Morre Lynja, Que Encantou Milhões Cozinhando No Tiktok 15/01/2024

Morre Lynja, que encantou milhões cozinhando no TikTok – 15/01/2024 – Ilustrada

Celebridades Cultura

Lynn Yamada Davis, uma criadora do TikTok que trouxe alegria a milhões de pessoas com seu estilo extravagante e dicas de culinária em sua conta, Cooking With Lynja, morreu em 1º de janeiro no Riverview Medical Center em Novidade Jersey. Ela tinha 67 anos.

A desculpa foi cancro de esôfago, segundo sua filha, Hannah Mariko Shofet. Davis morava em Holmdel, também em Novidade Jersey.

Davis começou a fabricar os vídeos saudáveis Cooking With Lynja em 2020 com seu rebento mais novo, Tim Davis, para ajudar a aprimorar as habilidades cinematográficas dele durante a pandemia.

Suas contas nas redes sociais permaneceram ativas depois sua morte, porque ela pediu a ele para postar vídeos que já haviam sido editados. Um desses vídeos mostra os dois procurando trufas na Itália.

“Minha mãe era tipo minha parceira no delito”, disse Tim, 27, que cuidava da conta do TikTok, em entrevista.

Outro pedido dela, disse o rebento, foi que ele postasse alguns vídeos antigos que eles haviam feito juntos, tapume de uma dezena detrás.

Essas versões preliminares do que mais tarde se tornaria uma sensação internacional do TikTok, conhecida por seu humor extravagante e leveza, eram uma maneira de Tim aprender a fazer a comida que sua mãe cozinhava, “além de ter uma envoltório do tempo”, ele disse.

Depois desses últimos vídeos do Cooking with Lynja com Lynn Davis, a conta deixará de ter novas postagens, afirmou o rebento.

O Cooking with Lynja começou em 2020 e chamou a atenção por desculpa de um vídeo muito popular em que ela faz um sanduíche de bacon, ovo e queijo enquanto mostra alguns movimentos de dança peculiares. Em pouco tempo, tapume de 1 milhão de pessoas estavam seguindo o teor excêntrico de Davis. Hoje, a conta tem mais de 17 milhões de seguidores. Patrocinadores também notaram o sucesso e começaram a contatá-la.

Agora, mais de três anos depois, a conta do YouTube Cooking with Lynja tem quase 10 milhões de assinantes e a conta de Davis no Instagram, mais de 2 milhões seguidores.

Em 2022, a Forbes incluiu Davis em sua lista “50 supra dos 50” —um reconhecimento para mulheres com mais de 50 anos—, e ela ganhou prêmios Streamy —de vídeos online— em categorias de edição e comida. Em 2023, Davis participou da Forbes Women’s Summit em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, onde falou em um quadro.

Lynn Yamada nasceu em 31 de julho de 1956, na cidade de Novidade York, mas viveu a maior segmento de sua vida inicial em Fort Lee, Novidade Jersey. Seu pai, Tadao Yamada, era um empresário, e sua mãe, Mabel Fujisake Yamada, era dona de morada.

Ela se formou no Instituto de Tecnologia de Massachusetts em 1977 com bacharelado em engenharia social e obteve mestrado em gestão de empresas e saúde pública na Escola de Negócios da Universidade de Columbia.

Ela trabalhou para a Bell Labs —agora AT&T Labs— e teve uma longa curso em telecomunicações antes de sua renome inesperada no TikTok, disse Shofet, sua filha.

“Ela teve todo esse capítulo uma vez que uma engenheira pioneira, e era muito orgulhosa disso”, ela afirmou.

Mas uma vez que uma estrela do TikTok, ela era reconhecida em todo o mundo, incluindo no Japão e na Itália, onde viajava com seu rebento mais novo.

Sean Davis, outro rebento de Davis, é um jogador de futebol profissional que costumava ser meio-campista do New York Red Bulls e agora joga pelo Nashville Soccer Club.

“Ela foi minha primeira treinadora”, disse ele. Quando o visitava em Nashville, ele disse, ela era reconhecida na rua, muitas vezes por jovens que usam muito o TikTok.

“Foi mal percebi o quão famosa ela era”, disse Sean Davis. “As pessoas pediam fotos e eu tirava a foto.”

Supra de tudo, Cooking with Lynja proporcionou a Lynn Davis muita diversão, disse Tim. Com efeitos especiais que mostram versões pequenas de Davis voando pela tela e citações uma vez que “Lynja é demais!”, seus vídeos atraíram várias gerações de espectadores. Ela é vista preparando todos os tipos de provisões, emitindo sons ao morder sanduíches ou batatas crocantes, cortando macarrão momentâneo com karatê e muito mais.

Davis foi diagnosticada com cancro de goela em 2019, o que mudou o som de sua voz. Dois anos depois, foi diagnosticada com cancro de esôfago. Em um vídeo, ela pode ser vista assando biscoitos para os profissionais de saúde que a trataram.

Além de Shofet, Tim e Sean, Davis deixa seu segundo marido, Keith Davis, outra filha, Becky Steinberg, dois irmãos, Jay Yamada e Karen Dolce Yamada, e dois netos. O conúbio anterior de Davis, com Hank Steinberg, terminou em divórcio.

Nos últimos anos, Davis teve a oportunidade de viajar pelo mundo, saber pessoas, cozinhar e consumir comidas incríveis, disse Sean. “Só acho que seu capítulo final foi exatamente uma vez que ela gostaria que fosse escrito.”



Folha

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *