Um dos filmes mais aguardados da 48ª Mostra, “Ainda Estou Cá”, de Walter Salles, esgotou rapidamente os ingressos e obrigou a organização a programar uma sessão extra.
Mas além de títulos pop e concorridos, a Mostra também é a chance para garimpar títulos escondidos em sua farta programação, que muitas vezes não chegam ao volta exibidor —ou estreiam sem badalação.
Entre os filmes escondidos, estão longas centrados em relações humanas, uma vez que “A Vila Perto do Paraíso” e “Dying – A Última Sinfonia”, ambos sobre pequenos núcleos familiares. Confira esses e outros destaques.
Abril
April. França/Itália/Geórgia, 2024. Dir.: Dea Kulumbegashvili. Com: Ia Sukhitashvili, Kakha Kintsurashvili e Merab Ninidze. 134 min. 18 anos
Quando o pai de um bebê que veio à óbito durante o parto exige uma investigação sobre o trabalho da obstetra, o ativismo da médica em prol do monstro corre risco de ser revelado. Prêmio próprio do júri em Veneza.
Dia 30, às 15h (Cinesesc)
Ao Contrário
Volveréis. Espanha/França, 2024. Dir.: Jonás Trueba. Com: Itsaso Arana, Vito Sanz e Fernando Trueba. 114 min. 14 anos
Um par decide dar uma sarau para festejar o término do relacionamento de 15 anos. Amigos e parentes questionam a decisão fazendo com que eles repensem suas verdadeiras convicções.
Dia 29, às 14h40 (Cinesystem Frei Caneca 4)
Boa Rapariga
Good One. EUA, 2024. Dir.: India Donaldson. Com: Lily Collias, James Le Gros e Danny McCarthy. 90 min. 14 anos
Uma jovem vai com o pai e um companheiro dele para um mochilão nas montanhas. Os dois homens passam a se tratar de forma hostil e cabe à jovem mediar a situação.
Dia 26, às 18h (Cinesatyros Bijou)
Bumerangue
Boomerang. Alemanha/Irã, 2024. Dir.: Shahab Fotouhi. Com: Arash Naimian, Yas Farkhondeh e Leili Rashidi. 84 min. 14 anos
Um par em crise procura saídas individuais para seus problemas. Enquanto o marido tenta se reconectar com uma ex-namorada, sua mulher procura um novo lar para ela e a filha jovem. A jovem, por sua vez, toma a iniciativa de flertar com um rapaz.
Dias 25, às 17h30 (Cinesystem Frei Caneca 5) e 30, às 15h (Spcine CCSP – Paulo Emilio)
Dying – A Última Sinfonia
Sterben. Alemanha, 2024. Dir.: Matthias Glasner. Com: Lars Eidinger, Corinna Harfouch e Lilith Stangenberg. 180 min. 18 anos
A morte murado os membros da família Lunies. Gerd, o pai, tem demência e é disposto em uma lar de repouso para o refrigério da mãe, Lissy, que também está com a saúde debilitada. Tom, o fruto, é um maestro que resiste às investidas de uma ex-namorada enquanto prepara uma obra sobre a morte.
Dias 27, às 20h40 (Suplente Cultural 1); 29, às 15h (Cinesesc); e 30, às 16h (Espaço Augusta 1)
Eephus
EUA/França. 2024. Dir.: Carson Lund. Com: Keith William Richards, Cliff Blake e Ray Hryb. 88 min. 14 anos
Os atletas de dois times de beisebol de uma pequena cidade na Novidade Inglaterra se enfrentam pela última vez em uma disputa tensa que desperta memórias felizes e doloridas, já que o campo em que jogam foi vendido para um projeto imobiliário. Estreia de Lund na direção.
Dias 24, às 17h50 (Suplente Cultural 1); e 28, às 19h20 (Espaço Augusta 1)
Queimada do Vento
Portugal/Suíça/França, 2024. Dir.: Marta Mateus. Com: Soraia Prudêncio, Maria Catarina Sapata e Safir Eizner. 72 min. 16 anos
Em um dia de muito calor, uma jovem corta o dedo em uma quinta produtora de uvas e um touro passa a seguir o rastro de sangue deixado pela ferida. Primeiro longa de Marta Mateus, diretora do curta “Farpões Baldios”. O filme foi exibido no Festival de Locarno.
Dias 28, às 18h40 (Cinesesc); e 30, às 16h45 (IMS Paulista)
Horizonte
Colômbia/França/Luxemburgo/Chile/Alemanha, 2024. Dir.: César Augusto Acevedo. Com: Claudio Cataño, Paulina Garcia e Carlos Mario Echeverry. 125 min. 16 anos
Os fantasmas de uma mãe e seu fruto procuram pelo pai da moçoilo, sumido na Colômbia marcada pela pela violência histórica. O diretor venceu o prêmio Câmera de Ouro no Festival de Cannes, por “A Terreno e a Sombra” (2015).
Dias 26, às 17h10 (Cinesystem Frei Caneca 2); e 28, às 21h30 (Cinemateca – Sala Grande Otelo)
Reas
Argentina/Alemanha/Suíça, 2024. Dir.: Lola Arias. 82 min. 14 anos
Traz a história de Yoseli, presa por tráfico de drogas no aeroporto. Detida, conhece Nacho, um varão trans, e junta-se a ele e outros detentos para trovar a vida na prisão de Buenos Aires. O documentário híbrido reconstrói o gênero músico.
Dias 26, às 15h10 (Cinesystem Frei Caneca 5); e 29, às 19h (Cinesystem Morumbi 8)
A Vila Perto do Paraíso
The Village Next to Paradise. Áustria/França/Alemanha/Somália, 2024. Dir.: Mo Harawe. Com: Ahmed Ali Farah e Ahmed Mohamud Saleban. 133 min. 14 anos
Uma pequena família vive em um vilarejo remoto na Somália, devastado por ventos frequentes e ataques de drones. Nesse cenário inóspito, um pai, seu fruto e a tia da moçoilo tentam encontrar o estabilidade entre levar uma vida normal e continuamente pensar em estratégias de sobrevivência. O título foi selecionado para o recente Festival de Cannes e é o primeiro longa-metragem do diretor.
Dia 25, às 20h30 (Cinesystem Frei Caneca)
Sol de Inverno
Boku No Ohisama. Japão/França, 2024. Dir.: Hiroshi Okuyama. Com: Sōsuke Ikematsu, Keitatsu Koshiyama e Kiara Nakanishi. 90 min. 10 anos
Quando Arakawa, treinador de patinação artística, vê o potencial de Takuya na modalidade, decide orientá-lo para formar uma dupla com Sakura, que é também seu interesse romântico.
Dia 26, às 21h40 (Espaço Augusta Sala 1)
Super Feliz para Sempre
Super Happy Forever. Japão/França, 2024. Dir.: Kohei Igarashi. Com: Hiroki Sano, Yoshinori Miyata e Nairu Yamamoto. 95 min. 14 anos
Sano leva um companheiro de puerícia para ajudá-lo a restabelecer um chapéu vermelho perdido em um hotel à litoral. O passeio traz recordações de cinco anos antes, quando Sano se apaixonou por sua falecida mulher naquele mesmo lugar.
Dias 24, às 20h30 (Cinesystem Frei Caneca 3); e 29, às 18h30 (Cinesystem Frei Caneca 5)