No final do mês da folia, neste sábado (29), às 21h, a TV Brasil estreia o documentário original Mais um Carnaval. A produção realizada pela emissora pública acompanha os preparativos de três escolas de samba da Série Prata do carnaval carioca para o desfile de 2025 na Estrada Intendente Magalhães.
A via, que fica na Zona Setentrião do Rio de Janeiro, recebe um dos eventos carnavalescos mais populares da capital fluminense. O teor inédito fica disponível no app TV Brasil Play e ainda pode ser visto no site e no YouTube do conduto.
O especial destaca os bastidores da indústria criativa do carnaval das agremiações que não têm tantos recursos e desenvolvem enredos menos luxuosos na disputa por uma vaga para desfilar na sonhada Marquês de Sapucaí. Segundo o regulamento, unicamente uma das 30 escolas garante o entrada para a Série Ouro.
O fio condutor da narrativa é o trabalho de três personagens – uma passista, uma aderecista e uma ritmista – que revelam um lado menos divulgado do carnaval do Rio. O glamour da Passarela do Samba contrasta com os dilemas e desafios impostos à verdade da sarau popular com menos investimento.
O viés familiar e o envolvimento comunitário ganham destaque na preparação da sarau que remete aos valores e às tradições com as novas gerações dando perpetuidade ao legado ancião.
O filme intercala sequências do ofício realizado por três mulheres que encaram pressões e conflitos para preparar o desfile a tempo sob condições financeiras escassas. O corpo em movimento, as suntuosas fantasias e a vibrante batida do samba são os elementos fundamentais que embalam essa rotina.
A trama mostra a jornada dessas profissionais que vivem o universo da folia com seriedade durante o ano inteiro. Geovanna Alves é diretora do Naipe de Tamborins da Acadêmicos da Rocinha. Pejada, Izabelly Barboza é passista da Acadêmicos do Cubango, enquanto Luana Rios atua porquê diretora do Ateliê da Vizinha Faladeira. A projeção do esforço das três é uma modelo da mobilização coletiva para o resultado final.
foto
Produzido desde junho de 2024, o filme mostra o planejamento dessas trabalhadoras por vários meses em cada uma dessas áreas, o curso das atividades no transcurso do ano e os ajustes às vésperas do desfile, seja nos barracões, nos ensaios de rua ou até durante os últimos momentos antes do desfile.
O incêndio em uma fábrica de fantasias na Zona Setentrião do Rio de Janeiro no mês de fevereiro às vésperas da sarau momesca também é lembrado na produção. O orgasmo do filme traz surpresas e se apresenta ao público com a performance das agremiações na Intendente Magalhães neste mês de março.
Com 31 minutos, a obra tem direção do documentarista João Borsani.
“Quem acompanha os desfiles das escolas de samba não imagina o trabalho que dá riscar e confeccionar todas aquelas fantasias e alegorias para centenas de pessoas, gerar e repetir as coreografias, organizar e alinhar as alas, conceber e ensaiar todo o escorço de bateria. Tudo é feito com muito esforço, um trabalho detalhado e exaustivo que dura todo um ano.
A teoria do documentário era dar visibilidade a esses trabalhadores que vivem o carnaval no seu cotidiano, não unicamente nos dias de folia”, explica o diretor da novidade película da TV Brasil.
A premiada documentarista Maria Augusta Ramos, gerente-executiva de Teor da Empresa Brasil de Notícia (EBC), que faz a gestão da TV Brasil, reforça a tese.
“Ao virar as suas lentes para um lado menos divulgado da nossa maior sarau popular – o carnaval da Intendente Magalhães – o filme nos coloca porquê espectadores privilegiados de processos de trabalho pouco conhecidos, em um movimento precípuo do cinema documentário”, afirma.
Maria Augusta Ramos completa o raciocínio sobre a prestígio desse teor inédito.
“É com muita alegria que lançamos esse documentário original, que honra o projeto que acreditamos para a TV Brasil. Ao lado de toda a programação lançada nesses últimos dois anos e da Seleção TV Brasil – edital de fomento para a produção independente – ele ajuda a solidar a imagem da televisão pública brasileira porquê um espaço para a programação de qualidade e profundamente conectada com a nossa cultura”, ressalta.
foto
Produções originais
O documentário Mais um Carnaval (2025) é o terceiro resultado desenvolvido pela equipe do conduto público neste formato de produções originais. Os lançamentos anteriores foram os especiais Estação Oswaldo Cruz (2024), sobre o Trem do Samba e nascimento da cultura popular carioca, e 1 dia na MEC, 100 anos no Rádio (2023), que celebrou o centenário da Rádio MEC, emissora pública que assim porquê a TV Brasil faz secção da Empresa Brasil de Notícia (EBC).
