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Cá na autobatizada Bancada das Séries (eu e a colunista Luciana Coelho sentamos lado a lado na Redação) só se fala de “True Detective: Terreno Noturna”, seu ponto de vista radicalmente feminino, seu final inteiramente satisfatório (exibido no último domingo, 18) e suas duas estrelas, Jodie Foster e Kali Reis.
Enquanto a ex-boxeadora profissional Reis tem unicamente três papéis em frente às câmeras, Foster é a definição de veterana da indústria, com uma curso quase tão longa quanto os seus 61 anos.
A experiente atriz vive uma renascença, com sua quinta indicação ao Oscar, por “Nyad” (Netflix)—a primeira uma vez que coadjuvante desde 1976—, e o retorno à televisão —num elenco regular pela primeira vez desde 1974.
Cá vão cinco outros filmes com um pouco do que Foster faz de melhor em “True Detective” e em sua filmografia uma vez que um todo: combinar vulnerabilidade e força, um interno sensível e cru protegido por uma carapaça de conhecimento e fadiga com um mundo de constantes decepções.
“Taxi Driver” (1976)
No filme de Martin Scorsese —o segundo com Foster, depois de “Alice Não Mora Mais Cá” (iTunes)—, Robert DeNiro interpreta Travis Bickle, um taxista instável que se torna obcecado com uma jovem (Cybill Shepherd) e com a teoria de livrar Novidade York do violação. Foster, portanto com 13 anos, interpreta Iris, a quem Bickle decide tentar tirar da prostituição.
Looke, Oldflix, NetMovies e HBOMax, 113 min.
“O Silêncio dos Inocentes” (“The Silence of the Lambs”, 1991)
Segundo Oscar de Foster, em sua terceira indicação, mas também o papel mais marcante de sua curso. Certamente, se os eleitores da Ateneu soubessem que “O Silêncio dos Inocentes” viria tão pouco tempo depois de “Acusados” (1988, Looke, Netmovies, Oldflix), pelo qual foi premiada, a história do cinema seria outra (Glenn Close poderia ter ganhado por “Ligações Perigosas” e seríamos poupados de “Era Uma Vez Um Sonho”!).
Em “Silêncio…”, Foster interpreta Clarice Starling, uma novata agente do FBI que precisa da ajuda de um psiquiatra serial killer canibal, Hannibal Lecter (Anthony Hopkins), para desvendar o sequestro da filha de uma senadora e uma série de mortes de mulheres.
Prime Video, 113 min.
“Contato” (“Contact”, 1997)
Ellie Arroway (Foster) é uma astrônoma que detecta um sinal de rádio vindo do espaço. Para interpretar a mensagem encriptada e realizar sua missão —e prescrever se ela de trajo vem de alguma forma de vida estranho avançada— a obstinada investigador se alia a um misterioso bilionário (John Hurt) e terá que enfrentar as resistências e ambições de colegas, do governo e até de seu interesse amoroso, Palmer Joss (Matthew McConaughey).
Para aluguel em Amazon, iTunes e YouTube, 150 min.
“O Quarto do Pânico” (“Panic Room”, 2002)
Mãe (Foster) e filha (Kristen Stewart), sozinhas em sua novidade moradia em Novidade York, viram objectivo de bandidos que querem roubar uma fardo preciosa escondida justamente no quarto do pânico onde as duas se escondem. Talvez mais hitchcockiano dos filmes de David Fincher, pleno de movimentos de câmera chamativos (e o uso de muitos efeitos especiais computadorizados portanto novíssimos).
Para aluguel em Amazon, Evidente Vídeo, iTunes e YouTube, 111 min.
“O Projecto Perfeito” (“Inside Man”, 2006)
Um grupo de assaltantes liderados por Dalton Russell (Clive Owen) faz os clientes e funcionários de um grande banco em Novidade York reféns. Enquanto o detetive Keith Frazier (Denzel Washington) tenta negociar a liberação dos sequestrados, o possuinte do banco, Arthur Case (Christopher Plummer), contrata Madeline White (Foster), uma “fixer”, para proteger informações sensíveis que podem vir à tona com o violação.
Telecine, 129 min.
