A marcha nupcial, a música tema de “Star Wars” e até a propaganda da Nissan que ficou conhecida pelo refrão “pôneis malditos” são exemplos de músicas clássicas. Mesmo sabido, o gênero músico não chega a ser exatamente popular.
Uma das razões para que isso aconteça é que, mesmo com ingressos gratuitos, grandes casas de música de concerto acabam assustando o público não familiarizado com sua imponência, diz Edilson Venturelli, maestro e CEO do Instituto Baccarelli.
Para Emmanuele Baldini, a sentença música erudita também não ajuda. Ele atua porquê spalla, o primeiro violino, na Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), que chega aos 70 anos e tem porquê sede a Sala São Paulo.
De conformidade com Baldini, o termo pode transmitir a teoria de que é obrigatório ter conhecimento prévio antes de se ir a um concerto —o que não é verdade, em sua opinião. O músico também apresenta o programa Contrastes, na rádio Cultura, em que fala sobre o gênero.
O passo mais importante para iniciar a consumir nascente tipo de música é ouvi-lo preferencialmente ao vivo, desconectado de celulares, procurando ter atenção às nuances das obras, diz Roberto Minczuk, maestro responsável por reger a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo.
Na hora de escolher uma apresentação para ver, Minczuk sugere que se comece por um concerto sinfônico —geralmente formado por quatro movimentos, inclui instrumentos de cordas, sopro e percussão, e que requer uma orquestra numerosa. “Uma ópera é uma história, logo você se apega mais a ela do que à música propriamente”, explica.
Baldini recomenda obras relacionadas a imagens da vida real para quem quer iniciar. O compositor Antonio Lucio Vivaldi (1678-1741), por exemplo, é responsável de “As Quatro Estações”, concertos que representam esses períodos do ano. Eles são acompanhados por sonetos —texto em versos— com descrições do que se passa na constituição.
“Pouco a pouco, o ouvinte passa a fazer suas próprias associações e perceber que música já sugere imagens, lembranças e eventos da vida”, diz Baldini.
A seguir veja onde ouvir música clássica na capital paulista e um vocabulário com expressões comuns.
Bachiana Filarmônica Sesi-SP
Sob direção de João Carlos Martins, a orquestra faz uma apresentação gratuita toda primeira quarta-feira do mês no Teatro do Sesi. Os concertos têm participação de músicos convidados.
Teatro do Sesi São Paulo – av. Paulista, 1.313, Bela Vista. Qua. (2/10), às 20h. Gratuito
Orquestra Experimental de Repertório
Uma vez que secção do projeto Municipal Circula, a orquestra se apresenta na Fábrica de Cultura Brasilândia. O rapper Thiago Jamelão e o DJ Nato PK farão a preâmbulo do evento, que acontece no dia 14.
Fábrica de Cultura Brasilândia- av. General Penha Brasil, 2.508, Brasilândia. Livre. Sáb. (14), às 11h. Gratuito
Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo
Uma vez que secção das comemorações de 70 anos da orquestra, os músicos tocam composições de Strauss, Villa-Lobos, Mahler, Rachmaninov e Carlos Gomes, sob a batuta de Thierry Fischer.
Sala São Paulo – pça. Júlio Prestes, 16, Campos Elíseos. Sex. (13), às 20h30, e sáb. (14), às 16h30. A partir de R$ 39,60, em osesp.art.br
Orquestra Sinfônica Heliópolis
Instrumentistas formados pelo Instituto Baccarelli farão uma série de concertos com início neste domingo (8), no Teatro Cultura Artística. As apresentações têm direção do maestro Isaac Karabtchevsky e participação do violoncelista Rafael Cesário.
Teatro Cultura Artística – r. Nestor Pestana, 196, Consolação. Dom. (8), às 11h. R$ 40, em culturaartistica.org
Orquestra Sinfônica Municipal
O grupo também faz secção do projeto Municipal Circula e se apresenta no CEU Meninos, no Ipiranga, no próximo dia 28. A Orquestra Sinfônica Municipal tocará obras de Antonio Vivaldi e Johann Sebastian Bach.
CEU Meninos – r. Barbinos, 111, São João Clímaco. Livre. Sáb. (28), às 11h. Gratuito
Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo
De 20 a 28 de setembro, o grupo homenageia seu fundador, Camargo Guarnieri, com uma série de programações musicais em seu espaço sede e na Sala São Paulo. O maestro e compositor se tornou importante referência cultural no Brasil e no mundo.
Núcleo Cultural Camargo Guarnieri – r. do Anfiteatro, 109, Cidade Universitária. Sáb. (21), às 16h. Gratuito
Sinfonia
Forma músico geralmente composta por quatro movimentos, que inclui instrumentos de cordas, sopro e percussão. Requer uma orquestra numerosa para ser tocada
Movimento
São as diferentes partes de uma peça clássica. Comparável aos diferentes episódios de uma série
Sonata
Forma músico composta para ser tocada por um número reduzido de músicos. Se enquadra na música de câmara
Música de câmara
É pensada para ser tocada em locais pequenos, com a participação de poucos instrumentistas
Soneto
Texto escrito em versos que pode seguir concertos