O mais recente projeto tem a experiente roteirista Antonia Pellegrino na Diretoria de Teor e Programação da EBC. A equipe da extensão, que já rendeu frutos na telinha porquê a série Cine Resenha e o programa DR com Demori, conta ainda com a documentarista Maria Augusta Ramos na Gerência Executiva de Teor, além de Alice Lanari e Linei Lopes, respectivamente nas gerências de geração de conteúdos artísticos e produção de teor audiovisual.
Com direção de João Borsani, o filme Mais um Carnaval é uma teoria original com roteiro do próprio diretor com Alice Lanari e Zeca Ferreira. A produção executiva reuniu Ingrid Gasset, João Borsani, Linei Lopes e Poliana Guimarães. A pesquisa para o teor é de Rafael Tavares e Ingrid Gassert.
foto
Ficha Técnica
País: Brasil
Ano: 2025
Gênero: Documentário
Classificação indicativa: Livre
Duração: 31 min.
Direção: João Borsani
Produção executiva: Ingrid Gasset, João Borsani, Linei Lopes e Poliana Guimarães
Roteiro: Alice Lanari, João Borsani e Zeca Ferreira
Pesquisa: Rafael Tavares e Ingrid Gassert
Edição e Finalização: Diego Lourenço e Jean Albernaz
Edição: Leonardo Lamad e Marcos Paulo da Silva
Direção de Retrato: Denis Vianna e Marcio de Andrade
Imagens: Amâncio Roqui, Denis Vianna, João Victal e Marcio de Andrade
Operação de Áudio: André Pichitelli, André Valente e Eduardo Sá
Auxílio de Iluminação: Pablo Costa e Paulo Telles
Auxílio Operacional: Elias Carneiro, João Carlos de Lima e Fábio Anunciação
Design Gráfico: Péricles Silva
Videografismo: Bruno Godinho e Ronaldo Lúcio
Sonorização e Mixagem: Maurício Azevedo
Correção de Cor e Colorização: Ricardo Alexandria
Estágio de Finalização de Cor: André Godoy
Tradutor de Libras: Thamires Ferreira
Escora à Produção: Andrea Palma e Iara Bezerra
Coordenação de Videografismo: Ronaldo Lúcio
Coordenação de Produção Músico: Ricardo Vilas
Coordenação Operacional: Osvaldo Austin
Coordenação de Direção de Retrato: Ricardo Alexandria
Coordenação de Geração de Conteúdos Artísticos: Zeca Ferreira
Coordenação de Produção e Coprodução: Poliana Guimarães
Gerência de Operações de Rádio e TV – RJ: Rômulo Freitas
Gerência de Gestão de Marcas Institucionais e Identidades Visuais: Vinicius Spanguero
Gerência de Videografismo: Bruno Godinho
Gerência de Música: Bia Aparecida
Gerência de Edição e Finalização: Carlos Damião
Gerência de Geração de Conteúdos Artísticos e Projetos Especiais: Alice Lanari
Gerência de Produção e Coprodução de Teor Audiovisual: Linei Lopes
Gerência Executiva de Programação Audiovisual: José Cardozo
Gerência Executiva de Teor: Maria Augusta Ramos
Superintendente de Notícia Do dedo e Mídias Sociais: Nicole Briones
Diretora de Teor e Programação: Antonia Pellegrino
Diretor-Universal: Bráulio Ribeiro
Diretor-Presidente: Jean Lima
Ao vivo e on demand
Acompanhe a programação da TV Brasil pelo conduto acessível, TV por assinatura e parabólica. Sintonize:
Seus programas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site ou por aplicativo no smartphone. O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS.
Assista também pela WebTV
Serviço
Mais um Carnaval – sábado, dia 29/3, às 21h, na TV Brasil
Mais um Carnaval – TV Brasil Play
Mais um Carnaval – Site da TV Brasil
Mais um Carnaval – YouTube da TV Brasil
TV Brasil na internet e nas redes sociais
Site – https://tvbrasil.ebc.com.br
Facebook – https://www.facebook.com/tvbrasil
Instagram – https://www.instagram.com/tvbrasil
YouTube – https://www.youtube.com/tvbrasil
X – https://x.com/TVBrasil
TikTok – https://www.tiktok.com/@tvbrasil
TV Brasil Play –