Esta é a edição da Combo, a newsletter de games da Folha. Quer recebê-la todas as terças no seu email? Inscreva-se inferior.
Na principal premiação da indústria de games, os prêmios são um pormenor. Ao completar dez anos, o The Game Awards manteve a tradição que faz o evento crescer a cada edição ao promover uma série de anúncios de games que devem ser lançados nos próximos anos.
Entre novas franquias, grandes lançamentos e retornos surpreendentes, destaco cinco jogos que merecem sua atenção e devem dar o que falar daqui para frente.
Intergalactic: The Heretic Prophet
O principal proclamação da noite, guardado por Geoff Keighley (apresentador e possuidor do evento) para a reta final do show, foi o novo projeto da Naughty Dog, estúdio desenvolvedor de franquias de sucesso uma vez que “Uncharted” e “The Last of Us”.
Trata-se de uma franquia inédita de ficção científica em que o jogador assumirá o papel de Jordan A. Mun, uma caçadora de recompensas que procura desvendar um mistério interplanetário.
Segundo Neil Druckmann, diretor de “The Last of Us”, a Naughty Dog está trabalhando no novo game desde 2020, e os fãs podem esperar por uma façanha focada na narrativa, mas com uma das experiências de gameplay mais profundas já criadas pelo estúdio.
O jogo está em desenvolvimento para PlayStation 5, sem data prevista de lançamento.
The Witcher 4
Outro aguardado proclamação veio da CD Projekt Red, que revelou detalhes do próximo jogo da série “The Witcher”. A estrear pelo novo protagonista… Ou melhor, novidade protagonista.
Cirilla Fiona Elen Riannon, mais conhecida uma vez que Ciri, já era um personagem mediano nas aventuras de Geralt, o herói da trilogia original. O produtor-executivo do game, Małgorzata Mitręga, afirmou à IGN que a escolha da princesa pareceu a mais lógica para a perpetuidade da série em seguida a decisão de reformar o vetusto protagonista da franquia.
“Ela é uma personagem incrível, enxurrada de camadas. E, simples, já nos despedimos de Geralt anteriormente. Logo, isso é uma prolongamento. Acho que para todos nós é uma vez que se ela sempre estivesse destinada a isso. [A série] sempre foi sobre ela”, disse.
A CD Projekt Red não revelou a data de lançamento do seu novo RPG de mundo acessível.
Elden Ring: Nightreign
Depois o sucesso da primeira (e provavelmente última) expansão de “Elden Ring”, a From Software anunciou uma novidade forma de explorar as Terras Intermediárias. “Elden Ring: Nightreign” será uma novidade façanha cooperativa para até três jogadores com elementos de roguelike.
Segundo a IGN, que teve entrada a uma versão de teste do game, a cada sessão os jogadores terão por volta de 15 minutos para evoluir seu personagem enquanto a dimensão de jogo é reduzida. Ao termo do período, eles precisam enfrentar um chefão selecionado de forma aleatória e, caso saiam vitoriosos, o ciclo se repete mais duas vezes. Vencendo os outros dois chefões, a região é concluída –são previstas oito regiões ao todo.
O título promete trazer o mesmo repto que fez a reputação dos jogos da FromSoftware, mas em um formato mais “arcade”, que possibilita o jogo entre amigos. Antes que os fãs reclamem, ainda será provável jogar o game inteiro sozinho com dificuldade reduzida.
O título tem lançamento previsto para 2025 no PC e consoles PlayStation e Xbox.
Okami Sequel
Depois quase 20 anos de espera, os fãs de “Okami” finalmente poderão jogar um novo game da diva loba Amaterasu. Ainda assim, talvez mais importante do que o retorno dessa franquia, seja a notícia da volta da parceria entre Hideki Kamiya e Capcom.
Trabalhando com a famosa publisher japonesa, Kamiya dirigiu “Resident Evil 2”, um dos mais celebrados jogos da famosa franquia de terror, e o primeiro “Devil May Cry”, que se tornou um clássico de ação. Logo em seguida o lançamento de “Okami”, porém, o estúdio ao qual o desenvolvedor estava ligado foi fechado pela empresa.
Os funcionários demitidos decidiram fundar um novo estúdio, o PlatinumGames, no qual Kamiya desenvolveu a série “Bayonetta”, espécie de sucessora místico de “Devil May Cry”.
Em outubro do ano pretérito, porém, ele deixou o estúdio. O motivo foi revelado no The Game Awards, quando houve o proclamação de que Kamiya havia criado um novo estúdio, chamado Clovers, e que ele está desenvolvendo a sequência de “Okami”.
O trabalho, porém, exclusivamente começou. Não há previsão de lançamento ou das plataformas que receberão o game.
Ninja Gaiden Ragebound
O último jogo da lista foi um dos primeiros a serem exibidos na premiação, e pegou muita gente de surpresa. “Ninja Gaiden Ragebound” marca o retorno da série de jogos de ação ao formato 2D em seguida 30 anos.
A série, que amealhou fãs com sua jogabilidade rápida, começou sua história no NES. Segundo a publisher Dometu, a trilogia original da franquia foi resgatada pelos desenvolvedores do novo título uma vez que inspiração. A história de “Ragebound”, por sinal, terá relação direta com a dos jogos lançados nos anos 1980.
O game está sendo desenvolvido pelo estúdio The Game Kitchen (da série “Blasphemous”) sob a licença da Koei Tecmo, proprietária da franquia, e tem lançamento previsto para o inverno do ano que vem no PC e consoles.
Play
dica de game, novo ou vetusto, para você testar
Indiana Jones e o Grande Círculo
(PC, Xbox Series X|S)
Apesar de já ter algumas horas de jogo, ainda não consegui proceder muito na história. Culpa dos desenvolvedores, que criaram um mundo tão interessante de explorar que é difícil passar vencido por qualquer missão opcional. Tal qual o verdadeiro Indiana Jones, o jogo escapa habilmente de uma série de armadilhas para gerar uma experiência única. Constituído principalmente por quebra-cabeças e com uma jogabilidade que equilibra lucidez e habilidade, o jogo é uma façanha imperdível. Sem dúvidas é o melhor game fundamentado na franquia de filmes criada por Steven Spielberg.
O jornalista recebeu uma imitação do jogo para teste.
Update
novidades, lançamentos, negócios e o que mais importa
- A Nintendo adquiriu todas as ações da Monolith Soft, desenvolvedora de “Xenoblade Chronicles”. A gigante japonesa dos games já havia comprado 80% das ações do estúdio em 2007 e, antes dessa última compra, tinha 96% de participação. O restante das ações foi adquirido dos cofundadores Hirohide Sugiura, Tetsuya Takahashi e Yasuyuki Honne.
- O ex-diretor de “Marathon” Chris Barrett abriu um processo contra a Bungie, que teria, segundo ele, tentado “deliberadamente destruir sua reputação” para não lhe remunerar US$ 45 milhões. Segundo a Bloomberg, o desenvolvedor foi destituído em seguida ser criminado de comportamento inapropriado por funcionárias da empresa.
- A Epic Games lançou em entrada antecipado “Ballistic”, um jogo multiplayer de tiro em primeira pessoa tático nos moldes de “Counter Strike”. O título, disponível gratuitamente dentro de “Fortnite”, conta no momento com exclusivamente um planta para partidas 5×5, mas as opções serão ampliadas no horizonte.
- A publisher americana também anunciou uma parceria com a Telefónica, dona da Vivo, para que o aplicativo da Epic Games Store venha pré-instalado nos novos telefones Android vendidos pela operadora. A novidade valerá inicialmente para aparelhos na Espanha, no Reino Unificado, na Alemanha e na América Latina de língua espanhola.
- A plataforma de distribuição de jogos independentes Itch.io foi tirada do ar momentaneamente em seguida uma empresa contratada pela Funko Pop, operário de bonequinhos de vinil, identificar que um usuário da plataforma utilizou imagens de seus bonecos sem autorização. Segundo a empresa, a medida extrema foi resultado de um erro.
- A The Pokémon Company International, controladora da franquia Pokémon, fechou uma parceria com o estúdio de animação britânico Aardman (de “A Fuga das Galinhas” e “Wallace & Gromit”) para um projeto com lançamento previsto para 2027. Possivelmente um filme ou série em “stop motion”, especialidade do estúdio.
- Ex-executivos da Gearbox Publishing, Id Software e Warner Bros. Games, entre outras, anunciaram a geração de um novo selo de publicação de jogos. Chamada Cooldown Games, a publisher se propõe a sobresair títulos que se encaixem no “difícil estabilidade entre trabalho e vida de jogador na rotina moderna”.
Download
games que serão lançados nos próximos dias e promoções que valem a pena
19.dez
“Alien: Rogue Incursion” (PC, PSVR 2, Quest 3)
“Global Companions” (PC)