O QUE ESTÁ CHEGANDO
As novidades nas principais plataformas de streaming
“Fanny & Alexander”
Para os interessados em clássicos, “Fanny & Alexander”, drama de Ingmar Bergman ganhador de quatro Oscars, chegou ao Sesc Do dedo, de perdão. Faltou manifestar na semana passada que a plataforma também tem “Bom Trabalho”, de Claire Denis.
Sesc Do dedo, 188 min.
“Mea Culpa”
Thriller erótico com Kelly Rowland (do grupo Destiny’s Child) uma vez que a advogada Mea Harper, defensora de Zyair Malloy (Trevante Rhodes), um artista sedutor suspeito da morte da namorada.
Netflix, 120 min.
“Na Real” (“The Real World”)
Os millennials mais velhos se lembrarão do BBB original, “The Real World”, invenção da MTV americana para ter uma romance sem ter que gastar verba com roteiros. Chega neste sábado (24), à Netflix, a nona temporada da série, que se passa em Novidade Orleans. Ah, o ano 2000!
Netflix, a partir de sábado (24), 23 episódios.
“Matrimónio Impossível”
Comédia romântica sul-coreana, em que Na Ah Jeong (Jeon Jong Seo) aceita se matrimoniar com seu camarada Lee Do Han (Kim Do Wan), para ajudá-lo a esconder um sigilo. Todavia, o irmão mais novo dele, Lee Ji Han (Moon Sang Min), resiste a aceitá-la na família.
Estreia na segunda (26) no Rakuten Viki.
“Xógum: A Gloriosa Saga do Japão” (“Shogun”)
Já assisti aos dois primeiros episódios desta minissérie, uma novidade adaptação do livro de James Clavell de 1975 sobre o piloto inglês de um navio holandês que se torna peça-chave na disputa de poder entre cinco suseranos e os jesuítas portugueses no Japão em 1600.
Pelo pequeno espaço cá, digo unicamente que a produção é lindíssima, com fortes atuações de Cosmo Jarvis (“Persuasão”), Anna Sawai (“Monarch: Legado de Monstros”) e Hiroyuki Sanada (“John Wick 4: Baba Yaga”). Aguardo ansiosamente pelos demais episódios.
Estreia na terça (27) no Star+ e no Disney+, com dois episódios. Os oito seguintes estreiam um por semana, às terças.
Anote na agenda
Oriente termo de semana tem as duas últimas oportunidades de aspirantes ao Oscar deste ano fazerem discursos que chamem a atenção dos eleitores —a votação está ocasião desde quinta (22) e vai até terça (27).
No sábado (24), o sindicato dos atores entrega seus troféus, com todos de olho nas disputas mais acirradas, por Melhor Ator —entre Cillian Murphy (“Oppenheimer”) e Paul Giamatti (“Os Rejeitados)—, e por Melhor Atriz, entre Lily Gladstone (“Assassinos da Lua das Flores”) e Emma Stone (“Pobres Criaturas”).
No domingo (25), acontece o “Oscar do cinema independente”, o Film Independent Spirit Awards, quando poderão subir ao palco representantes de filmes que concorrem ao prêmio da Ateneu, uma vez que “Vidas Passadas”, “Ficção Americana”, “Anatomia de Uma Queda” e “Zona de Interesse”.
30º SAG Awards, ao vivo na Netflix no sábado (24), a partir das 21h.
Film Independent Spirit Awards, ao vivo no YouTube no domingo (25), a partir das 19h.
HBOMax vira Max
Na próxima terça (27), o serviço muda de nome e de rosto e passa a concentrar produções de HBO, Warner Bros., DC, canais Discovery, Cartoon Network, Discovery Kids e Adult Swim. A depender do dispositivo e do sistema operacional, o aplicativo atualizará sozinho para a novidade plataforma. Se não, será necessário encolher o novo app.
VEJA ANTES QUE SEJA TARDE
Uma dica de filme ou série que sairá em breve das plataformas de streaming
“Distúrbio” (“Unsane”, 2018)
Uma jovem (Claire Foy) deixa sua cidade natal para fugir de um stalker, mas acaba internada em um hospital psiquiátrico sem saber muito o que é veras e o que não é. Dirigido por Steven Soderbergh, foi filmado inteiramente com um iPhone 7.
Na Mubi até 29 de fevereiro, 98 min.