Vídeo: Como Funciona Ia Da Samsung Que Edita Foto

Vídeo: como funciona IA da Samsung que edita foto – 25/01/2024 – Tec

Tecnologia

A Samsung carregou sua câmera com recursos de perceptibilidade sintético generativa (porquê a do ChatGPT), embora não tenha feito grandes mudanças em seu conjunto de lentes na sua última leva de lançamentos neste mês.

O pacote de perceptibilidade sintético Galaxy AI, lançado com a novidade geração de aparelhos S24, inclui cinco soluções para fotografias: câmera lenta instantânea, retrato noturna, zoom do dedo de até 100 vezes com melhor qualidade, remoção de sombras e reflexos e edição com IA generativa.

A Folha testou esses recursos, desenvolvidos pela Samsung em parceria com o Google —o gigante das buscas desenvolveu um padrão de IA feito para funcionar em celulares, o Gemini Nano. Alguns funcionam de forma satisfatória e outros nem tanto.

Secção disso ficou disponível em aparelhos mais antigos, a partir de uma atualização de software. O chip da Qualcomm personalizado Snapdragon 8 Gen 3 for Galaxy, porém, faz diferença e as ferramentas funcionam com mais velocidade e fluidez no S24.

Depois pré-venda iniciada no último dia 17, o aparelho começou a ser entregue a lojas e domicílios na quarta-feira (24).

Todas essas funcionalidades, por ora, são gratuitas.

CÂMERA LENTA INSTANTÂNEA

Disponível exclusivamente no S24, o recurso desacelera vídeos filmados no modo normal, com 60 frames por segundo.

Versões anteriores do aparelho já filmavam em “slowmotion”, mas era necessário ativar um modo de gravação previamente, que capta 240 frames por segundo.

A novidade instrumento usa IA para gerar os frames necessários para prometer o efeito de câmera lenta. Basta pressionar o dedo contra a tela e esperar.

A Folha testou o efeito com uma gravação da trajetória de uma bolinha de papel arremessada. A câmera lenta proporcionada pela IA deixa um rastro levemente sintético, mas entrega um resultado satisfatório.

EDIÇÃO MÁGICA

Outro recurso de edição em seguida a tomada da imagem é a chamada “edição mágica”, que permite selecionar objetos de maneira intuitiva e movê-los pela imagem, ou apagá-los.

Veja porquê funciona no vídeo inferior.

A opção de movimentar imagens, em universal, funciona melhor. Extinguir objetos pode deixar distorções e artefatos na retrato porquê no exemplo inferior.

Apagador de objetos do Galaxy S24

Foto retirada pela reportagem para mostrar tentativa de apagar celular, que foi substituído por um prisma preto.

Reportagem usou “edição mágica” da Samsung para extinguir celular da retrato. Lucidez sintético adicionou um prisma preto no lugar do aparelho

Pedro S. Teixeira/Folhapress

As imagens editadas com perceptibilidade sintético recebem um selo para indicar a mediação com a tecnologia. É verosímil porém usar uma outra instrumento de IA mais antiga da própria Samsung para extinguir o selo, porquê mostra o vídeo inferior.

FOTOGRAFIA NOTURNA

A Samsung também adicionou um modo que otimiza fotos tiradas em ambientes com baixa luminosidade.

Disponível na tela de mais modos, a instrumento chama-se “noturno”, em português, ou nightography em inglês.

Esse recurso corrige a granularidade causada pelo aumento da sensibilidade do sensor da câmera em função da falta de luz —tecnologia chamada de ISO. Isso é feito com perceptibilidade sintético, que também realça os contornos.

Veja efeito do modo noturno da Samsung

Foto sob efeito do modo noturno, aperesenta mais nitidez e menos glanuridade. Imagem mostra visão noturna de prédios do centro de São Paulo

Foto sob baixa luminosidade fica granulada em função da maior sensibilidade dos sensores óticos. Imagem mostra visão noturna de prédios do centro de São Paulo

Imagem de vista noturna do núcleo de São Paulo fica menos granulada, com ajuda de IA

Pedro S. Teixeira/Folhapress

RETIRAR SOMBRAS E REFLEXOS

Outra opção de recurso com IA no novo Galaxy é a de extinguir reflexos e sombras com um clique. O recurso deixa as fotos mais limpas sem muito esforço.

A detecção de sombra, no entanto, tem um intensidade de erro que apaga objetos mais escuros na imagem, a contragosto do possuinte da foto.

Removedor de sombras pode apresentar defeitos

Efeito de retirar sombras do Galaxy AI apagou fios em fotografia tirada pela reportagem. Esta é a imagem original

Efeito de retirar sombras do Galaxy AI apagou fios em fotografia tirada pela reportagem

Lucidez sintético apagou fios de imagem, sem que isso fosse solicitado

Pedro S. Teixeira/Folhapress

ZOOM DIGITAL DE ATÉ 100 x COM IA

Outro recurso disponível exclusivamente no Galaxy S24 Ultra é o zoom de 100x. Essa opção já estava disponível no S23 Ultra. A Samsung, porém, anunciou que o sistema Galaxy AI pode melhorar a qualidade das imagens com altos níveis de zoom do dedo.

A câmera é funcional com esse nível de zoom graças a tecnologias de estabilização e uma janela facilitar que indica onde está a mira do celular no quina superior recta da tela.

A Folha conseguiu tomar um boneco de 15 cm desenhado em uma placa sobre 50 metros com o zoom de 100 vezes com as mãos livres. No entanto, há grande perda de qualidade.

Veja porquê ficam as imagens:

MAIS RECURSOS

Durante o lançamento da traço Galaxy S24, a Samsung anunciou simultaneamente com o Instagram que os donos dos novos aparelhos seriam os primeiros capazes a publicar fotos Full HD (com solução de 1920×1080) na rede social que funciona em subida definição (1280×720).

Isso em tese permite mais detalhes e maior definição de cor.

A Samsung também diz que a IA generativa é usada para melhorar as fotografias no universal. O usuário pode escolher o nível de mediação nas configurações da câmera.

PIORA NO ZOOM ÓPTICO

Na única mudança no jogo de lentes do Galaxy S24 Ultra, a Samsung diminuiu o zoom óptico de uma das duas câmeras teleobjetivas. Para recompensar, aumentou a solução da lente de 12 megapixels para 50 megapixels.

Assim, a empresa afirma que garante qualidade de zoom óptico com aproximação de até 10 vezes.

Folha

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *