Encontrar o fone de ouvido perfeito pode parecer um duelo em meio à grande variedade de opções no mercado. Seja você um ouvinte exigente de música, um gamer devotado ou alguém que só quer entretenimento na hora de fazer manobra físico, saber as características fundamentais de cada tipo de padrão é o primeiro passo para fazer uma escolha acertada.
O preço pode variar bastante, com modelos que vão de murado de R$ 50 a R$ 6.000, dependendo das funcionalidades, da marca e da qualidade da construção.
Modelos mais caros geralmente oferecem tecnologias mais recentes, melhor qualidade sonora e recursos porquê cancelamento de sonido, mas opções acessíveis também apresentam desempenho suficiente para quem só quer um resultado para atender a um uso indispensável no dia a dia.
Veja a seguir o que levar em conta ao comprar um fone de ouvido.
1. Tipo
Com ou sem fio, o tipo do fone de ouvido deve ser uma das primeiras características observadas na hora da compra, já que cada um apresenta vantagens e desvantagens para diferentes estilos de uso.
Os fones intra-auriculares (in-ear) são aqueles inseridos no ouvido, com ou sem as borrachas que se adaptam conforme o tamanho do meio auditivo. São produtos acessíveis, leves e portáteis, mais voltados para quem procura discrição ou um uso durante atividades físicas. Há exemplos de variadas faixas de preço, do indispensável JBL C50HI aos avançados AirPods Pro 2, da Apple.
Os supra-auriculares ou headphones (on-ear) ficam sobre as orelhas, mas sem cobri-las por inteiro. Geralmente são mais confortáveis por períodos mais longos e oferecem uma qualidade sonora melhor do que os in-ear. Exemplo popular é o JBL Tune 520BT.
Para quem procura a melhor experiência, os circumaurais ou circumauriculares (over-ear) tendem a oferecer isolamento e qualidade sonora superiores por preço e tamanho maiores. São ideais para profissionais da extensão, entusiastas da música e para quem procura maior qualidade de construção. Um padrão publicado é o Sony WH-1000XM4.
Modelos com microfones dedicados, os headsets, são mais voltados para teleconferências ou para o público gamer, porquê os das marcas Logitech, HyperX e Razer.
Há também fones de ouvido que, em vez de se posicionarem dentro ou sobre as orelhas, transmitem o som através dos ossos do crânio. São os modelos por meio óssea, ainda menos comuns que os outros e pouco presentes no mercado brasílio.
2. Qualidade sonora
Apesar de ser principal para esse tipo de resultado, não é verosímil julgar a qualidade sonora do fone de ouvido baseando-se exclusivamente nas poucas especificações técnicas divulgadas pela maioria das marcas. Modelos mais básicos, por exemplo, raramente detalham esses aspectos, diferentemente do que ocorre com categorias porquê celulares e notebooks.
A qualidade do som de um fone de ouvido depende de fatores porquê design e construção, drivers, estabilidade de frequência e até do hardware que está executando o registo de áudio. Por isso, modelos mais caros de marcas confiáveis tendem a ser as melhores opções, embora aqueles que custem menos de R$ 100 também cumpram uma função básica.
Porquê usuários mais experientes também têm preferências variadas em relação a graves, médios e agudos, um bom fone de ouvido para um pode não ser para outro.
Uma dica é sempre permanecer de olho nas avaliações dos produtos nos sites e, se for uma questão crucial para deliberar entre dois ou mais aparelhos, vale a pena procurar testá-los em lojas físicas ou procurá-los em plataformas especializadas em testes sonoros, porquê o site Rtings.
3. Conexões
Hoje os principais fones de ouvido não têm fios e usam a tecnologia Bluetooth para se conectar a smartphones, computadores e tablets. Mas os modelos com fio ainda continuam existindo tanto porquê opções mais acessíveis, em modelos de ingressão, porquê para prometer a qualidade do áudio nos casos mais profissionais e voltados para entusiastas, porquê os da marca Kuba.
É simples que a conveniência dos primeiros é muito bem-vinda para a maioria dos usuários, já que funcionam mesmo a alguns metros de intervalo dos aparelhos com os quais estão conectados.
A versão da tecnologia mais geral hoje em dia é o Bluetooth 5.3, que oferece melhor alcance, maior firmeza e menor consumo de força em relação às anteriores. Outrossim, vários fones e aparelhos hoje têm software de emparelhamento rápido que realizam a conexão maquinalmente quando estiverem próximos um do outro.
No caso dos fones de ouvido com fio, os modelos apresentam o conector padrão de 3,5 mm, USB-C ou Lightning, no caso da Apple. Aliás, os iPhones e MacBooks funcionam melhor com os fones da mesma marca, os EarPods e AirPods, que oferecem pareamento quase momentâneo e suporte a todas as funções de controle disponíveis.
4. Recursos
O recurso que mais se destaca em fones de ouvido mais avançados é o cancelamento de sonido. Há dois tipos: o ativo, no qual o software do aparelho age para suprimir os barulhos externos, e o passivo, no qual o próprio design do fone faz essa tarefa ao tampar os ouvidos.
O cancelamento de sonido pode melhorar a experiência de ouvir música, podcasts ou até para realizar tarefas do dia a dia em cidades grandes, reduzindo barulhos indesejados.
Modelos com cancelamento ativo (ANC, na {sigla} em inglês) têm microfones externos que captam o som envolvente para gerar frequências opostas que cancelam esses ruídos. Geralmente funcionam melhor para expulsar sons uniformes e baixos, porquê motores de aviões e ventiladores, mas também quebram um galho para quem não aguenta mais barulhos de obras.
O passivo ocorre através do próprio design do fone de ouvido, que isola fisicamente o som extrínseco, e está geralmente presente em modelos over-ear com almofadas grandes e in-ear com as pontas de silicone.
Para quem pretende usar o fone durante atividades físicas ou em ambientes externos, vale também permanecer de olho se há resistência a poeira, suor e chuva.
Outro pormenor que traz uma comodidade a mais é a presença de controles de volume, chamadas e reprodução e a compatibilidade com assistentes virtuais porquê Google Assistant, Siri e Alexa, para automatizar outras tarefas.
5. Bateria
Para fones de ouvido sem fio, vale se reparar para a duração média da bateria especificada pelas fabricantes do padrão pesquisado.
A duração depende de fatores porquê o tipo de fone —pelo tamanho maior, os on-ear e over-ear têm baterias maiores—, uso de cancelamento de sonido e nível de volume. Modelos in-ear acompanham estojos de recarga que servem tanto para guardá-los porquê para carregá-los enquanto não estiverem sendo usados.
Os AirPods 4 têm duração estimada em 5 horas, menos que as 8 horas dos Galaxy Buds2 da Samsung. Os estojos, no entanto, fornecem mais 30 e 18 horas, respectivamente.
Já os AirPods Max, padrão over-ear da Apple, duram 20 horas com exclusivamente uma recarga. O concorrente Sony WH-1000XM4 tem uma duração estimada em 30 horas, enquanto o H3 da QCY oferece até 60 horas.
Também há modelos com carregamento rápido, porquê o on-ear JBL Tune 520BT, que dura até 57 horas e cuja recarga de 5 minutos já garante 3 horas de uso. O in-ear JBL Live Pro 2 TWS tem duração de 10 horas em uma única recarga, 30 horas no estojo e carregamento de 4 horas em 15 minutos.