacionais dos bancos, diz Miceli, da FGV.
O Nubank utiliza ferramentas de IA nessas frentes desde que foi fundado, afirma Vitor Olivier, diretor de tecnologia do banco. “É porquê conseguimos entregar serviços mais acessíveis, com preço mais ordinário, numa graduação de mais de 100 milhões de clientes.”
Um exemplo está na estudo de dados obtidos via open finance para ampliar o conhecimento sobre a vida financeira dos clientes e fortalecer o relacionamento com eles oferecendo, além de recomendações, produtos e serviços adequados às necessidades e com preços mais vantajosos —seja do Nubank, seja de concorrentes, segundo Olivier.
“Queremos ajudar o cliente a tomar decisões melhores sobre a gestão financeira. Ao observar o comportamento fora do Nubank, conseguimos identificar se há moeda parado e sinalizar que dá para movimentar para um fundo ou trazer para render no Nubank, e ajudar alguém que está em cheque privativo em outra instituição a tapulhar se tiver recurso ou até mesmo oferecer um crédito mais barato para quitar a dívida.”
Nubank
26% das menções
Instalação
2013
Sede
São Paulo
Canais digitais
Site, aplicativo, redes sociais e ouvidoria via email (ouvidoria@nubank.com.br) e telefone (0800 887 046)
Usuários
Mais de 100 milhões de clientes no Brasil e 110 milhões de clientes globalmente
Meio de pagamento online – Pix e PayPal
Novidades do Pix podem promover inclusão e aquecer economia
Com 20% das menções, o Pix lidera porquê meio de pagamento online, categoria estreante n’O Melhor da Internet. Segundo pesquisa divulgada pelo Banco Mediano no início do mês, o Pix é a forma de pagamento mais usada no país, por 76,4% da população, superando o moeda em espécie e os cartões de débito e crédito.
Lucrativo pelo imediatismo, pela disponibilidade, pela gratuidade e pela facilidade de uso, o Pix simplifica a transferência de recursos e facilita a ingressão de pessoas que teriam dificuldade com processos burocráticos no sistema financeiro, afirma Miceli, da FGV.
Além de promover inclusão, novidades previstas para o Pix, porquê pagamento por aproximação e acréscimo de funções do cartão de crédito, podem aquecer a economia.
“Uma pessoa que não tem chegada a cartão de crédito, mas consegue parcelar compras no Pix, antecipa transações que só aconteceriam depois ou que nem aconteceriam. O giro da economia é o grande impacto que o Pix traz numa verdade econômica porquê a brasileira.”
O Pix divide a liderança na pesquisa Datafolha com o PayPal, citado por 18% dos entrevistados. Procurada pela Folha, a empresa não respondeu.
Pix
20% das menções
Lançamento
2020
Sede
Brasília (Banco Mediano)
Canais digitais
Site do BC, disponível em instituições financeiras
Usuários
170 milhões (pessoas físicas e jurídicas)
PayPal
18% das menções
Instalação
1998
Sede
São Paulo
Canais digitais
Site a aplicativo
Usuários
432 milhões no mundo