Aracaju
No próximo sábado (15), a TV Cultura completará 55 anos. Mantida pela Instalação Padre Anchieta, a emissora prepara uma série de comemorações. Haverá a estreia de novos programas no segundo semestre e reprises para comemorar a data.
Na segunda-feira (17), voltam à grade da emissora, por três meses, os maiores sucessos da emissora. As atrações foram digitalizadas por meio de recursos de IA, com qualidade de som e imagem compatíveis com o 4K.
A exibição de programas infantis será em horário superior, das 19h às 20h, e contará com “O Mundo de Beakman”, “As Aventuras de Tintim”, “Mundo da Lua”, “Confissões de Jovem” e “Forte Rá-Tim-Bum”. Já na madrugada, à 1h, atrações feitas para o público adulto ganham reprises, uma vez que MPB Próprio, Provocações com Antônio Abujamra (1932-2015), Eureka! e Quem Sabe, Sabe!, entre outros.
“Além desse compromisso da recuperação desse material todo, que é um patrimônio da TV brasileira, a gente quis muito homenagear o fã da TV Cultura, com coisas que estão marcadas no coração dos brasileiros”, diz Enéas Pereira, vice-presidente da Instalação Padre Anchieta e diretor de programação da TV Cultura.
Nos últimos cinco anos, a TV Cultura iniciou um processo de digitalização de seu montão, que além de suas atrações, também tem alguns registros da extinta Rede Manchete (1983-1999), além de momentos históricos da televisão brasileira. “Hoje, 70% desse montão está totalmente digitalizado”, afirma Enéas.
Junto com as reprises, estreariam novos programas. No entanto, devido ao contingenciamento de verbas da Instalação Padre Anchieta, as novidades foram adiadas para o segundo semestre, com previsão de exibição a partir de setembro.
“Os programas novos fazem segmento da novidade grade. Preciso registrar isso por que vai parecer que está faltando um pouco nessa programação. Não está. Ela está exclusivamente sendo postergada”, afirma José Roberto Maluf, presidente da Instalação Padre Anchieta.
Entre as atrações já acertadas estão Meu Nome é Correria com Cazé Pecini, ex-MTV Brasil e Orbe; Na Regularidade do Samba, comandado por Thobias da Vai-Vai; Quando Eu Vim-Me Embora, série sobre a transmigração nordestina baseada na obra de Marco Antonio Villa, com direção e roteiro de João Falcão; Expresso Oriente, apresentado por Jaime Spitzcovsky, que falará sobre a Ásia; e um documentário sobre os 55 anos da TV Cultura, destacando os principais momentos do ducto.
Existem outros projetos que estão em negociações. Um deles é o retorno do clássico programa músico Muito Brasil, que recebia grandes artistas para shows ao vivo nas tardes de domingo, um documentário sobre os 40 anos da Fábrica do Som e uma série sobre o Senado Federalista, com direção de Laís Bodanzky.
Outra teoria da TV Cultura é aumentar a programação esportiva. A Despensa Paulista, com times do interno de São Paulo, será exibida a partir de sábado (15), com o jogo entre Juventus e Portuguesa. A TV exibe também a Fórmula Indy, principal evento de automobilismo dos Estados Unidos.
A emissora negocia a renovação de contrato da Uefa Europa League e da Conference League, torneios europeus que exibe desde 2021, com a empresa Livemode, que venceu a última licitação dos direitos até 2027. Até logo, o negócio de licenciamento era com o SBT. “Os direitos de futebol estão caros, mas eles são importantes”, diz Maluf.
FUNÇÃO SOCIAL
Única das seis maiores redes do Brasil a investir massivamente em programação infantil diária, a Cultura tem dez horas dedicadas para crianças. A audiência ainda responde: na filete da manhã, a emissora chega a permanecer em quarto lugar, detrás exclusivamente de Orbe, Record e SBT.
De olho nesse público, a Cultura prepara a estreia de um novo Quintal da Cultura, atração infantil mais longeva na grade no ar; uma novidade versão da série clássica “Mundo da Lua”, em parceria com o Sesi e Fiesp; e negocia outra novidade versão do “Forte Rá-Tim-Bum”, seu maior sucesso de audiência da história.
Hoje, além de atrações produzidas por ela, a TV Cultura exibe desenhos e séries uma vez que “Transformers”, “Turma da Mônica”, “Show da Luna” e “Power Rangers”. Um dos acordos acertados é com a trabalhador de brinquedos Hasbro, que cede produções suas para exibição.
“É nossa função social. Enquanto as emissoras comerciais tiram a programação infantil por que ela não é rentável, nós não estamos preocupados com esse paisagem. Nós estamos preocupados em atender esse público. Mais de 60% do povo brasílio não pode assinar um pouco. Nós suprimos essa vácuo. Não quer proferir que a nossa programação infantil não dá prejuízo. Dá prejuízo, mas isso faz segmento do nosso negócio”, diz José Roberto Maluf.
FESTAS
Para comemorar os 55 anos, a TV Cultura lançará ainda um livro sobre sua história e terá eventos públicos em São Paulo. Na quinta-feira (13), em parceria com o TikTok, a empresa terá o Creators Day55, onde criadores digitais irão passar a tarde na emissora e saber estúdios, cenários, figurinos, objetos e histórias da Cultura.
Já no dia 19 de agosto, a Cultura promove um evento de gala no Theatro Municipal de São Paulo com uma apresentação da Orquestra Sinfônica Heliópolis. Em outubro, haverá outros três eventos. No dia 12, uma apresentação da Brasil Jazz Sinfônica com o duo Termo Cantada, no Memorial da América Latina.
No dia 13, será inaugurada uma exposição sobre os 55 anos da Cultura e os 30 anos do Forte Rá-Tim-Bum, no Solar Fábio Prado. Por termo, no dia 20 de outubro, a Brasil Jazz Sinfônica se apresenta com cantor Alceu Valença no Auditório Ibirapuera, às 11h.