Tiktok: Lei Abre Brecha Para Veto A 'fortnite' E 'lol'

TikTok: Lei abre brecha para veto a ‘Fortnite’ e ‘LOL’ – 30/04/2024 – Tec

Tecnologia

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A lei que pode resultar no desterro do aplicativo TikTok dos Estados Unidos abre margem para que outras empresas chinesas com atuação no país sejam punidas da mesma forma. Isso inclui a gigante Tencent, com investimentos consideráveis nas empresas que fazem games uma vez que “Fortnite” e “LOL” (“League of Legends”).

Apesar de a legislação sancionada por Joe Biden na última quarta-feira (24) ser aplicada exclusivamente à ByteDance e sua rede social, ela deixa ocasião a possibilidade de que outras empresas de “países adversários” sofram as mesmas sanções desde que sejam consideradas pelo presidente uma “significativa prenúncio à segurança vernáculo”.

Segundo o texto, o veto pode ser aplicado a qualquer programa de computador ou app que atinja os seguintes critérios:

  1. Permita ao usuário fabricar uma conta ou perfil para gerar, compartilhar e ver textos, imagens, vídeos, informação em tempo real, ou teor similar;

  2. Tenha mais de 1 milhão de usuários ativos em pelo menos 2 dos últimos 3 meses;

  3. Seja controlado por uma empresa em que um “contendedor extrínseco” detenha ao menos 20% de participação acionária.

Apesar de a primeira vista serem muito restritos, esses critérios podem ser facilmente encaixados para jogos de sucesso cujas empresas desenvolvedoras receberam investimentos chineses.

É o caso da Riot Games, desenvolvedora de “LOL” e “Valorant”, que foi comprada pela Tencent em 2011. Os dois jogos mais populares da empresa ultrapassam tranquilamente a marca de 1 milhão de usuários ativos por mês e permitem que os usuários se comuniquem em tempo real.

Mas até empresas controladas por americanos podem ser obrigadas a se desfazer de investimentos estrangeiros. É o caso da Epic Games, desenvolvedora do mega sucesso “Fortnite”, que em 2012 vendeu muro de 40% de suas ações para a Tencent por US$ 330 milhões (R$ 1,7 bilhão) –segundo a empresa, atualmente a gigante chinesa controla 35% de suas ações.

A Tencent foi fundada em 1998 na cidade chinesa de Shenzhen. Seu primeiro resultado foi um programa de mensagens instantâneas que copiava o vetusto ICQ até no nome —OICQ, hoje chamado QQ—, mas que se tornou muito popular na China. Aproveitando a base de usuários do aplicativo, a empresa começou a expandir seu portfólio no início dos anos 2000, incluindo games.

Ao mesmo tempo em que detém fatia considerável do mercado de games na China, a Tencent vem aumentando seus investimentos fora do país. A empresa é acionista de estúdios uma vez que o nipónico FromSoftware, de “Dark Souls” e “Elden Ring”; o finlandês Supercell, de “Clash of Clans”; o belga Larian Studios, de “Baldur’s Gate 3”; e até da francesa Ubisoft, das séries “Assassin’s Creed” e “Far Cry”, entre outros.

“A indústria de games não mostrou muita preocupação com esses procedimentos até agora (pelo menos publicamente), mas oferecido o roupa de que a proibição do TikTok se tornou lei, de repente coisas que pareciam cenários absurdos há alguns anos estão desconfortavelmente dentro do reino das possibilidades”, afirmou Brendan Sinclair, editor do site GamesIndustry.biz em pilastra sobre o tema.

No texto, Sinclair lembra que em um pretérito não tão distante —especificamente durante o período de Donald Trump na Morada Branca— a Tencent foi questionada pelo Comitê sobre Investimentos Estrangeiros nos EUA, ligado ao Departamento do Tesouro, sobre a compra de ações de empresas americanas de tecnologia.

Dada a possibilidade de Trump voltar à Presidência nas eleições deste ano, todo desvelo é pouco.


Play

dica de game, novo ou vetusto, para você testar

Muito Feito

(PC, PS 4/5, Xbox One/X/S, Switch)

Não se deixe enganar pela carinha puro de Reginaldo. Lançado no termo do ano pretérito, esse jogo brasiliano se inspira em games retrô de fazendinha, uma vez que a série “Harvest Moon”, para fabricar um surpreendente título de terror com toques de humor preto. O game foi anunciado nesta semana uma vez que um dos finalistas da competição de melhor jogo brasiliano do próximo BIG Festival, que acontecerá em paralelo à Gamescom Latam (leia mais na seção update), e é meu predilecto ao prêmio.


Update

novidades, lançamentos, negócios e o que mais importa

  • O balanço do primeiro trimestre da Microsoft apontou uma queda de 31% na venda de consoles Xbox em relação ao mesmo período do ano pretérito. Apesar disso, houve aumento de 51% no faturamento em games, resultado principalmente da desenlace da compra da Activision Blizzard no termo do ano pretérito.

  • A Meta anunciou que irá permitir o uso do sistema operacional dos seus dispositivos de veras virtual Meta Quest em hardwares de terceiros. Entre os primeiros fabricantes a aproveitar a novidade estão Lenovo e Asus. A empresa anunciou também o lançamento de uma edição próprio do Meta Quest “inspirado no Xbox” em parceria com a Microsoft.

  • A Sony anunciou o lançamento solene do periférico PlayStation Portal no Brasil. O dispositivo, que permite reproduzir games do PlayStation 5 à intervalo, ficará disponível no Brasil a partir de 28 de junho com preço sugerido de R$ 1.499,90.

  • O BIG Festival anunciou 9 dos 10 finalistas ao prêmio de melhor jogo brasiliano do evento, que acontecerá em paralelo à Gamescom Latam, em São Paulo. São eles: “9 Kings” (Sad Socket); “Planeta Pig” (Garoa Studios); “Muito Feito” (oiCabie / QUByte Interactive); “Immortal Mantis Revenge” (Bitlife Studio); “Momodora: Moonlit Farewell” (Bombservice / PLAYISM); “NULLPTR” (Jeferson Silva); “Pocket Bravery” (Statera Studio / PQube); “The Posthumous Investigation” (Mother Gaia Studio); e “Zet Zillions” (OTA IMON Studios / Raw Fury).

  • A Blizzard não realizará a Blizzcon em 2024. A decisão foi divulgada em um post no blog da empresa, que não deu mais detalhes do motivo da desistência de realizar o evento. Ainda assim, a Blizzard afirmou que pretende voltar a realizar a sua convenção no porvir.

Download

games que serão lançados nos próximos dias e promoções que valem a pena

2.mai

“Endless Ocean Luminous”: R$ 249 (Switch)

“Indika”: preço não disponível (PC, PS 5, Xbox X/S)

“Madison VR”: preço não disponível (PS VR2)

“MotoGP 24”: R$ 249,50 (PS 4/5, Xbox One/X/S, Switch), preço não disponível (PC)

“Surmount”: R$ 50 (Switch), preço não disponível (PC)

7.mai

“Prison Architect 2”: R$ 147,45 (Xbox X/S),R$ 169,99 (PC), R$ 214,90 (PS 5)

Folha

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