Rumble Tem Financiamento De Bilionário Das Bitcoins 26/02/2025

Rumble tem financiamento de bilionário das bitcoins – 26/02/2025 – Tec

Tecnologia

A plataforma de vídeos Rumble, que trava guerra judicial contra o ministro Alexandre de Moraes, funciona graças a um investimento de US$ 775 milhões (R$ 4,5 bilhões) do bilionário Paolo Ardoino, o CEO da Tether, uma das criptomoedas de maior circulação no mundo.

Em conversa com o CEO da rede social , Chris Pavlovski, durante evento realizado em San Salvador (capital de El Salvador) no mês pretérito, Ardoino afirmou que entendia o “dispêndio de proteger a liberdade de frase nos dias de hoje”.

Pavlovski define sua empresa uma vez que “uma infraestrutura independente imune à cultura do cancelamento”.

A rede social publica, na sua página de relação com investidores, além dos habituais resultados contábeis marcados por seguidos prejuízos, anúncios de processos judiciais.

Um dos exemplos é a ação judicial que a plataforma abriu, ao lado da Truth Social de Donald Trump, contra o ministro do Supremo Tribunal Federalista (STF) Alexandre de Moraes. O pedido de liminar da empresa para anular as decisões do magistrado brasiliano foi recusado pela Justiça da Flórida nesta terça-feira (25).

Segundo Ardoino, o investimento feito por meio dos fundos da Tether teve uma vez que motivação os valores compartilhados pelas empresas, uma vez que o recta fundamental à liberdade de frase. “O trabalho da plataforma é fundamental, em tempos nos quais segmento do status quo da política e da prelo tradicional se posiciona em prol da increpação”.

Do totalidade investido, US$ 250 milhões (R$ 1,4 bilhão) seriam revertidos, de saída, para recompensar buracos no orçamento da empresa. Os gastos incluem, além dos investimentos em infraestrutura, multas em franco com a Justiça brasileira e honorários de advogados, em outros dois frontes na Califórnia e no Texas.

O Rumble também tenta, em conjunto com o X (ex-Twitter) de Elon Musk, virar na Justiça do Texas um boicote de grandes anunciantes. A empresa afirma que é punida financeiramente sem motivos justos por sua posição política.

A Federação Global de Anunciantes (WFA, na {sigla} em inglês) afirma que as empresas têm o recta de escolher não anunciar no Rumble, que “se orgulha da sua moderação de teor furada e de medidas de segurança frouxas.”

No último registro contábil da companhia, divulgado em 12 de novembro, a empresa anunciou que o valor recebido dos anunciantes por cada usuário diminuiu de US$ 0,37 para US$ 0,33. Em verificação, a Meta arrecada mais de dez vezes mais com cada usuário (US$ 4,14), segundo balanço do conglomerado.

Uma vez que tem nos anunciantes a principal natividade de receita, o Rumble anunciou que seu prejuízo cresceu de US$ 29,2 milhões (R$ 169 milhões) no terceiro trimestre de 2023 para US$ 31,5 milhões (R$ 182 milhões) no mesmo período em 2024.

Aliás, a empresa luta na Justiça com o governo da Califórnia para derrubar uma legislação estadual de moderação de desinformação política. A lei exige que plataformas online produzam relatórios sobre publicações relacionadas a eleições, funcionários públicos e candidatos a cargos que sejam consideradas “materialmente enganosas” e, em seguida, removam ou rotulem o teor.

O Rumble, por outro lado, fica sediado na Flórida, onde existe uma lei de moderação de teor para dificultar a remoção de postagens. Lá, a empresa pode excluir publicações unicamente se explicar o motivo para as autoridades locais.

Embora tenha anunciado retorno ao Brasil no último dia 8 e invista em um pedido de nulidade das decisões do STF, o Rumble tem unicamente muro de 1% dos seus acessos provenientes de brasileiros, de consonância com dados do site de monitoramento de audiência Similarweb.

Dos 67 milhões de usuários que acessaram o site ao menos uma vez por mês durante o terceiro trimestre de 2024, 64% tinham origem nos Estados Unidos ou no Canadá, mostra o balanço mais recente da empresa.

Mesmo o meato de Monark, o brasiliano mais popular na plataforma, com 300 milénio seguidores, não publica há dez meses. O ex-presidente Jair Bolsonaro e seu rebento Eduardo Bolsonaro têm menos de 10 milénio seguidores cada um.

Desde segunda-feira (24), os provedores de internet brasileiros bloquearam o chegada à plataforma sem moderação de teor, seguindo ordem da Anatel (Escritório Vernáculo de Telecomunicações).

Apesar dos números e do contexto desfavorável aos negócios, Ardoino demonstrou otimismo com o porvir do Rumble no pintura em El Salvador. “Muitos conservadores e libertários não estão conseguindo investir nas mídias que querem, e o Rumble irá receber esse quantia”, afirmou.

Durante o mesmo evento, a Tether, de Ardoino, divulgou o seu primeiro balanço público. A empresa lucrou US$ 12 bilhões (R$ 69 bilhões) em 2024, tendo uma vez que principal natividade de receita os juros pagos pelo Tesouro Americano. A criptomoeda USDT usa os títulos para ter lastro e manter seu valor pareado ao dólar.

RAIO-X – RUMBLE

Instalação: 2013

Prejuízo no terceiro trimestre de 2024: US$ 31,5 milhões (R$ 182 milhões)

Valor de mercado: US$ 3,66 bilhões (R$ 21,145 bilhões)

Número de usuários: 67 milhões, sendo muro de 1% do Brasil

Funcionários: 184

Espaço de atuação: Tecnologia e streaming

Concorrentes: YouTube

Folha

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