Notícias Favoritas

O seu portal favorito de notícias na Internet

Exposição de Martin Parr evoca a pasteurização da cultura
Celebridades Cultura

Exposição de Martin Parr evoca a pasteurização da cultura – 14/10/2026 – Ilustrada

“A experiência com o trabalho dele é essa. No primeiro momento você olha, acha lítico e ri. Mas depois se pergunta ‘será que eu também não estou fazendo exatamente isso?’.” É dessa forma que o professor e curador João Kulcsár resume o espírito das imagens de Martin Parr, agora reunidas na exposição “Mundo Pequeno”, na galeria de fotografias do Núcleo Cultural Fiesp, na avenida Paulista, em São Paulo.

Morto em dezembro do ano pretérito, aos 73 anos, Parr foi um dos fotógrafos documentaristas mais aclamados do século 20 e um dos precursores de uma revolução no vocabulário e no objeto da retrato do final dos anos 1980. A mostra mergulha em diversas facetas do britânico e instala no espaço uma praia sintético que remete ao imaginário de seus trabalhos.

Se a geração anterior a ele acreditava na relevância social dos registros da inópia, da miséria e de conflitos armados em lugares remotos, Parr demonstrou que a grande força transformadora do seu tempo estava nas faixas de areia, no supermercado e nas lojas de departamento. Ele decidiu retratar o Reino Uno de Margaret Thatcher não pelo prisma dos sindicatos, mas pelo do turismo de volume e do consumismo cafona da classe média britânica.

Até os anos 1980, sua pesquisa estava mais voltada para o território de seu país. A partir da dez seguinte, ele começou a rodar o mundo investigando a pasteurização da cultura gerada pela globalização. Os dois momentos estão muito retratados na seleção de trabalhos, que conta com fotografias em grande graduação que vão de paisagens da Grã-Bretanha a Las Vegas, nos Estados Unidos, e a Santiago de Compostela, na Espanha.

Kulcsár conta que chegou a falar com Parr sobre a teoria da exposição, mas, depois da morte do fotógrafo, teve manifesto receio de que o artista não gostasse de sua teoria para a montagem paulistana.

Para além dos cliques, a mostra, em edital até abril do ano que vem, tem projeções de suas imagens e fotolivros raros. Entre esses estão “Life’s a Beach”, com registros de praias ao volta do mundo, incluindo o Brasil; um livro de autorretratos; e o famoso “The Last Resort”, de 1986, a sua série mais emblemática.

Esse trabalho é tido uma vez que inovador pelas técnicas fotográficas e pela preferência pelas cores berrantes. “Era uma retrato documental colorida, saturada, com flash. Ninguém fazia isso naquela era”, afirma o curador.

Essa inovação estética, que privilegiava um cromatismo quase sintético, associado à publicidade, recebeu duras críticas na era, a ponto de sua ingressão na prestigiosa cooperativa Magnum, em 1994, quase ter sido vetada por importantes nomes da velha guarda da filial, uma vez que o gaulês Henri Cartier-Bresson e o britânico Philip Jones Griffiths —que chegou a qualificar o trabalho de Parr uma vez que uma zombaria cruel da classe operária.

Uma célebre foto de Martin Parr, que aparece na Fiesp numa projeção, mostra, em close, uma mulher tomando sol em Benidorm, na Espanha, sintetizando a transição do operariado britânico das praias e calçadões cinzentos de “The Last Resort” para a procura frenética pela luz no Mediterrâneo.

O trabalho exprime muito a estética consolidada por Parr, que, com o uso do flash diurno direto sob o sol escaldante, anula as sombras naturais e achata as profundidades. Somado a isso, o azul industrial do protetor ocular de plástico que a idosa usa contrasta com sua pele rubra, altamente saturada pelo artista.

Outro vista importante da obra de Parr que ganhou destaque na seleção de João Kulcsár são as imagens que tratam, com viés crítico, ainda que bem-humorado, da tendência dos viajantes preocupados mais em registrar a própria presença nos destinos do que em vivenciar o momento.

Em Veneza, na Itália, Parr fotografa uma fileira de turistas que parecem esperar a vez de embarcar numa gôndola. À primeira vista, a cena sugere que todos estão prestes a fazer um passeio pela cidade. Um olhar mais discreto, porém, revela que a embarcação não passa de um cenário montado para que os visitantes sejam fotografados, transformando a experiência turística em encenação.

Já em Paris, ele volta sua lente para o público aglomerado diante da “Mona Lisa”, no Museu do Louvre, à espera de uma oportunidade para fotografar a obra. Na imagem, o quadro parece ocupar um lugar secundário —uma vez que se o registro da pintura mais famosa do mundo fosse mais importante do que estar diante dela.

O evento também tem uma lado interativa. Num monitor, o visitante escolhe uma entre 30 cidades e pode fazer um autorretrato uma vez que se estivesse lá. “Achei que Parr iria gostar dessa interatividade, de montar a mostra de uma forma dissemelhante”, diz Kulcsár.

Mas a proposta mais extravagante é a montagem da praia sintético na esplanada da Fiesp, na boca da movimentada avenida Paulista, com um papel texturizado que remete à areia, assim uma vez que boias e cadeiras de praia que estampam uma foto de 1996, em que ele retrata um balneário de moca na cidade de Miyazaki, no Japão.

Kulcsár lembra que Parr criava objetos com estampas de suas fotos, que muitas vezes eram até comercializados, uma vez que uma sátira irônica. “Isso me deu uma certa liberdade para eu distrair um pouco, inventar também esses objetos que carregam as fotos.”

A proposta da instalação é transformar os visitantes do espaço em secção da obra. Eles são incentivados a habitar um pouco o universo de Martin Parr e tentar fotografar —na traço sátira e bem-humorada do britânico— outros visitantes que estão mais preocupados em registrar o momento do que em viver aquilo.

A teoria é que os espectadores publiquem nas redes sociais as fotos feitas dentro da galeria ou nos periferia do Núcleo Cultural Fiesp, marcando as imagens com a hashtag #parrmundopequeno.

O curador logo fará uma seleção, e as melhores imagens serão também projetadas no espaço. “Eu acho que, se Parr estivesse vivo e viesse cá, ele iria curtir isso”, diz Kulcsár. “Ele fotografaria as pessoas aproveitando a praia.”

Folha

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *