Por Que Os Livros Jogos Com Interação Voltam A Ser Mania

Por que os livros-jogos com interação voltam a ser mania – 14/06/2024 – Ilustrada

Celebridades Cultura

Ir da primeira à última página de “O Porão” é a única escolha que o leitor não pode fazer.

Com seus rumos ditados por decisões propostas ao término de cada capítulo, exigindo que o volume seja folheado num vaivém incessante, a obra de Vítor Soares e Giovanni Arceno publicada pela editora Record dá novo fôlego aos livros-jogos, um gênero que fez sucesso entre os anos 1980 e 1990.

É a interatividade que reina nas narrativas, que vão do suspense à fantasia e podem chegar além da leitura, incluindo o rolar de dados e fichas de personagem típicas dos RPGs.

O gênero engloba os quebra-cabeças literários, nos quais dá para desvendar charadas, protagonizar uma espécie de jogo de tiro em primeira pessoa —uma vez que na série “Combat Heroes”, de Joe Obrigação— ou mesmo explorar a fundo a ditadura militar brasileira, uma vez que em “O Porão”.

Neste lançamento, o jogador-leitor encarna uma estudante que tenta resgatar uma colega de guerrilha do prédio do sinistro Dops, o Departamento de Ordem Política e Social, em São Paulo.

No início do livro, os autores situam o enredo em 1968, logo posteriormente a publicação do Ato Institucional nº 5, mas ressaltam que, para prometer melhor jogabilidade, se permitiram algumas licenças poéticas perante os fatos.

“Um dos principais intuitos do livro é ser educativo. Por isso todas as alterações que fizemos foram pragmáticas”, diz Arceno. “Reduzimos o número de andares do prédio do Dops, por exemplo. Mas nos preocupamos em manter o espírito do que estava acontecendo.”

Inspirados pela coleção “Aventuras Fantásticas”, de 1982, de Ian Livingstone e Steve Jackson, os autores dizem que foi preciso fazer um malabarismo entre técnicas para chegar ao resultado. “Não poderia tarar na literatura, assim uma vez que não poderia tarar na história para não permanecer muito acadêmico, nem em mecânicas de RPG para ser inacessível a quem não conhece o gênero.”

Os autores também refletem sobre a convívio deste formato físico com a predominância das telas. “Os produtos analógicos s empre vão viver em convívio com os digitais. Exploramos ao supremo a experiência offline no livro para mostrar que existem técnicas e formatos possíveis.”

Uma vez que prova dessa magia do papel, um título que gerou repercussão nas redes foi “A Mandíbula de Caim”, escrito em 1934 pelo britânico Edward Powys Mathers, sob o pseudônimo de Torquemada, e republicado pela editora Intrínseca no ano pretérito. É um enredo multíplice que aborda seis assassinatos, mas a ordem das 216 páginas é aleatória.

Na novidade edição, as páginas são destacáveis e, segundo a editora, até agora só três brasileiros conseguiram interpretar o esfinge. No TikTok, leitores tentam montar as peças com a ajuda de marcadores de texto e notas adesivas coloridas, enquanto outros promovem forças-tarefas entre grupos de amigos colando todas as páginas numa parede, uma vez que um detetive de filme.

Para a editora de obtenção da Intrínseca, Marina Ginefra, o furdúncio em torno do livro nonagenário se liga à experiência quase mística de desvendar o mistério e pertencer a um seleto grupo. “Os livros interativos, para funcionarem, precisam instigar o leitor”, afirma.

Ela compara o fenômeno a outro título, que vendeu mais de 1 milhão de exemplares, “Destrua Oriente Quotidiano” —que não é necessariamente um jogo, mas subverte o suporte e incentiva o leitor a rabiscar, rasgar e até levar o livro para o banho. “Eles proporcionam uma novidade relação entre a obra e quem está lendo, fazendo com que os leitores possam se sentir secção da história.”

Na visão do diretor editorial da Record, Cassiano Elek Machado, não há uma disputa direta entre as redes sociais e os livros-jogos. “Existem até projetos híbridos, que incluem elementos tecnológicos na trama, uma vez que em ‘Crimes Ilustrados’, no qual, para resolver alguns enigmas, é preciso acessar QR Codes.”

Outro quebra-cabeças literário que chega pela Intrínseca é “Murdle”, com centena charadas de investigações de assassinatos, que o leitor soluciona a partir de pistas sobre os suspeitos, localizações e armas.

Para o responsável do best-seller, G.T. Karber, o trabalho é um bom exemplo da notícia entre os livros-jogos e os games digitais, já que originalmente foi lançado uma vez que um jogo online.

“‘Murdle’ começou uma vez que um site, que só permitia jogar uma vez por dia. Eu queria fazer um tanto que trouxesse alegria para a vida das pessoas, mas que não sugasse a virilidade delas por muito tempo”, afirma. “Quando você está resolvendo quebra-cabeças em um livro, não tem o mesmo desgaste de quando passa horas na frente do celular. Cá você está desconectado, realmente focado e aproveitando sua própria companhia.”

A Jambô Editora, especializada em livros de RPG, divulga que, de 2019 a 2023, houve um aumento de 307% no seu número de exemplares vendidos. O diretor-geral Guilherme Dei Svaldi indica que o catálogo tem murado de 50 títulos, entre produções próprias e licenciadas, algumas com tiragens que chegam a 20 milénio exemplares.

O mais vendido é “O Mistério do Sol Oculto”, lançado por meio de financiamento coletivo em parceria com o site Jovem Nerd, que mistura uma ficção histórica com elementos sobrenaturais de um terror cósmico. São histórias derivadas de uma série de podcasts do portal.

A editora-chefe da Jambô e autora da obra, Karen Soarele, afirma que ele pode ser jogado individualmente, em dupla ou mesmo em grupo. “É um livro-jogo ‘legacy’, cada vez que alguém joga, seu personagem modifica o livro”, diz. Isso ocorre ao grudar adesivos no volume, arrancar páginas e concluir uma lista de missões.

Assim, à medida que o personagem morre ou a história toma um rumo inesperado, os jogadores alternam a leitura. “Além da escrita, a produção envolve ‘game design’, matemática (para o balanceamento), arte (todos os nossos livros-jogos são muito ilustrados) e um design gráfico mais multíplice”, diz Dei Svaldi. “A equipe é o duplo ou o triplo da de um romance.”

Folha

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *