Agilidade Na Entrega é Trunfo Dos Apps De Compra Favoritos

Agilidade na entrega é trunfo dos apps de compra favoritos – 17/12/2024 – Tec

Tecnologia

Facilidade é a vocábulo chave que explica o bom resultado dos quatro apps vencedores na categoria app de compras de O Melhor da Internet.

Shopee, Mercado Livre, iFood e Zé Delivery investem pesado em experiência do usuário e, além de oferecer cupons de frete gratuito, apostam no menor tempo de entrega para vencer a concorrência.

O duelo não sai barato. Mercado Livre anunciou que dobrará o número de centros de distribuição até o termo do ano que vem, para 21 unidades. E a Shopee vai no mesmo sentido, tendo 12 centros logísticos espalhados pelo Brasil embora atue no país há somente quatro anos.

Se não precisam de grandes CDs, Zé Delivery e iFood ainda assim dependem da rapidez de entrega e da facilidade dos apps para manter seu volume de vendas.


Aplicativo de compras – Shopee e Mercado Livre

Vencedoras da categoria “aplicativo de compras” do Melhor da Internet, Shopee (31% das menções) e Mercado Livre (29%) empregaram celebridades no marketing da black friday, investiram quantias significativas em cupons de desconto e ressaltaram funções de vídeo em seus aplicativos.

O destaque da Shopee foi o ator norte-americano Terry Crews, famoso no Brasil pela série Todo Mundo Odeia o Cris. Crews estrelou quatro comerciais da empresa. No último, ele entoa uma versão da música “A Thousand Miles”, mesma de uma cena célebre do filme As Branquelas.

“A gente sentiu que ele tinha a rosto da Shopee: relaxado, risonho”, diz Felipe Piringer, líder de marketing da empresa no Brasil.

Já o Mercado Livre optou por estrelas nacionais ao elencar o apresentador Marcos Mion –parceiro de longa data da empresa– e a atriz Maisa Silva, de 22 anos.

“A gente trouxe a Maisa numa tentativa de se conectar com essa geração mais jovem, [que busca] o que chamamos de resultado de achadinho, que são produtos mais acessíveis, a partir de R$ 29”, relata Anna Araripe, diretora de marketplace da empresa fundada na Argentina.

Outra novidade é o destaque que as vencedoras dão ao vídeo em seus aplicativos. Tanto Mercado Livre quanto Shopee emulam o formato de rolagem (reels) popularizado pela rede social chinesa TikTok há alguns anos.

Enquanto o app do Mercado Livre exibe vídeos assíncronos gravados pelos vendedores, a Shopee promove transmissões ao vivo. Ambos os formatos são usados para aproximar os clientes dos produtos vendidos na plataforma.

No caso da Shopee também há possibilidade de interagir com clientes curiosos e um botão de “somar ao carrinho” enquanto a live acontece. Segundo a empresa, são milénio lives por dia e 200 milénio vendedores habilitados a realizá-las.

Cupons de desconto são o último fator da equação. O Mercado Livre dedicou R$ 50 milhões a cupons de vários tipos durante a Black Friday. Na Shopee foram R$ 19 milhões, entre a data promocional de 11 de novembro e a black friday, no dia 29.

Shopee

Menções: 31%

Ano de instauração: 2015 (no Brasil desde 2019)

Sede: Singapura (no Brasil, em São Paulo)

Usuários: 1 a cada 3 brasileiros acessa a plataforma mensalmente

Canais digitais: site, aplicativo e redes sociais

Mercado Livre

Menções: 29%

Ano de instauração: 1999

Sede: Montevidéu, Uruguai (no Brasil, em Osasco)

Usuários: 61 milhões de compradores únicos

Canais digitais: site, aplicativo e redes sociais


Aplicativo de entrega de bebidas – Zé Delivery

Vencedor da categoria entrega de bebidas (45% das menções), o Zé Delivery nasceu em 2016 com uma proposta simples: entregas rápidas de cerveja gelada e barata, na mansão do consumidor.

Desde portanto, o aplicativo criado pela Ambev ganhou musculatura, atingindo 5,7 milhões de clientes ativos em 714 cidades brasileiras.

A grande vantagem comparativa vem dos bares espalhados pelo Brasil e abastecidos com bebida e refrigeradores da gigante cervejeira. São eles que atuam na ponta, fornecendo a bebida que chegará na mansão do usuário.

“Quando a gente usa o bar que já tá distribuído no Brasil, que já tem capacidade refrigerada, esse proprietário acaba sendo meu estoque logístico avançado”, diz Fernando Mazarollo, vice-presidente do Zé Delivery.

Para prometer a qualidade e rapidez das entregas, o Zé também impede compras quando não há fornecedor num relâmpago de 1,5 quilômetro e permite que os clientes avaliem cada compra, apontando problemas.

“Toda segunda-feira a gente manda um relatório para o ponto de venda, listando quantas e quais reclamações foram feitas”, diz Mazarollo. “Assim o proprietário do bar consegue entender se a geladeira não está aguentando o pico de pedidos ou aumentar o número de motoqueiros.”

Zé Delivery

Menções: 45%

Ano de instauração: 2016

Sede: São Paulo

Usuários: 5,7 milhões

Canais digitais: site, aplicativo e redes sociais


Aplicativo de entrega de comida – iFood

Vencedor da categoria de melhor aplicativo de entrega de comida com 87% dos votos –desenvolvimento de um ponto percentual com relação ao ano pretérito– o iFood aposta no feedback de seus usuários para melhorar a experiência no aplicativo.

Para isso, lançou em junho deste ano a Comunidade iFood, plataforma online que permite aos consumidores mostrar problemas e sugerir melhorias no app.

Em uma postagem do dia 28 de novembro, por exemplo, a empresa pede que os membros do fórum avaliem a jornada de compra dentro do sistema. “Alguma secção do processo te incomoda? Qualquer pormenor que você adicionaria ou removeria?”, questiona a companhia.

A usuária Josineide responde: “Gostaria que fosse verosímil colocar fotos reais dos pedidos no momento da avaliação”. Logo aquém, a usuária Anaka comenta: “Faço minhas as palavras dela, e seria lítico também adicionarem a descrição do resultado e o peso”.

“A Comunidade promove um siso de pertencimento e valorização, fazendo com que os consumidores se sintam ouvidos e respeitados”, diz o iFood em nota enviada à Folha. Cinquenta milénio clientes estão cadastrados no fórum, segundo a empresa.

A empresa também atribuiu o bom resultado na pesquisa à conveniência e praticidade do serviço, apontando para a variedade de produtos porquê um diferencial.

“A empresa continuará investindo no seu abrangente ecossistema, que engloba a entrega de refeições, medicamentos, supermercados, itens de pet shops, bebidas, e shopping”, afirmou.

Criado em 2019, o iFood Mercado marcou o progressão da empresa brasileira em direção ao varejo de mantimentos. Hoje 5.000 mercados e 500 lojas de atacado estão cadastradas na plataforma, oferecendo todo o sortimento de itens encontrados nesses locais, muitas vezes com entrega em até 30 minutos.

Questionada sobre seus esforços para conciliar as entregas rápidas com bem-estar dos entregadores, a iFood afirmou que o tempo de entrega é calculado de concordância com os limites de velocidade das vias locais e lembrou que oferece seguros para todos os trabalhadores cadastrados na plataforma.

iFood

Menções: 87%

Ano de instauração: 2011

Sede: Osasco (São Paulo)

Número de usuários: 55 milhões

Canais digitais: aplicativo, site, via do YouTube e redes sociais



Folha

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