Vistoria vai decidir se o cristo redentor será reaberto ao

Vistoria vai decidir se o Cristo Redentor será reaberto ao público

Brasil

Os postos de saúde do Monumento ao Cristo Redentor vão funcionar durante todo o expediente de visitação e uma ambulância estará disponível no sítio enquanto houver turistas. A decisão do governo do estado foi tomada nessa segunda-feira (17) durante reunião no Palácio Guanabara, convocada pela Secretaria de Estado de Resguardo do Consumidor (Sedecon) e pelo Procon-RJ, com a presença de diversos órgãos responsáveis pela governo e operação de visitas ao monumento.

A medida foi adotada depois o Procon-Rio obstar os acessos ao sítio. O posto de saúde que deveria funcionar no Tá do Corcovado não estava lhano na manhã de domingo (16), quando o turista gaúcho Alex Duarte, 54 anos, passou mal e morreu vítima de infarto na escadaria de chegada ao Cristo.

A reunião definiu também a geração de uma percentagem para revistar a acessibilidade no sítio. Na manhã desta terça-feira (18), uma vistoria será feita para estimar as condições estruturais do Cristo Redentor e estabelecer se a interdição parcial do monumento, estabelecida ontem, poderá ser revogada.

O governador Cláudio Castro disse que o governo está comprometido em prometer segurança e acessibilidade aos visitantes.

“O Cristo Redentor é um dos maiores símbolos do nosso estado e do Brasil. Não podemos admitir que falhas na prestação de serviço coloquem em risco a segurança de turistas e de trabalhadores. Determinamos que os responsáveis pela operação do monumento corrijam imediatamente as falhas e estamos acompanhando cada passo desse processo. Queremos um Cristo Redentor mais seguro e atingível para todos”, afirmou Castro.

O secretário de Resguardo do Consumidor, Gutemberg Fonseca, também exigiu que seja criada uma percentagem para seguir a adequação da acessibilidade.

“É necessário que tenhamos essa percentagem para seguir de perto o que está sendo feito de indumento em prol do consumidor. A teoria é que, ao constatarmos um problema durante as adequações, tenhamos um ponto focal com quem possamos falar e solicitar ajustes da maneira mais rápida provável”.

Interdição

O Cristo Redentor foi interditado, depois constatação de omissão na prestação de serviço. Os agentes da Sedcon e do Procon-RJ foram até o sítio e fizeram a interdição parcial da bilheteria de vans e de trens, depois de constatar que o posto médico não funcionava de negócio com o horário de sinceridade e visitação. A bilheteria das vans (Paineiras Corcovado) e a do Trem do Corcovado foram proibidas de comercializar ingressos depois a fiscalização. A vistoria foi motivada por denúncias de consumidores, depois a morte do turista gaúcho no domingo (16).

Gutemberg disse que é incabível que um dos principais cartões-postais do mundo opere nessas condições.

“Um monumento tão icônico não pode negligenciar a segurança e os direitos dos consumidores. A empresa Paineiras Corcovado e a Trem Corcovado feriram a cláusula do contrato de licença, uma vez que os postos médicos estavam funcionando em horários divergentes da ingressão e saída dos visitantes. Isso colocava em risco a vida e a segurança dos turistas e profissionais do sítio, podendo fomentar danos irreparáveis”, afirmou o secretário.

Alerta

Em fevereiro deste ano, a Secretaria de Resguardo do Consumidor já tinha acionado o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), entidade responsável pela governo do Parque Vernáculo da Tijuca,- onde o Cristo Redentor fica localizado, exigindo ações efetivas para prometer a acessibilidade ao monumento.

Para Gutemberg, é inadmissível que um sítio, com mais de 2 milhões de visitações ao ano ainda não seja completamente atingível. “Já tínhamos solicitado que o ICMBio fizesse algumas adaptações, justamente por entender que o chegada a uma das sete maravilhas do mundo deve ser facilitado e igual para todos”.

Além do ICMBio, a reunião contou com a participação de representantes da Light, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Vernáculo (Iphan), Corpo de Bombeiros, Paineiras Corcovado, Ministério Público, Trem do Corcovado, da Delegacia do Consumidor (Decon), Procon-RJ, da Secretaria de Saúde e da Arquidiocese do Rio.

Ambulância

Em nota, o Parque Vernáculo da Tijuca/ICMBio informou que para aumentar a segurança dos visitantes do parque, vai custear uma ambulância que ficará de plantão durante todo o horário de visitação.

Na reunião, que ocorreu na Secretaria de Resguardo do Consumidor, no Palácio Guanabara, no término da tarde de ontem, ficou combinado que o ICMBio vai disponibilizar o equipamento com recursos próprios, depois a concessionária Trem do Corcovado enviar ofício fazendo a solicitação.

“Reforçamos que as tratativas do ICMBio junto ao Iphan para a rápida aprovação dos projetos de acessibilidade em todo o Tá Corcovado estão em curso e as obras devem encetar o quanto antes”, acrescenta a nota.

De negócio com o texto, a manutenção e o pleno funcionamento do posto de primeiros socorros no Tá do Corcovado são de responsabilidade da empresa concessionária Trem do Corcovado, conforme previsto no contrato fiscalizado pelo Instituto Chico Mendes. A reunião com o Procon reforçou que é de obrigação das concessionárias Trem do Corcovado e Paineiras-Corcovado cuidarem dos postos que ambas mantêm dentro do parque. 

“O ICMBio reforça que está cumprindo a sua responsabilidade de órgão fiscalizador e apurando, junto à concessionária, as circunstâncias da triste fatalidade, com o falecimento de um turista no último domingo (16), no Tá Corcovado.

Fonte EBC

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *